Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Entenda o significado de Whisky a Go Go, sucesso do Roupa Nova

Você já se perguntou quem é Johnny Rivers? E o drink Cuba Libre, já teve a oportunidade de experimentar? Independente de sua resposta, você vai descobrir tudo sobre o grande sucesso do Roupa Nova, Whisky a Go Go, logo mais!

Analisando letras · Por Camila Fernandes

24 de Março de 2023, às 12:00

Todo mundo conhece esse grande sucesso, mas será que você sabe o significado de Whisky a Go Go, do Roupa Nova? Verdadeiro clássico da música brasileira, ela foi gravada em 1984 e, até hoje, quase 40 anos depois, é presença obrigatória nos shows da banda (e nos churrascos de família).

Whisky a Go Go, do Roupa Nova, descubra o significado
Créditos: Divulgação

Mas, afinal, o que é Whisky a Go Go? Qual a história por trás da música? Antes de mais nada, é preciso entender que o sucesso começou desde a composição. A música é de autoria de Paulo Massadas e Michael Sullivan, a dupla de compositores de maior sucesso no Brasil. 

Autores de mais de 700 canções em conjunto, dentre elas sucessos aclamados pelo público, os dois são praticamente a versão brasileira da assinatura Lennon&MCCartney. 

Se a composição já era boa, não se pode negar que o Roupa Nova foi o grupo ideal para garantir o sucesso da música — não é à toa que ela está entre os maiores sucessos da banda. E aí, preparados para viajar no tempo e conferir o significado de Whisky a Go Go?

Whisky a Go Go, do Roupa Nova: o significado de uma das músicas mais famosas da banda

Além de compor, Paulo Massadas e Michael Sullivan tocavam em bandas de boate, e na época, estavam mais que acostumados a ouvir o público pedindo para tocarem os hits de Johnny Rivers. 

Paulo Massadas e Michael Sullivan, compositores de Whisky a Go Go, do Roupa Nova
Paulo Massadas e Michael Sullivan. Créditos: Divulgação

Foi assim que nasceu Whisky a Go Go: como uma homenagem ao cantor norte-americano que foi um grande sucesso nas décadas de 60 e 70. 

Além de Johnny, a música tem mais inspirações — o próprio nome da canção é referência a um clube noturno histórico que fica em West Hollywood, na Califórnia, e que se chama Whisky a Go Go.

Para quem tiver a curiosidade e a possibilidade de conhecer, ele continua em funcionamento. Foi nesse clube que Johnny Rivers gravou seu álbum ao vivo de maior sucesso na década de 60.

Análise da letra de Whisky a Go Go

Como já dissemos, Whisky a Go Go é a escolha perfeita para tocar em um churrasco de família, ou para cantar no karaokê. Afinal, não tem quem não saiba ao menos uma parte da letra.

Porém, ela guarda significados que a maioria das pessoas não conhece. Para entender melhor a música, vamos juntos analisar a letra.

Foi numa festa, gelo e Cuba Libre

E na vitrola Whisky a Go Go

À meia luz, o som do Johnny Rivers

Aquele tempo que você sonhou

A Cuba Libre é uma bebida alcoólica que teria sido criada pelos soldados norte-americanos que atuaram na guerra pela independência de Cuba — e daí vem o nome do drink.

No começo da década de 60, a Revolução Cubana era recente e, com o nome do país, a bebida voltou a ganhar destaque. 

Cuba Libre, drink que aparece em Whisky a Go Go, do Roupa Nova
Cuba Libre. Créditos: Divulgação

A música começa então com um cenário: alguém, em uma festa, bebendo Cuba Libre e ouvindo na vitrola as músicas que tocavam no Whisky a Go Go, um dos clubes mais badalados da época. A música em questão era de ninguém menos que Johnny Rivers. 

Um sonho de romance

Senti na pele a tua energia

Quando peguei de leve a tua mão

A noite inteira passa num segundo

O tempo voa mais do que a canção

Apesar das várias referências a coisas reais, a música é sobre um romance fantasioso e narra a história como se o personagem estivesse vivendo um sonho. Ele descreve a sensação de ter por perto a pessoa amada, em um lugar agradável, ouvindo e curtindo música boa.

Quase no fim da festa

Num beijo, então, você se rendeu

Na minha fantasia

O mundo era você e eu

Na terceira estrofe, descobrimos que, na verdade, trata-se de um sonho. O personagem que protagoniza a letra se imagina em uma festa dançando com o crush. Quem nunca?

Referência direta a Johnny Rivers

Eu perguntava: Do you wanna dance?

E te abraçava, do you wanna dance?

Lembrar você

Um sonho a mais não faz mal

O famoso refrão de Whisky a Go Go é referência a Do You Wanna Dance?, que até hoje é uma das músicas mais ouvidas de Johnny Rivers e fez muito sucesso no Brasil.

 Johnny Rivers aparece na letra de Whisky a Go Go, do Roupa Nova
Dois momentos de Johnny Rivers. Créditos: Divulgação

Bem em sintonia com o sucesso do Roupa Nova, a música pergunta: do you wanna dance and hold my hand? (você quer dançar e segurar a minha mão?).

Algumas curiosidades sobre Whisky a Go Go

Para quem não sabe, Johnny Rivers já foi bem conhecido por aqui. Ele foi o primeiro artista internacional a se apresentar no Canecão, na década de 70. Em 1998, ele voltou ao Brasil e fez um show gratuito para mais de 60 mil pessoas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 

Outra curiosidade sobre o refrão é que ele foi responsável por dar nome à uma novela da Rede Globo. A música foi escolhida como tema da trama das 7 da emissora em 1985 e, por causa do último verso da letra, a novela foi batizada de Um Sonho a Mais. 

Fazer parte da trilha sonora tudo bem — o próprio Roupa Nova já garantiu isso outras vezes, como em A Viagem. Agora, dar nome a uma novela é pra poucos!

Melhores frases do Roupa Nova pra falar de amor

O significado de Whisky a Go Go, do Roupa Nova, apesar de trazer referências à realidade é, acima de tudo, uma canção de amor — assim como quase todas as outras cantadas pela banda. Falar em música do Roupa Nova é sinônimo de falar de romance, não dá pra escapar. 

Assim, não é surpresa nenhuma que as letras do grupo sejam cheias de frases carinhosas e românticas. Que tal conferir com a gente as 57 melhores frases do Roupa Nova para refletir sobre o amor?

Frases: Roupa Nova

Leia mais: