Habilite sua assinatura e dê adeus aos anúncios
HabilitarDesde seu lançamento, em 1984, a música Hallelujah, ou Aleluia nas versões brasileiras, é a definição perfeita de clássico.
Composta pelo artista canadense Leonard Cohen, a canção é tão rica que possui elementos da música sacra e do rock n’ roll, isso sem falar nas referências históricas e alegorias religiosas presentes nos versos, que são interpretados de maneiras diferentes.
É por isso que Hallelujah permanece tão viva e relevante, servindo de trilha sonora em casamentos, tributos e em produções audiovisuais.
Seja lá fora ou aqui no Brasil, existem covers incríveis da faixa e claro que não podíamos deixar de trazer as melhores versões da música Aleluia para você conferir e se emocionar com a gente!
Hallelujah é daquelas músicas que não perde sua força com o passar do tempo e se tornou uma das mais importantes canções da história.
E como todo clássico merece uma releitura, trouxemos as versões mais celebradas da música Aleluia para você conhecer e admirar. Tem artistas de diversos gêneros nessa lista!
A carreira de Jeff Buckley foi curta e no único álbum gravado pelo músico há uma versão da música Aleluia.
Com o acompanhamento suave de sua guitarra, Buckley trouxe personalidade para a Hallelujah. Detalhe que essa versão só teve seu devido reconhecimento comercial após a morte do cantor em 1997.
Cada adaptação da letra e estilo de cantar Hallelujah servia de inspiração para os artistas que incluíam a faixa em sua setlist. Para se despedir do cantor Jeff Buckley, Rufus Wainwright incorporou traços do artista e da versão de John Cale.
Gravada em 1997, a música Aleluia na voz de Wainwright ganhou um novo vigor em 2001, quando foi incluída no primeiro filme de Shrek, alcançando um público mais jovem.
A cantora gospel Jamily se destaca também por conseguir interpretar canções em inglês, e para a sua versão da música Hallelujah, ela se manteve no idioma original da composição.
Até por isso, em sua voz, a composição ganhou um toque de soul music/R&B típico dos corais evangélicos norte-americanos, mostrando a personalidade da artista.
O grupo Pentatonix é um dos principais representantes do gênero acapella, no qual além da voz é preciso incorporar efeitos dos instrumentos musicais com muito talento.
No repertório da banda também está a clássica Hallelujah, que foi gravado para o álbum natalino de 2016 e o resultado ficou tão incrível que se tornou um dos sucessos deles.
Após a gravação de Hallelujah, Leonard Cohen incorporou e modificou algumas partes dela em suas apresentações ao vivo e foi com base nessas alterações que o músico John Cale fez sua versão.
Com a inclusão do piano, a música Hallelujah ganhou uma nova sonoridade que também conquistou o público.
Uma curiosidade é que Cale pediu a Cohen as letras utilizadas nos shows e recebeu um material de 15 páginas, que em os versos mais atrevidos foram destacados pelo autor original.
Não é de hoje que a IZA faz apresentações arrebatadoras que nos deixam arrepiados. A artista sabe qual é o momento de soltar a voz e impressionar a todos.
E quando ela cantou Hallelujah no concerto especial Brasil Believe 2018, todos os presentes se renderam a esse precioso talento nacional.
O poder que torna as versões da música Aleluia tão incríveis é o fato que ela pode ser interpretada por artistas de diferentes gêneros, no soul ao rock.
Um exemplo disso é a apresentação de Hallelujah feita pelo Bon Jovi , no Madison Square Garden em 2008, que mostrou a sensibilidade da música e nos deixou mais um cover incrível.
Sucessos atemporais marcam a carreira de profissionais consagrados e de talentos que buscam o seu lugar ao sol. Logo, é óbvio que a música Aleluia é uma das queridinhas dos participantes de reality shows musicais.
Para a britânica Alexandra Burke, sua versão de Hallelujah representou a vitória na edição do The X Factor de 2008. E mais: a interpretação foi tão icônica que liderou o topo das paradas no Reino Unido por três semanas.
Nas igrejas brasileiras, Aleluia se tornou um hino cristão e apesar de a estrutura musical manter os mesmos acordes, a letra foi bastante modificada.
Uma das versões gospel da música Aleluia que é bastante conhecida é da cantora Gabriela Rocha, que consegue mostrar toda sua adoração nesse louvor.
Confira mais versões brasileiras de músicas internacionais
Regina Spektor consegue imprimir seu toque pessoal em suas próprias canções e na interpretação de composições de outros artistas.
Incluindo a música Hallelujah em suas performances, a artista dá um tom acústico e intimista, tornando cada verso mais sentimental.
Após escutar as diferentes versões da música Aleluia, que tal conhecer todos os significados que essa letra carrega?
Conheça o significado de Hallelujah, do Leonard Cohen!