Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Hallelujah: conheça as 10 melhores versões da música Aleluia

Listas musicais · Por Mateus Pereira Silveira

18 de Outubro de 2021, às 19:00

Desde seu lançamento, em 1984, a música Hallelujah, ou Aleluia nas versões brasileiras, é a definição perfeita de clássico.

Composta pelo artista canadense Leonard Cohen, a canção é tão rica que possui elementos da música sacra e do rock n’ roll, isso sem falar nas referências históricas e alegorias religiosas presentes nos versos, que são interpretados de maneiras diferentes. 

Leonard Cohen
Créditos: Divulgação

É por isso que Hallelujah permanece tão viva e relevante, servindo de trilha sonora em casamentos, tributos e em produções audiovisuais. 

Seja lá fora ou aqui no Brasil, existem covers incríveis da faixa e claro que não podíamos deixar de trazer as melhores versões da música Aleluia para você conferir e se emocionar com a gente! 

As melhores versões da música Aleluia 

Hallelujah é daquelas músicas que não perde sua força com o passar do tempo e se tornou uma das mais importantes canções da história. 

E como todo clássico merece uma releitura, trouxemos as versões mais celebradas da música Aleluia para você conhecer e admirar. Tem artistas de diversos gêneros nessa lista! 

Jeff Buckley 

A carreira de Jeff Buckley foi curta e no único álbum gravado pelo músico há uma versão da música Aleluia

Com o acompanhamento suave de sua guitarra, Buckley trouxe personalidade para a Hallelujah. Detalhe que essa versão só teve seu devido reconhecimento comercial após a morte do cantor em 1997. 

Rufus Wainwright 

Cada adaptação da letra e estilo de cantar Hallelujah servia de inspiração para os artistas que incluíam a faixa em sua setlist. Para se despedir do cantor Jeff Buckley, Rufus Wainwright incorporou traços do artista e da versão de John Cale. 

Gravada em 1997, a música Aleluia na voz de Wainwright ganhou um novo vigor em 2001, quando foi incluída no primeiro filme de Shrek, alcançando um público mais jovem. 

Jamily 

A cantora gospel Jamily se destaca também por conseguir interpretar canções em inglês, e para a sua versão da música Hallelujah, ela se manteve no idioma original da composição. 

Até por isso, em sua voz, a composição ganhou um toque de soul music/R&B típico dos corais evangélicos norte-americanos, mostrando a personalidade da artista

Pentatonix

O grupo Pentatonix é um dos principais representantes do gênero acapella, no qual além da voz é preciso incorporar efeitos dos instrumentos musicais com muito talento. 

No repertório da banda também está a clássica Hallelujah, que foi gravado para o álbum natalino de 2016 e o resultado ficou tão incrível que se tornou um dos sucessos deles. 

John Cale 

Após a gravação de Hallelujah, Leonard Cohen incorporou e modificou algumas partes dela em suas apresentações ao vivo e foi com base nessas alterações que o músico John Cale fez sua versão. 

Com a inclusão do piano, a música Hallelujah ganhou uma nova sonoridade que também conquistou o público. 

Uma curiosidade é que Cale pediu a Cohen as letras utilizadas nos shows e recebeu um material de 15 páginas, que em os versos mais atrevidos foram destacados pelo autor original.

IZA

Não é de hoje que a IZA faz apresentações arrebatadoras que nos deixam arrepiados. A artista sabe qual é o momento de soltar a voz e impressionar a todos. 

E quando ela cantou Hallelujah no concerto especial Brasil Believe 2018, todos os presentes se renderam a esse precioso talento nacional

Bon Jovi 

O poder que torna as versões da música Aleluia tão incríveis é o fato que ela pode ser interpretada por artistas de diferentes gêneros, no soul ao rock. 

Um exemplo disso é a apresentação de Hallelujah feita pelo Bon Jovi , no Madison Square Garden em 2008, que mostrou a sensibilidade da música e nos deixou mais um cover incrível. 

Alexandra Burke 

Sucessos atemporais marcam a carreira de profissionais consagrados e de talentos que buscam o seu lugar ao sol. Logo, é óbvio que a música Aleluia é uma das queridinhas dos participantes de reality shows musicais. 

Para a britânica Alexandra Burke, sua versão de Hallelujah representou a vitória na edição do The X Factor de 2008. E mais: a interpretação foi tão icônica que liderou o topo das paradas no Reino Unido por três semanas. 

Gabriela Rocha 

Nas igrejas brasileiras, Aleluia se tornou um hino cristão e apesar de a estrutura musical manter os mesmos acordes, a letra foi bastante modificada. 

Uma das versões gospel da música Aleluia que é bastante conhecida é da cantora Gabriela Rocha, que consegue mostrar toda sua adoração nesse louvor. 

Confira mais versões brasileiras de músicas internacionais 

Regina Spektor 

Regina Spektor consegue imprimir seu toque pessoal em suas próprias canções e na interpretação de composições de outros artistas. 

Incluindo a música Hallelujah em suas performances, a artista dá um tom acústico e intimista, tornando cada verso mais sentimental.

O significado da música Aleluia

Após escutar as diferentes versões da música Aleluia, que tal conhecer todos os significados que essa letra carrega? 

Conheça o significado de Hallelujah, do Leonard Cohen!

Significado da música Hallelujah