Pular para o conteúdo

Verbo soler em espanhol: entenda quando usá-lo com exemplos

Aprenda tudo sobre o verbo soler e aumente o seu vocabulário em espanhol!

Espanhol · Por Bianca Carvalho

10 de março de 2023, às 09:00

Para contar sobre um costume ou uma ação habitual em espanhol, é comum o uso do verbo soler seguido de um outro verbo no infinitivo.

Para entender mais, continue por aqui e aprenda como usar o verbo soler em espanhol e suas principais conjugações! ¡Empecemos!

Verbo soler em espanhol

O verbo soler é usado em espanhol para indicar um hábito. No geral, seu significado em português pode ser costumar ou ter costume de. Existem também tener la costumbre ou acostumbrar em espanhol, entretanto o verbo soler é de uso muito mais comum em comparação às outras duas formas.

Ángel suele cantar mientras cocina los domingos.Ángel costuma cantar enquanto cozinha aos domingos.

Ele forma uma perífrasis verbal com outros verbos no infinitivo, sendo que o hábito indicado com o uso do verbo soler está relacionado à ação expressa pelo infinitivo.

Então, se alguém diz que suelo caminar cada mañana (costumo caminhar todas as manhãs), o verbo soler indica o caráter habitual da ação de caminhar, ou seja, ela acontece com certa frequência.

Além disso, soler trata-se de um verbo defectivo, isto é, não apresenta todas as conjugações. Isso porque denota uma ação habitual, portanto não é conjugado em todos os tempos. Desse modo, são comuns apenas as conjugações no presente do indicativo e subjuntivo e no pretérito imperfeito.

Suelo escuchar música siempre que limpio mi habitación. Costumo escutar música sempre que eu limpo o meu quarto.
Cantar no es algo que solemos hacer cuando vamos en coche por la ciudad.Cantar não é algo que costumamos fazer quando andamos de carro pela cidade.
Cuando era niña, solía ver los conciertos de Navidad con mi madre.Quando eu era pequena, costumava assistir aos shows de Natal com a minha mãe.

Vejamos, a seguir, como conjugar o verbo soler e seus principais usos em cada um dos tempos.

Presente de indicativo

Comecemos com a conjugação do verbo soler no presente do indicativo em espanhol:

yosuelo
túvossuelessolés
él, ella, ustedsuele
nosotros, nosotrassolemos
vosotros, vosotrassoléis
ellos, ellas, ustedessuelen

Nesse tempo, o verbo soler sofre uma irregularidade que incide na alteração da letra -o para as letras -ue, exceto nas conjugações de vos, nosotros e vosotros, que mantêm a raiz intacta.

Com relação ao uso do verbo soler em espanhol no presente do indicativo, ele serve para indicar uma ação habitual frequente no presente, geralmente usado para falar sobre um fato ou para dar informações sobre um costume.

Veja como os colombianos da banda Morat em parceria com o Sebastián Yatra usam esse verbo na música Bajo La Mesa:

No suelo hablar delante de la gente

Eu normalmente não falo na frente das pessoas

Y no sé si fue la última cerveza

E eu não sei se foi a última cerveja

O si contigo todo es diferente

Ou se, com você, tudo fica diferente

Y perdí la cabeza

E eu perdi a cabeça

Nesse caso, a pessoa em questão costuma ser mais reservada, não fala tanto em público – falar na frente de outras pessoas não é um hábito.

Pretérito imperfecto de indicativo

Passemos, agora, à conjugação do verbo soler em espanhol no pretérito imperfecto do indicativo:

yosolía
tú, vossolías
él, ella, ustedsolía
nosotros, nosotrassolíamos
vosotros, vosotrassolíais
ellos, ellas, ustedessolían

Perceba como as formas do verbo soler no pretérito imperfecto são todas regulares. No pretérito imperfecto, o verbo soler em espanhol é usado para falar de uma ação que acontecia de maneira habitual ou frequente no passado, como podemos ver na música Lo Olvidé, do peruano Pedro Suárez-Vértiz:

Se que debí tomar tu mano

Sei que eu deveria ter segurado a sua mão

Cuando solíamos caminar

Quando costumávamos caminhar

Na música, podemos notar que o hábito de caminhar se dava no passado, não sendo mais um costume no tempo presente.

Presente de subjuntivo

Por último, vejamos a conjugação do verbo soler no presente do subjuntivo em espanhol:

yosuela
tú, vossuelas
él, ella, ustedsuela
nosotros, nosotrassolamos
vosotros, vosotrassoláis
ellos, ellas, ustedessuelan

No presente do subjuntivo, há algumas irregularidades parecidas às do indicativo. Contudo, a conjugação de vos também é irregular no subjuntivo.

E de forma semelhante ao que acontece no presente do indicativo, o verbo soler é usado no presente do subjuntivo para mencionar um hábito no presente. Entretanto, no presente do subjuntivo, soler indica algo hipotético ou irreal, de modo a negar uma opinião conhecida, por exemplo.

No creo que Alberto suela ir a conciertos tan a menudo como dice.Não acho que o Alberto costume ir aos shows com tanta frequência como ele diz.

Aprenda mais sobre outro verbo importante em espanhol

O verbo soler em espanhol é de uso comum para falar de hábitos. Agora que você já o conhece, o que acha de expandir seus conhecimentos acerca da língua espanhola e aprender sobre outro verbo super importante? Corra e entenda os principais usos e significados do verbo quedar em espanhol!

quedar em espanhol