Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Um Dia de Domingo: análise da música de Gal Costa e Tim Maia

Analisando letras · Por Renata Arruda

26 de Fevereiro de 2021, às 19:00

Nos anos 80, dois grandes cantores da MPB, Gal Costa e Tim Maia, se uniram para gravar a canção que se tornaria um dos maiores hits da carreira de ambos: Um Dia de Domingo, faixa que ultrapassou fronteiras e fez grande sucesso na América Latina e em Portugal.

Tim Maia e Gal Costa
Tim Maia e Gal Costa / Créditos: Divulgação

A música foi composta a pedido de Gal, que estava interessada em trazer mais da atmosfera soul de Tim Maia para sua obra e queria lançar uma parceria com ele.

O cantor, por sua vez, estava em uma fase romântica, dando uma nova guinada em sua carreira.

Embora tenha sido rejeitada pela crítica como uma canção puramente comercial, a faixa se tornou um hino romântico inesquecível. Vem saber mais sobre Um Dia de Domingo e conferir a nossa análise!

Um Dia de Domingo: análise da música

Lançada por Gal Gosta em seu vigésimo álbum, Bem Bom, de 1985, Um Dia de Domingo é uma composição da dupla Sullivan e Massadas.

Confira nossa análise da letra:

Eu preciso te falar
Te encontrar de qualquer jeito
Pra sentar e conversar
Depois andar de encontro ao vento

A letra dá a entender que a personagem da música se separou do seu amor, mas se arrependeu. Depois de andar sem rumo por um tempo, ela percebe que precisa conversar com o ex de qualquer maneira, para resgatar o que eles tinham antes.

Eu preciso respirar
O mesmo ar que te rodeia
E na pele quero ter
O mesmo Sol que te bronzeia
Eu preciso te tocar
E outra vez te ver sorrindo
E voltar num sonho lindo

A segunda estrofe mostra todo o amor e nostalgia sentidos por essa pessoa apaixonada. Tudo o que ela quer é estar ao lado de quem ama e voltar a vê-lo feliz, como se estivesse vivendo em um sonho lindo.

Já não dá mais pra viver
Um sentimento sem sentido
Eu preciso descobrir
A emoção de estar contigo
Ver o Sol amanhecer
E ver a vida acontecer
Como um dia de domingo

Novamente a personagem demonstra o seu arrependimento pela separação. Para ela, parece sem sentido que o casal esteja separado. Os dias passam sem emoção, como se estivesse presa em uma grande noite, sem aproveitar a vida. 

Faz de conta que ainda é cedo
Tudo vai ficar por conta da emoção
Faz de conta que ainda é cedo
E deixar falar a voz do coração

No refrão, ela pede para que o ser amado finja que não é tarde demais e que deixe a emoção falar mais alto, para que eles possam retomar o relacionamento que tinham e, finalmente, serem felizes juntos.

A história da música Um Dia de Domingo

Como adiantamos, a letra de Um Dia de Domingo surgiu da bem-sucedida parceria entre os compositores Michael Sullivan e Paulo Massadas, que trabalhavam com Tim Maia e foram responsáveis por grandes sucessos da música brasileira.

Tim Maia
Tim Maia / Créditos: Divulgação

Em entrevista para a Revista Sucesso, Sullivan contou como a música surgiu:

Encontrei a Gal em um desses corredores da vida. Ela elogiou uma música que eu e o Massadas tínhamos feito para o Tim Maia, Leva, e sugeriu que fizéssemos uma composição pra ela. Atendemos seu pedido e compusemos Um Dia de Domingo. Acabou que ela gravou com o Tim e virou aquele estouro. Até hoje, essa é a canção mais regravada do meu repertório.

A gravação de Um Dia de Domingo

Embora a composição tenha sido simples, a gravação de Um Dia de Domingo enfrentou alguns contratempos.

Isso porque, após o produtor Miguel Plopschi sugerir que Gal Costa e Tim Maia cantassem ao mesmo tempo, a gravadora decidiu gravá-los separadamente, pois temia o temperamento intenso e imprevisível do cantor.

De acordo com o livro Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia, escrito por Nelson Motta, Tim gravou sua voz sobre os arranjos de Lincoln Olivetti e a fita foi levada para que Gal Costa ouvisse.

Gal Costa, cantora brasileira
Gal Costa / Créditos: Divulgação

Depois de algumas audições, a cantora achou que a tonalidade estava baixa e que se sentiria mais confortável cantando meio tom acima. Como não havia a possibilidade de fazer uma nova gravação com a banda, o arranjador decidiu regravar a fita em uma velocidade um pouco mais rápida, subindo o tom para o que Gal Costa queria.

Tim Maia não gostou do resultado e disse que havia sido traído, exigindo gravar a sua parte novamente. Ele só deixou o estúdio de mixagem quando sua voz ficou um pouco mais alta que a de Gal.

A solução encontrada por Olivetti foi mudar os tons, deixando Gal ficar com a primeira parte da canção e Tim com a segunda, o que agradou ao cantor.

Gal Costa e Tim Maia

Embora tenham lançado a música juntos, Gal Costa e Tim Maia não estiveram no estúdio de gravação ao mesmo tempo e nem chegaram a cantar a música juntos em um show.

Também não houve videoclipe: o único registro da dupla reunida é uma gravação para o Cassino do Chacrinha, em que apresentam a versão playback da canção.

Embora Um Dia de Domingo tenha feito grande sucesso, Gal Costa acabou sendo muito criticada na época. Em entrevista, ela contou que:

Fui muito criticada na época em que a gravei. As pessoas tinham birra com Sullivan e Massadas. Gravei aquela música porque chamei o Tim Maia para gravar comigo. Eu tinha acabado de conhecer o Tim pessoalmente, sempre o admirei como cantor.

Na verdade, eu estava trazendo para o meu repertório toda uma atmosfera e um mundo que eram do Tim Maia, e as pessoas não entenderam isso.

Então, fui muito criticada nessa época. Aí, eu fazia outros trabalhos, e a imprensa dizia assim: ‘Ah, mas ela um dia gravou Um Dia de Domingo’, como se fosse uma mácula, uma coisa maléfica (risos). É uma bobagem.

Gal Costa acabou incluindo a música no repertório da turnê do álbum Recanto, de 2011. Para o show, ela decidiu acatar a sugestão de Caetano de imitar Tim Maia durante a apresentação, cantando a parte dele com o seu timbre grave.

Grandes parcerias da MPB

Gostou de conferir a análise de Um Dia de Domingo? Então aproveita e vem relembrar outras grandes parcerias da música brasileira!

Grandes parcerias da música brasileira

Leia também: