Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilhas sonoras de filmes dos anos 80: relembre os hits da década

Trilhas sonoras · Por Érika Freire

22 de Junho de 2022, às 12:00

Que tal curtir um momento de nostalgia e ouvir a trilha sonora de alguns filmes dos anos 80? Uma das décadas mais queridinhas da cultura pop, os anos 80 foram muito frutíferos para a música e para o cinema.

O período se tornou uma referência, principalmente na música, com hits que até hoje fazem sucesso, e que embalaram cenas de grandes clássicos.

Aliás, a trilha sonora tem um impacto muito representativo nas grandes produções cinematográficas, tornando a nossa experiência de espectador ainda mais especial. 

Mas chega de papo e bora curtir uma seleção que vai te fazer voltar no tempo e sentir vontade de rever esses filmaços dos anos 80! 😆

Trilha sonora de filmes dos anos 80: 14 temas que marcaram a década

Vamos juntos neste momento de nostalgia conferir a trilha sonora de alguns dos melhores de filmes dos anos 80. 

Dirty Dancing

Jennifer Grey e Patrick Swayze estrelam um dos maiores sucessos do cinema na década de 80, o filme Dirty Dancing. A cena clássica do casal dançando no final, ao som de I’ve Had The Time of My Life, de Bill Medley & Jennifer Warnes, impactou a venda do álbum. 

A trilha sonora de Dirty Dancing vendeu mais de 32 milhões de cópias em todo o mundo e conta ainda com dois hits incríveis She’s Like the Wind, na voz de Patrick Swayze e Hungry Eyes, de Eric Carmen. 

De Volta Para o Futuro

Entre os filmes que fizeram sucesso nos anos 80, não tem como não lembrar de De Volta Para o Futuro, de 85, dirigido por Steven Spielberg.

Logo nas primeiras cenas do filme, o carismático Marty McFly sai andando de skate pela cidade ao som de The Power of Love, de Huey Lewis and The News. 

Clube dos Cinco 

Don’t You (Forget About Me), da banda escocesa Simple Minds, é a música de destaque do filme Clube dos Cinco, de 85, mais um grande clássico dos anos 80.

O filme narra um dia na vida de 5 estudantes que ficaram de “castigo”, em uma tarde de sábado, por conta do mau comportamento.

Top Gun – Ases Indomáveis

O maior sucesso de bilheteria dos cinemas em 1986, Top Gun – Ases Indomáveis trouxe o par romântico Pete “Maverick” Mitchell, interpretado por Tom Cruise e Charlotte Blackwood, Kelly McGillis. 

A trilha de Take My Breath Away, da banda americana Berlin, tornou o filme ainda mais impactante, tanto que a música venceu o Oscar de Melhor Canção Original.

Curtindo a Vida Adoidado

Ferris Bueller cantando e dançando em cima de um caminhão ao som de Twist And Shout, dos The Beatles, é uma das cenas mais conhecidas e adoradas da história do cinema. 

Considerado um dos melhores filmes adolescentes dos anos 80, Curtindo a Vida Adoidado foi dirigido por John Hughes.

A Difícil Arte de Amar 

Um filme que marca a primeira vez de Meryl Streep e Jack Nicholson contracenando juntos tinha que ter uma música arrebatadora, não é mesmo? 🥰

E eles capricharam com o hit Coming Around Again, que se tornou um dos maiores sucessos da cantora Carly Simon. 

Os Goonies

A década de 80 é repleta de músicas temas de filmes inesquecíveis e você muito provavelmente se lembra do clássico Os Goonies, de 85. 

As aventuras de cinco crianças que descobrem um mapa do tesouro perdido é embalada por Good Enough, da Cyndi Lauper, que inclusive fez uma participação especial no filme. 

Rocky III 

Todos os filmes da série Rocky, estrelados por Sylvester Stallone, foram muito bem sucedidos, mas Rocky III entregou a trilha perfeita com a música Eye of The Tiger, da banda Survivor. 

Por conta da música original, rolou até indicação ao Oscar na categoria de Melhor Canção do Ano.

Flashdance 

Filme de 1983 que conta a história de perseverança de uma jovem que sonha em se tornar bailarina. 

Dirigido por Adrian Lyne, Flashdance é uma das trilhas sonoras mais inesquecíveis dos anos 80 com o hit de Irene Cara, What a Feeling, além de Maniac, de Michael Sembello, He’s A Dream, de Shandi Sinnamon entre outras que vale a pena relembrar.

Os Caça-Fantasmas

Aventura, comédia e ficção científica se misturam no enredo de Os Caça-Fantasmas, dirigido por Ivan Reitman. 

Interpretada por Ray Parker Jr, a música tema Ghostbusters fez um grande sucesso, levando Parker a uma nomeação ao Oscar na categoria de Melhor Canção Original. Se unindo ao estilo do filme, Ghostbusters tem clima irônico com algumas pitadas de terror

Olha Quem Está Falando

Super animada, a música Walking On Sunshine do grupo Katrina & The Waves entrou para a trilha de diversas produções do cinema, e uma delas foi o filme Olha Quem Está Falando, de 1989.

A comédia é estrelada por Kirstie Alley e John Travolta e conta ainda com Bruce Willis, que faz a voz do bebê observador e extremamente sarcástico. 😂

Mad Max – Além da Cúpula do Trovão

Outra trilha sonora emocionante dos anos 80 vem do filme Mad Max – Além da Cúpula do Trovão, com a Tina Turner interpretando We Don’t Need Another Hero

Mas a diva não apenas participou cantando, como também na pele da vilã. O filme de ação pós-apocalíptico foi lançado em 1985 e é o terceiro série.

Um Tira da Pesada 

Dirigido por Martin Brest e estrelado por Eddie Murphy, a trilha sonora do filme Um Tira da Pesada fez a alegria dos cinéfilos na década de 80 com The Heat is On, de Glenn Frey.

A música conquistou o segundo lugar na parada Billboard Hot 100, em 1985.

Footloose

Pensou que a gente iria esquecer de uma das melhores trilhas sonoras de filmes dos anos 80? Footloose tem todo o clima da década de 80 com Kevin Bacon fazendo o papel de um jovem da cidade grande que vai morar no interior com a sua mãe. 

A trilha sonora do filme entrou para a lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame. E a música que se destaca é a que leva o nome do filme, interpretada por Kenny Loggins. Afaste o sofá da sala que é hora de dançar Footloose. 😍

As 10 melhores trilhas sonoras do cinema

Como foi relembrar a trilha sonora de filmes dos anos 80? Não vai embora não, porque agora a gente te convida para conferir algumas das melhores trilhas sonoras da história do cinema

Melhores trilhas sonoras

Aproveite para conferir: