Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilha sonora de Coringa: as melhores músicas do filme

Trilhas sonoras · Por Mateus Pereira Silveira

10 de Outubro de 2020, às 19:00

Personagem clássico das HQ’s do Batman, o Coringa é o vilão mais cativante da DC Comics. Irreverente, violento e caótico, ele ganhou diversas adaptações ao longo de seus 80 anos, todas elas causando grande repercussão no público.

A mais recente foi nos cinemas e colecionou elogios e polêmicas. O filme Coringa, de 2019, aprofundou o passado do antagonista em Gotham e trouxe a discussão sobre saúde mental e as origens da violência.

Apesar das críticas pela glorificação da brutalidade, o longa foi aclamado pelos fãs e cinéfilos, vencendo prêmios importantes como o Oscar, em que Joaquin Phoenix levou a estatueta de melhor ator por sua brilhante interpretação

Muito do tom sombrio e perturbador do filme se deve a escolha das músicas, que se encaixam perfeitamente com as cenas e ajudam na construção do enredo. 

Por isso, separamos esse post para trazer a você todos os detalhes sobre a trilha sonora de Coringa. 

As melhores músicas do filme Coringa

Para criar a identidade do filme, o diretor Todd Phillips bebeu da fonte de produções como Taxi Driver. 

A trilha sonora também foi por esse caminho e trouxe canções clássicas e composições instrumentais para dar o tom do longa. Separamos as mais marcantes para você conhecer! Confira!

That’s Life — Frank Sinatra 

That’s Life está presente em duas partes essenciais do filme, estabelecendo a mudança do personagem. 

Cadenciada pelo ritmo dos instrumentos, especialmente do piano, ela fica mais marcante durante a transformação de Arthur Fleck para Coringa. 

People Are Strange — The Doors 

A seleção de People Are Strange para a trilha sonora é perfeita pois traduz os sentimentos do protagonista quando ele percebe que está deslocado da sociedade por sua condição psicológica. 

Como diz a letra, as pessoas são estranhas quando você é um estranho 😔

Bathroom Dance — Hildur Gudnadottir

Não foi à toa que a trilha sonora de Coringa foi a vencedora do Oscar 2020. A musicista islandesa Hildur Gudnadottir trouxe faixas apoiadas no som do violoncelo, que parecem conduzir os passos de Phoenix. 

Hildur Gudnadottir oscar
Créditos: Divulgação

Ao mesmo tempo, elas que dão o impacto necessário para que a gente não desgrude os olhos da tela, como em Bathroom Dance

Everybody Plays The Fool — Main Ingredient

Everybody Plays The Fool tem uma melodia super gostosa e remete a uma vibe mais leve, até por já ter aparecido em outras trilhas, como em Todo Mundo Odeia o Chris. 

No filme ela aparece em uma das primeiras cenas, enquanto Arthur está no camarim de seu trabalho e se destaca mais por outro sentido, lembrando que todo mundo se passa de bobo muitas vezes. 

Meeting Bruce Wayne — Hildur Gudnadottir

As composições instrumentais são responsáveis por construir o ritmo da ação, sem atrapalhar os acontecimentos que estão rolando. 

Um ótimo exemplo é a da música Meeting Bruce Wayne, que gera a tensão no primeiro encontro entre o Coringa e o pequeno Bruce Wayne, ou melhor, futuro Batman. 

Send In The Clowns — Stephen Sondheim

Composto por Sondheim para uma peça clássica da Broadway, A Little Night Music, a música é mais conhecida com Frank Sinatra nos vocais

Apesar de Send It The Clowns ter algo circense no título, a música fala mais sobre decepções amorosas. Usada no trailer e no filme, ela aponta os momentos de desilusão de Arthur com a vida, que o levaram a transição para um agente do caos

White Room — Cream

Falar sobre essa música durante o filme sem dar spoilers é difícil. O que resta dizer é que White Room entra em cena quando o Coringa contempla o efeito de suas ações nas ruas de Gotham. 

O uso dos diferentes instrumentos na faixa faz a canção passear por diferentes tons e torna o ato final ainda mais empolgante. 

Smile — Jimmy Durante 

Outra música que faz referências a trama e aos diálogos do filme. Arthur Fleck possui uma relação delicada com sua mãe, que entre os conselhos oferecidos, diz para que ele sorria mesmo quando estiver sofrendo, filosofia qual ele adapta do seu modo. 

Originalmente, Smile foi composta por Charles Chaplin para o clássico Tempos Modernos e quase 20 anos depois foi gravada por Jimmy Durante. 

Slap That Bass — Fred Astaire

Slap That Bass tem o ritmo típico dos musicais dos anos 40 e 50, chegando a ter um ar mais divertido. 

Contudo, em Coringa, até os momentos que parecem ser mais humorados são cercados por algo sombrio e com essa canção não é diferente. 

Rock N’ Roll Pt 2 — Gary Glitter 

Quando assume o seu lado mais sádico, Arthur, já vestido como o palhaço do crime, faz uma dança única nas escadarias próximo do apartamento onde mora. 

A música que embala esse trecho icônico é Rock N’ Roll (Part 2), memorável por ser incluída em outros programas de televisão, como The Office e South Park

Lembrou de outra música que não apareceu nessa lista? Na nossa playlist, você pode conhecer outras faixas que marcaram o filme Coringa

Trilhas sonoras clássicas do cinema

Música e cinema são duas paixões que unem tribos. Depois de conhecer melhor a trilha sonora de Coringa, que tal conferir mais sobre as trilhas mais clássicas das telonas?

post melhores trilhas sonoras