Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a biografia do TLC, grupo que foi um grande ícone do R&B

Nostalgia · Por Renata Arruda

18 de Janeiro de 2022, às 19:00

Surgido nos EUA em 1990, o TLC é o segundo grupo feminino mais vendido no mundo todo, ficando atrás apenas das Spice Girls. Com cinco álbuns de estúdio e muitos prêmios, o girl group emplacou diversos hits ao longo da sua carreira.

Grupo TLC
Créditos: Divulgação

A formação original do TLC era composta por Tionne T-Boz Watkins, Rozonda Chili Thomas e Lisa Left Eye Lopes, falecida em um acidente de carro em 2002. Após sua morte, as integrantes restantes continuaram como um duo até 2007, quando entraram em hiato.

O TLC só voltou oficialmente à ativa em 2015. Dois anos depois, as artistas lançaram seu último trabalho até o momento. Vem saber mais sobre o TLC, grupo sensação do R&B!

Biografia do TLC: tudo sobre o grupo ícone do R&B

O TLC surgiu em 1990, nos Estados Unidos. Começou quando uma adolescente chamada Crystal Jones resolveu montar um grupo feminino que misturasse o hip hop e o R&B com o swingbeat, gênero relativamente recente na época.

Ao lado de Tionne Watkins e Lisa Lopes, ela formou o grupo 2nd Nature, que gravou uma fita demo. Em seguida, elas marcaram uma audição com Perri Pebbles Reid, dona da produtora Pebbitone.

Grupo TLC
Créditos: Divulgação

Impressionada com o talento das meninas, a empresária conseguiu uma audição para elas com a gravadora LaFace Records, dirigida por Antonio Reid e pelo lendário produtor Babyface. Ela também decidiu renomear o grupo para TLC.

Mas o que significa TLC? A resposta é bem simples: trata-se de um acrônimo para o nome das integrantes Tionne, Lisa e Crystal, que acabou sendo substituída.

Troca de integrantes do grupo TLC

Quando se trata da saída de Crystal, as versões são conflitantes. A oficial é a de que Antonio Reid não viu muito potencial em Crystal e pediu para que ela fosse substituída.

Grupo TLC
Créditos: Divulgação

Crystal declarou que a relação profissional desmoronou quando ela pediu para levar uma cópia do contrato para casa, para que fosse revisado por um advogado — o que foi recusado por Pebbles.

Tionne Watkins, por sua vez, contou que ela e Lisa Lopes simplesmente pediram para que Crystal deixasse o grupo antes mesmo de negociarem os contratos iniciais. Seja como for, no início de 1991 o TLC estava em busca de uma terceira integrante.

TLC
Créditos: Divulgação

Rozonda Thomas acabou sendo descoberta através de um trabalho que o TLC fez com o duo Damian Dame. Era a integrante que faltava para que o grupo voltasse a ser um trio.

Apelidos das integrantes

Uma maneira que a agência do TLC encontrou de fazer com que o nome do grupo permanecesse sendo um acrônimo foi dar apelidos para as cantoras. Dessa forma, os nomes ficaram assim:

  • Tionne Watkins tornou-se T-Boz
  • Lisa Lopes tornou-se Left Eye
  • Rozonda Thomas tornou-se Chilli

Com tudo resolvido, o grupo começou a trabalhar em seu primeiro álbum Ooooooohhh … On the TLC Tip, lançado em 1992.

Ascensão do TLC

O segundo álbum do TLC, CrazySexyCool, saiu em 1994 e foi um sucesso de crítica e público — todos os quatro singles lançados entraram para o top 5 da Billboard Hot 100.

Além disso, o videoclipe da canção Waterfalls entrou para a história como o primeiro de um artista negro a ganhar o MTV Video Music Awards de Vídeo do Ano. 

Em 1999, o TLC lançou FanMail, mais um estrondoso sucesso de público e crítica, encabeçado pelo sucesso mundial do single No Scrubs. No entanto, Lisa Lopes sentia-se insatisfeita com seu papel no grupo e resolveu investir também na carreira solo.

A morte prematura de Lisa Lopes

Depois de lançar Supernova, Lisa Lopes começou a trabalhar em um segundo projeto. No entanto, em 2002 ela sofreu um acidente de carro em Honduras, onde estava filmando um documentário, e acabou falecendo.

Lisa tinha apenas 30 anos e não chegou a concluir o trabalho. Já as filmagens foram lançadas em 2007 no documentário The Last Days of Left Eye.

Na época da morte de Lisa, o TLC estava finalizando a gravação de seu terceiro álbum, 3D. Foi decidido que o grupo se separaria após o lançamento do trabalho; porém, as artistas resolveram permanecer juntas como um duo.

Os anos seguintes foram marcados por um longo hiato, em que as integrantes do TLC se envolveram em projetos e aparições pontuais.

O retorno do TLC

Em 2015, o TLC retornou oficialmente para a gravação de um último álbum. Com uma campanha de financiamento que ultrapassou a meta inicial, Tione Watkins e Rozonda Thomas lançaram TLC em 2017.

Álbum TLC 2017
Créditos: Divulgação

As melhores músicas do grupo TLC

Depois de conhecer a história do TLC, que tal ouvir alguns dos maiores hits do grupo de hip hop sensação dos anos 90? Aumenta o som e dá o play!

No Scrubs

Lançada no álbum FanMail, No Scrubs foi escrita por Kandi Burruss e Tameka Cottle em referência a um relacionamento que Cottle vivenciou com um homem tóxico.

Waterfalls

Uma das músicas mais famosas do TLC, Waterfalls fala sobre questões como a AIDS, o comércio de drogas e a promiscuidade.

Unpretty

Unpretty surgiu depois de Tionne Watkins assistir a um episódio do talk show Ricki Lake em que os homens chamavam as mulheres de porcas gordas. Indignada, ela escreveu um poema e entregou para o produtor Dallas Austin transformar em música.

Creep

Creep fala sobre uma relação problemática em que uma mulher resolve trair seu parceiro secretamente. A letra causou desconforto em Lisa Lopes, que não concordou com a mensagem da canção.

I Miss You So Much

I Miss You So Much fala sobre alguém que caiu na lábia de um cara que a abandonou e agora não consegue lidar com o término da relação.

Red Light Special

Sexy e empoderada, Red Light Special fala sobre uma mulher que sabe que é desejada por um homem e está disposta a ter relações com ele — se ele demonstrar atitude.

Fanmail

Fanmail faz um paralelo entre a correspondência que o grupo recebe dos fãs e a atenção que elas desejam receber de um parceiro.

A trajetória da Beyoncé

Depois de saber mais sobre o TLC, que tal conhecer também a biografia de uma das maiores divas do pop? Vem ler a biografia da Beyoncé e descobrir tudo sobre a Queen B!

Leia também: