Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

The Temptations: relembre músicas que marcaram época

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

20 de Maio de 2022, às 12:00

Poucos grupos marcaram tanto a história dos anos 1960 como The Temptations: músicas como My Girl, Earned It e Ain’t Too Proud To Beg dominaram paradas do mundo inteiro e arrebatam fãs até hoje.

Combinando coreografias sincronizadas e muita harmonia vocal, a banda foi formada a partir da fusão dos grupos Primes e Distants, com Otis Williams, Melvin Franklin, David Ruffin, Eddie Kendricks e Paul Williams em sua formação mais clássica.

The Temptations
Créditos: Divulgação

Ao longo dos mais de 60 anos de história, foram 14 singles no topo das paradas de R&B, três Grammy e quatro faixas listadas entre as 500 Canções que Formaram o Rock and Roll, além de parcerias com nomes do calibre de Diana Ross, Rod Stewart e Stevie Wonder.

As conquistas se tornam ainda mais admiráveis quando conhecemos o contexto em que a banda estourou: o ritmo suave dos cinco rapazes negros de Detroit (EUA) disputou a preferência popular com nomes de peso do mundo da música, como Beatles e Rolling Stones.

O que você acha de conhecer os maiores sucessos do grupo The Temptations? Reunimos as mais conhecidas da banda para você, veja só!

The Temptations: 10 músicas que marcaram a carreira do grupo

Assim como outros grupos que surgiram na década de 1960, como The Supremes e The Fevers, o quinteto The Temptations trocou de formação várias vezes ao longo de suas seis décadas de história.

Uma coisa, no entanto, nunca mudou: o sucesso do grupo, que ficou conhecido mundialmente pelas baladas românticas. Conheça os maiores sucessos do grupo!

My Girl

Se um dia você se perguntou sobre quem canta a música tema do filme Meu Primeiro Amor, a resposta é The Temptations. My Girl, de 1965, foi o primeiro hit do grupo a alcançar o primeiro lugar das paradas musicais do mundo.

A faixa, que conta a história de um amor que supera todas as dificuldades, é considerada uma das melhores músicas da história e vendeu mais de 1 milhão de cópias.

Just My Imagination

Quem conhece a balada Just My Imagination pode ter dificuldade para imaginar que a música ficou engavetada por anos antes de ser gravada pelo The Temptations.

Um dos sucessos #1 da banda, a faixa que fala sobre um amor bom demais para ser verdade foi lançada em 1971 em um cenário tumultuado, logo após a saída de Eddie Kendricks do grupo.

Papa Was a Rolling Stone

Uma verdadeira revolução da gravadora Motown, Papa Was a Rolling Stone foi gravada em 1972 para apresentar uma nova faceta do grupo, com um groove mais ousado e pegada funk.

Última música de The Temptations a chegar ao número um das paradas, o hit tem quase 7 minutos de duração e fala sobre um rapaz que nunca conheceu o próprio pai e imagina como ele seria após descobrir sua morte.

Ain’t No Mountain High Enough

Originalmente gravada por Marvin Gaye e Tammi Terrell, Ain’t No Mountain High Enough também entrou para a discografia de The Temptations: a música foi lançada em parceria com Dianna Ross em 1969.

Com uma forte pegada gospel, o hit fala sobre a cidade de Nova York, fazendo menção ao rio Hudson e aos arranha-céus da metrópole como “montanhas”.

Treat Her Like a Lady

Treat Her Like a Lady foi lançada já na etapa mais madura do grupo, em 1984, para mostrar que o cavalheirismo ainda teria espaço para prosperar em uma sociedade mais moderna.

Hoje considerada um grande clássico da Motown, a música tem uma batida animada, que caminha entre o funk, o soul e o R&B.

I Wonder Who She’s Seeing Now

Hino dos corações partidos, I Wonder Who She’s Seeing Now é uma música de 1987 que fala sobre um homem apaixonado e que, mantido longe de seu grande amor, tenta imaginar com quem sua amada está.

A faixa inclui uma participação para lá de especial de Stevie Wonder no solo de gaita!

Ain’t Too Proud To Beg

Ain’t Too Proud To Beg representa muito bem a pegada funk que fez com que The Temptations se tornasse uma das bandas mais famosas dos Estados Unidos nos anos 1960.

O ritmo animado da balada esconde uma letra sofrida, que fala sobre um grande amor em vias de acabar.

Earned It

Você sabia que vários covers foram gravados por The Temptations? Músicas que marcaram época, como Earned It, sucesso de The Weeknd que faz parte da trilha sonora de 50 Tons de Cinza, foi regravada pelo quinteto.

A faixa faz parte do álbum All the Time, de 2018, repleto de versões repaginadas de hits da música pop.

Get Ready

Mostrando um lado mais sexual e assertivo da banda, a animada Get Ready não foi um sucesso no ano que chegou às rádios (1966) e acabou de fora das principais paradas musicais.

O tempo, no entanto, fez justiça ao hit, e hoje, mais de 50 anos depois de seu lançamento, a faixa é considerada um dos maiores clássicos de The Temptations.

(I Know) I’m Losing You

Os vocais carregados de emoção de (I Know) I’m Losing You conseguem repassar ao ouvinte a emoção nua e crua de uma pessoa ciente de que está perdendo seu grande amor — uma temática bastante comum na discografia do quinteto.

Com apenas 2:30 minutos de duração, a música inclui elaboradas passagens de instrumentos de sopro, com a assinatura inconfundível de David Ruffin.

Ball Of Confusion (That’s What The World Is Today)

Em Ball Of Confusion (That’s What The World Is Today), é possível perceber uma mudança na temática das músicas do The Temptations: em vez das letras românticas, a faixa fala sobre assuntos que faziam parte do dia a dia do grupo, como desigualdade racial.

A música é considerada um hino dos anos 1970 por falar de temas bastante atuais para a época, como a Guerra do Vietnã, a corrupção política, o abuso de drogas e a segregação racial.

Cloud Nine

The Temptations colocam seus dotes musicais à mostra em Cloud Nine, que acena a grandes nomes da música, como Marvin Gaye e Elvis Presley, com seu irresistível groove marcado pelo grave do baixo.

A música de 1969 marca a passagem do quinteto para sua fase mais psicodélica, além de apresentar pela primeira vez ao público o substituto do vocalista David Ruffin, Dennis Edwards.

The Temptations: músicas direto do túnel do tempo

Se você gostou de conhecer os sucessos de The Temptations, músicas que marcaram época podem tornar o seu dia ainda melhor!

Por isso, não deixe de conferir nossa seleção musical direto do túnel do tempo, com as 30 melhores músicas internacionais dos anos 60!

Músicas internacionais dos anos 60