Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a história da música The Show Must Go On, do Queen

Analisando letras · Por Érika Freire

11 de Junho de 2021, às 19:00

Presente no álbum Innuendo, lançado em 1991, a música The Show Must Go On se tornou um dos maiores sucessos do Queen. A canção simboliza os últimos momentos da vida do vocalista Freddie Mercury, que morreu no mesmo ano por conta de uma broncopneumonia causada pela AIDS. 

Queen
Créditos: Divulgação

Escrita por Brian May, a canção é como uma mensagem para os fãs da banda, um aviso de que apesar de tudo, o show continuaria. 

Como uma despedida, Freddie faleceu após seis semanas do lançamento do single. Vamos conhecer a seguir um pouco mais sobre a história da música The Show Must Go On

História da música The Show Must Go On

O último disco lançado pelo Queen antes da morte de Freddie Mercury foi Innuendo, que traz uma das canções com maior teor emotivo da banda, The Show Must Go On.

Há uma referência antiga que fala a respeito do canto dos cisnes. De acordo com a lenda, o cisne branco passa praticamente toda a vida em silêncio, porém, antes de morrer pode cantar uma triste e linda canção.

Freddie Mercury não combina com o cisne branco porque cantou muito em sua vida, porém, interpretou The Show Must Go On um pouco antes de falecer, em 24 de novembro de 1991. Sendo assim, podemos dizer que este sucesso do Queen é o canto dos cisnes de Freddie

Composta por Brian May, The Show Must Go On contou com o apoio e aprovação de Mercury. A banda estava em estúdio fazendo os trabalhos finais quando Brian May acertava alguns detalhes da música e estava inseguro em relação ao título.

Freddie ouviu Brian interpretar e amou, encorajando o amigo que não havia problema algum, que era exatamente aquilo que precisavam fazer

Mercury já estava bastante debilitado, mas fez questão de participar das gravações e se entregou com toda a energia que ainda tinha para cantar The Show Must Go On. 

A melodia criada pela banda pedia uma interpretação em notas mais altas. Apesar da preocupação de Brian sobre o esforço que Mercury deveria fazer, o icônico vocalista respondeu algo do tipo: não se preocupe – eu vou arrasar! 

Em seguida, mandou pra dentro algumas doses de vodca e foi para a mesa de gravação. Partiu algumas semanas depois, não sem antes realizar uma das performances mais incríveis da sua jornada enquanto cantor. 

Letra reflete sobre os últimos momentos de Freddie

The Show Must Go On traz questionamentos sobre a forma como levamos a vida. Estamos vivendo pelo quê? E o que buscamos? 

A intenção de Brian May e Freddie Mercury foi muito transparente sobre o significado da música. Ela transmite os sentimentos finais do cantor e tudo o que ele estava passando naquele momento.

The show must go on (O show deve continuar)
The show must go on, yeah (O show deve continuar, sim)
Inside my heart is breaking (Por dentro, meu coração está se partindo)
My make up may be flaking (Minha maquiagem pode estar escorrendo)
But my smile still stays on (Mas meu sorriso permanece)

Brian May colocou um palhaço como personagem que está com o coração partido e a maquiagem borrada, mas ele insiste em sorrir, deixando claro que o show precisa continuar.

É a perseverança de alguém que compreende que vai partir e opta por aproveitar de cabeça erguida seus últimos dias. 

Whatever happens (O que quer que aconteça)
I’ll leave it all to chance (Eu deixarei tudo à sorte)
Another heartache (Uma outra mágoa)
Another failed romance (Um outro romance fracassado)
On and on (De novo e de novo)
Does anybody know what we are living for? (Alguém sabe pelo o que nós estamos vivendo?)

Os últimos meses de vida de Freddie Mercury

Foi em 1987 que Freddie Mercury descobriu o diagnóstico de HIV. Preferiu seguir em silêncio e levou adiante seu trabalho, shows e só foi revelar à imprensa poucos dias antes de sua morte. 

Quando a banda trabalhou no disco Innuendo, eles já sabiam do que se passava com o vocalista, imaginavam o que estaria prestes a acontecer, embora o assunto sobre a doença não fosse muito abordado em estúdio. Isso porque Freddie teve uma postura firme de apenas querer tocar o trabalho

Capa do álbum Innuendo, do Queen
Capa do álbum Innuendo / Créditos: Divulgação

Como ele ainda não havia levado a público o seu diagnóstico, se iniciou uma especulação muito incisiva por parte da imprensa, que pressionava o cantor sobre o seu estado de saúde. 

Em 5 de setembro de 1991, o cantor gravou These Are The Days Of Our Lives, o seu último clipe com a banda. Naquela época, o vírus HIV era ainda uma novidade e a ciência não havia desenvolvido os remédios e tratamentos eficazes encontrados hoje.

Quem era diagnosticado com HIV, sabia que a morte era certa e em pouco meses, o que era mais triste ainda. 

Sabendo disso, Freddie correu para realizar alguns sonhos, um deles foi cantar com a sua artista preferida, a catalã Montserrat Caballé. Juntos lançaram o álbum Barcelona, o segundo da carreira solo de Freddie. 

Em 1990, o vocalista fez uma das últimas aparições em público no Brit Awards para receber o prêmio de Contribuição Excepcional para a Música.

Um mês antes de sua morte, foi lançada a música The Show Must Go On e os integrantes optaram por criar montagens de diversas imagens de outros clipes, já por conta da doença do vocalista. 

Queen no Brit Awards
Queen no Brit Awards / Créditos: Divulgação

O cantor chegou a tomar alguns coquetéis para AIDS, mas com o agravamento da doença, precisou amputar um pé e decidiu interromper com os remédios.

Faleceu no dia 24 de novembro e, antes disso, chegou a pedir para que todos deixassem o preconceito em relação à AIDS e apoiassem a luta. 

Curiosidades sobre a banda Queen

Que tal ficar com a gente e conferir mais algumas curiosidades sobre o Queen? Uma das maiores bandas de rock da história tem muitas coisas interessantes em sua trajetória! Vem que está imperdível. 

Curiosidades da banda Queen

Mais Queen pra você: