Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

The Clash: conheça as melhores músicas da banda

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

1 de Julho de 2022, às 12:00

As melhores músicas do The Clash ajudaram a moldar a história do movimento punk e ficaram marcadas na história, sendo até hoje consideradas verdadeiros hinos para apreciadores de música no mundo inteiro.

Em meados da década de 1970, quando os Estados Unidos fervilhavam toda sua revolta social com os Ramones, surgiu na Inglaterra um movimento ainda mais rebelde, capitaneado pelos Sex Pistols e pelo The Clash.

The Clash, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

Enquanto a banda de Johnny Rotten e Sid Vicious voltava suas atenções para o lado mais niilista da música punk, o The Clash, comandado por Mick Jones e Joe Strummer, criou uma discografia sólida e evolutiva, diferente de tudo o que conhecemos no rock.

As letras carregadas de críticas sociais e políticas geravam um contraste curioso com melodias caóticas, carregadas por guitarras que “vazavam” de um canal de áudio para outro, com vocais embolados e mixagem simples.

Para muitos, o capricho (ou seria não-capricho?) das obras coloca o grupo formado por Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon, Keith Levene e Terry Chimes entre as maiores bandas de punk rock da história. Vem conhecer mais sobre o The Clash!

The Clash: as 10 melhores músicas da banda

A carreira do The Clash foi relativamente curta, com seis álbuns lançados entre 1977 e 1985, mas certamente está marcada na história do rock.

Na discografia, faixas que traduziam muito bem a revolta dos integrantes da banda britânica com letras genuínas, carregadas de exímia qualidade artística. Conheça quais são as melhores músicas do The Clash! 

Should I Stay Or Should I Go

Maior sucesso da carreira do The Clash, Should I Stay Or Should I Go foi o principal motivo por trás do sucesso do álbum Combat Rock e foi listada pela VH1 como uma das 100 melhores músicas de hard rock da história.

A faixa teria sido escrita por Mick Jones às vésperas de sua demissão do grupo, por conta do tempestuoso relacionamento com a cantora Ellen Foley, embora o guitarrista nunca tenha confirmado essa história.

London Calling

Faixa de abertura do álbum homônimo, de 1979, London Calling, do The Clash, se tornou uma música tão famosa que acabou se transformando em um parâmetro de qualidade que serviria para analisar todas as músicas que a banda lançaria dali para a frente.

A canção fala sobre o caos que se esconde por trás dos esqueletos de grandes cidades e o fantasma da ameaça de uma guerra nuclear, sem esconder o discurso político que colocaria a banda entre os maiores nomes da história do punk.

Rock The Casbah

Mais política do que nunca, Rock The Casbah surpreendeu os fãs com uma batida mais dançante, embora a letra continuasse em uma temática cara aos músicos: a política.

Uma das melhores músicas do The Clash, o hit do álbum Combat Rock critica a proibição do rock no Irã, a mando do Aiatolá Khomeini e fundamentalistas islâmicos.

I Fought The Law

Uma das faixas mais famosas do The Clash, I Fought The Law tem letra de protesto, a respeito de um homem que foi parar atrás das grades após promover uma onda de roubos.

Apesar do que muitos fãs pensam, no entanto, a música não foi composta pela banda britânica, mas pelo cantor e compositor norte-americano Sonny Curtis, conhecido por seu trabalho no pop e no country.

Know Your Rights

A batida quase marcial do baixo e da bateria em Know Your Rights é pontuada por uma curiosa quebra das guitarras, apresentando um som mais complexo do que boa parte das faixas da banda.

Na letra, o The Clash mostrou toda sua revolta social com um toque de sátira, lembrando que só tem direito à liberdade de expressão quem não é burro demais para apreciá-la.

Train In Vain

Para mostrar que existe um lado romântico nos durões do The Clash, Train In Vain é uma agradável balada com pegada de blues que quase ficou de fora da discografia original da banda.

A música foi gravada para convencer os executivos de que o álbum London Calling poderia ter bons resultados comerciais, e seria engavetada no lançamento oficial do disco, mas acabou ficando tão boa que entrou para o álbum.

Police & Thieves

Uma das melhores músicas do The Clash para quem quer conhecer mais a banda, Police & Thieves fez parte do primeiro álbum do grupo e encantou os ouvintes com sua envolvente linha de baixo e “cara” de reggae.

A canção é, na verdade, um inesperado cover de Police & Thieves, um dos maiores nomes do reggae jamaicano.

The Guns Of Brixton

Mais uma incursão do The Clash no reggae, The Guns Of Brixton é uma das pouquíssimas contribuições do baixista Paul Simonon para a discografia da banda.

A música fala sobre a realidade da violência na região de Brixton, ao sul de Londres, uma área comandada por gangues onde o baixista nasceu e cresceu.

Straight To Hell

Para fãs mais puristas, Straight To Hell não está entre as melhores músicas do The Clash, mas merece palmas por ter se firmado como um hit atemporal.

A canção é carregada por sintetizadores milimetricamente utilizados, além de uma batida neocalypso que faz um aceno à bossa nova: uma mistura diferente e de muita qualidade à discografia do grupo.

White Riot

Uma reação do rock britânico à crescente onda de fascismo e racismo em meados da década de 1970, White Riot se transformou em um hino da luta pela igualdade racial.

A música protesta contra a brutalidade policial e a inanição da juventude branca, como um convite para jovens privilegiados à responsabilidade nos debates raciais e ao papel de defender os jovens negros.

The Clash e outros ícones punks

As melhores músicas do The Clash levam o ouvinte a uma jornada de consciência social, revolta e politização, e até hoje são vistas como hinos atemporais em nome da atuação mais ativa dos jovens na política e sociedade.

O que você talvez não saiba é que isso é uma marca do movimento punk, conhecido por seus princípios de transgressão e liberdade. Por isso, não deixe de clicar no link para conhecer a história do movimento punk e os maiores nomes do estilo musical!

História do Punk