Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Relembre as 13 melhores músicas dos Beatles

Listas musicais · Por Mateus Pereira Silveira

7 de Abril de 2020, às 19:00

O ano era 1960. Quatro garotos formaram uma banda e começaram a tocar em clubes de Liverpool. Pouco tempo depois, o grupo já arrastava multidões mundo afora e começava uma mudança no cenário musical.

Não é preciso mais dicas para mostrar que estamos falando dos Beatles, né?

The Beatles
Créditos: Divulgação

O impacto que o quarteto inglês causou na indústria da música é tão grande que eles são lembrados como a maior banda de todos os tempos. 

John, Paul, George e Ringo eram ousados, criativos, originais e brilhantes. Com estilo único, conquistaram fãs de todas as idades com suas melodias e mensagens que permanecem influentes até hoje. 

Sendo assim, nada mais digno que listar as melhores músicas dos Beatles. Separamos aquelas mais importantes para a trajetória do grupo. Vamos conferir? 

As melhores músicas dos Beatles

Não faltam álbuns, músicas e singles marcantes da banda britânica, desde aqueles sons para contemplar e refletir a vida até aqueles para dançar e cantar com a galera, como: 

  • Hey Jude
  • Yesterday 
  • Twist and Shout
  • Come Together 
  • Revolution
  • E muito mais

13. Paperback Writer 

Contando a história de um homem que busca publicar seu primeiro romance e conquistar o sonhado sucesso, Paperback Writer é uma canção pop que mostra bem os arranjos vocais dos integrantes, como na parte em que eles cantam o nome da música soando como um coral. 

12. Twist And Shout 

Essa é para abrir espaço e sair dançando independente de onde você estiver. Original do grupo The Top Notes, foi regravada depois pelos garotos de Liverpool. 

Cover de maior sucesso da banda britânica, Twist and Shout voltou para as paradas em 1986, após ser trilha na cena do desfile no filme Curtindo A Vida Adoidado

11. Yellow Submarine 

Existem fãs dos Beatles de todas as idades e a mais provável de as crianças gostarem é Yellow Submarine, tanto pela melodia quanto pela animação feita para a faixa. 

Como toda boa música, há especulações sobre o seu sentido, se ela se refere a uma viagem psicodélica ou a um lugar em que flui positividade. O fato é que todos amam ela mesmo assim. 

10. Here Comes The Sun 

Em 1969, o mundo viu que o guitarrista George Harrison era tão bom compositor quanto John e Paul. 

Um exemplo é Here Comes The Sun, escrita em uma tarde do cantor na companhia de seu amigo Eric Clapton. O resultado é essa música que transmite toda energia solar em versos simples e alegres. 

9. Strawberry Fields Forever

Strawberry Fields Forever tem uma melodia gostosa, que te faz sonhar e viajar. A letra, composta por John, traz as memórias de sua infância nos jardins do orfanato de mesmo nome. 

8. Come Together 

Inventar e experimentar estava na essência dos quatro membros dos Beatles. Come Together é uma prova disso, já que a música surgiu de um slogan político. 

Descartada como propaganda, eles foram mesclando referências de gêneros como o blues e de cantores, como Elvis e Chuck Berry. 

Os ajustes feitos por eles durante as gravações, com a inclusão dos riffs acompanhados pela bateria de Ringo deixaram o som mais autoral e com a identidade dos Beatles. 

7. Eleanor Rigby 

Mais uma daquelas canções que contam uma história, Eleanor Rigby mostra em dois personagens a vida daqueles que vivem sozinhos, logo, é a mais melancólica da lista. 

Uma curiosidade é que, nessa música, nenhum dos membros toca algum instrumento, já que a melodia é toda feita com quarteto de cordas, dando um tom mais clássico para a canção. 

6. I Want To Hold Your Hand

Quem é um verdadeiro fã dos Beatles sabe que foi I Want To Hold Your Hand a responsável pela banda estourar nos Estados Unidos. 

Como até então nenhum grupo britânico tinha feito barulho na América, os Beatles falaram que só iriam ao país quando chegassem ao primeiro lugar das rádios. Não deu outra, e o single levou a beatlemania para outro continente 😁

5. Help!

Algo que torna os Beatles tão fenomenais é que algumas palavras são tão ligadas ao repertório da banda que é difícil falar nelas sem lembrar da música.

Help! é um ótimo exemplo. Com certeza, o pedido de socorro de John Lennon é uma das mais animadas e lembradas músicas do grupo, influenciando toda uma época! 

4. Let It Be 

Enquanto é uma das mais belas composições de Paul McCartney, Let It Be traz uma certa tristeza, pois, um mês após ser lançada, a banda anunciou seu fim. 

Com estilo mais soul e aura espiritual, a canção oferece esperança para momentos difíceis e já virou um mantra musical. 

3. Revolution 

A mais política do grupo, Revolution trouxe a visão de John sobre protestos e manifestações ao redor do mundo

As guitarras e distorções apresentam uma sonoridade mais pesada e enérgica para a música, que já pode ser considerada um dos clássicos do rock

2. Hey Jude

Na, na na na na na, na na na, hey, Jude…🎶

É difícil encontrar alguém que nunca tenha cantado o coro de Hey Jude e se emocionado com a letra. A música é tão marcante que é presença certa no setlist de Paul McCartney. 

Composta em um período conturbado da banda, Hey Jude foi dedicada para Julian, filho de John, que se sentia triste a separação dos pais e toca o coração de todo mundo. 😍

1. Yesterday

Ontem o dia parecia mais fácil, né? É exatamente esse o sentimento que Yesterday desperta quando ouvimos esse hino. 

O grupo teve suas dúvidas antes de lançar a música, já que ela não tinha a pegada de rock que as outras produções deles. Mas ela conquistou o público e se tornou a canção com mais covers na história da música. 

Um pouco da história dos Beatles 

Seja qual for a lista dos maiores músicos do século XX, The Beatles vai ocupar um dos lugares do pódio. Com méritos, é claro! 

Com seus colegas de escola, John formou a banda Quarrymen, em 1957. Na mesma época, Paul entrou para o grupo e um ano mais tarde foi a vez de George.

O baterista Ringo Starr foi o último a compor o quarteto fixo, em 1962, quando a banda já tinha o nome pelo qual seria conhecida em todos os cantos do mundo. 

The Beatles
Créditos: Divulgação

Os shows começaram na Inglaterra e na Europa e em 1964, o grupo atravessou o oceano para encantar os americanos e ampliou a fama mundial. 

Em 10 anos de estrada, eles lançaram trabalhos que sempre foram bem recebidos pelo público e crítica. 

Entre os mais memoráveis estão o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, mais vendido do grupo e o aclamado White Album

Capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band / Créditos: Divulgação

Após conflitos de personalidades e opiniões, os Beatles anunciaram sua separação em 1970, com cada integrante sendo bem-sucedido em sua carreira solo. 

Infelizmente a esperança de um retorno da banda terminou após o assassinato de John Lennon em 1980 e a morte de George Harrison, vítima do câncer, em 2001, deixando o legado icônico da banda representado por Paul McCartney e Ringo Starr.

Hoje, relembramos a carreira da banda através de livros e documentários que contam um pouco de como o quarteto compunha e produzia suas músicas.

Beatles para sempre 

Aposto que você sentiu falta de outros clássicos da banda, como She Loves You, Something e outras né? 

Para compensar, fizemos uma playlist sensacional, com as melhores músicas do Universo Beatles para ouvir em qualquer momento!

Universo Beatles

Continue lendo sobre os Beatles: