Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os principais grupos da terceira geração do k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

21 de Junho de 2020, às 19:00

A terceira geração do k-pop é de extrema importância para o cenário musical coreano. Também denominada por muitos pesquisadores como Neo-Hallyu, é ela que carrega os principais nomes da atualidade, como BTS e BLACKPINK, sucessos no mundo todo.

Essa geração é marcada pela maior internacionalização do estilo: se na anterior os artistas começaram a explorar o território ocidental, aqui a mágica acontece de verdade! 

E muito disso se deve à maior exploração das redes sociais, ferramenta essencial para conectar artistas e possíveis novos fãs.

Os grupos mais famosos da terceira geração do k-pop

São muitos grupos que formam a terceira geração do k-pop. É sério: há registros de mais de 100 novos artistas surgindo a cada ano, então seria impossível listar todos. 

Por isso selecionamos os mais famosos e icônicos, aqueles que nos ajudam a entender o que define essa geração. Vamos lá?

EXO

O debut do EXO é considerado um marco essencial para o começo da terceira geração do k-pop. A divulgação on-line foi massiva, com um total de 23 (!!!) teasers lançados entre dezembro de 2011 e março de 2012. 

Isso gerou um grande buzz, aumentando o interesse das pessoas em conhecer o grupo que, com o lançamento de suas músicas, não demorou para cair no gosto do público e rapidamente se tornou um dos nomes mais influentes da história do k-pop.

Inicialmente, o grupo estreou com 12 membros divididos em duas sub-units, EXO-K e EXO-M, que se apresentavam respectivamente na Coreia e na China, com versões em coreano e mandarim das mesmas faixas. Hoje, com três integrantes a menos, todos trabalham juntos em músicas que você já deve conhecer, como Love Shot e Obsession

BTS

É literalmente impossível falar da terceira geração do k-pop sem citar o BTS. O grupo é o principal nome da Neo-Hallyu, sendo ainda uma das maiores provas de como o investimento em engajamento on-line é essencial para o sucesso nos dias de hoje.

O septeto teve sua estreia em 2013 e não fizeram tanto barulho logo de cara, mas foram lentamente ascendendo, conquistando seu espaço na Coreia para então, em 2017, se consagrar de vez e mostrar para todo o mundo que eles vieram não só para ficar, mas para revolucionar a indústria!

Quer saber mais sobre como foi a evolução do BTS? A playlist toca desde as faixas de estreia do grupo às músicas que marcaram seu boom mundial para te ajudar a entender como o BTS mudou seu som, mas não deixou sua essência de lado. 

BLACKPINK

A YG Entertainment foi a casa de alguns dos principais grupos da segunda geração, e o BLACKPINK honra seu legado na Neo-Hallyu como o principal nome feminino do momento, principalmente quando se fala em reconhecimento internacional.

As garotas são recordistas de visualizações no YouTube, marcaram presença no Coachella e até parceria com a Lady Gaga já rolou, provando que é real a dominação mundial promovida pelo grupo, seja ao som do sucesso DDU-DU DDU-DU ou até de faixas secundárias e sem vídeo clipe, como Forever Young.

O estilo girl power é o que mais chama a atenção no público: as meninas dão um show de confiança nos palcos a ponto de ser impossível não se apaixonar por essas quatro talentosas, lindas e carismáticas artistas. 

Monsta X

Monsta X é outro gigante quando falamos de sucesso dentro e fora da Coreia. Em atividade desde 2015, foram formados por meio de um programa de sobrevivência, outra marca da terceira geração. 

O grupo recentemente perdeu um integrante e a música Fantasia, projeto mais recente deles, é a maior evidência de que os rapazes estão dispostos a provar que sua estabilidade continua, mesmo como um sexteto

TWICE

O grupo também nasceu em um reality e é sempre acompanhado de clipes muito bem produzidos, coreografias lendárias e recordes de vendas na Coreia do Sul.

Sua formação fez o TWICE ser comparado ao lendário Girls’ Generation, mas as meninas já provaram sua própria identidade e continuam a se reinventar. 

A imagem fofa já ficou para trás e faixas recentes como More & More mostram como elas cresceram e evoluíram.

A mudança de imagem acompanhando o amadurecimento do grupo também fez muito bem para a sua recepção internacional, e cada vez mais as garotas conquistam amantes em todo o mundo

Red Velvet

Lançadas pela SM Entertainment em 2014, o quinteto Red Velvet já é um dos nomes mais lendários da história do k-pop, mas segue intensificando seu impacto a cada lançamento

A diversidade sonora das garotas é a chave para o seu sucesso: enquanto a Coreia prefere o lado Red, marcado por músicas mais alegres como Red Flavor, aqui no ocidente os maiores sucessos das meninas são as faixas do lado mais maduro, o Velvet, com faixas como Bad Boy e Psycho

MAMAMOO

O grupo surgiu em 2014 com o diferencial de ser mais focado em canto do que em dança, mas hoje em dia as meninas já provaram, em lançamentos como HIP, que mandam muito bem em todos os quesitos.

As integrantes são o destaque do grupo: todas são igualmente multitalentosas, mas suas habilidades individuais, carisma brilhante e a beleza fora dos padrões sul-coreano ajudaram o MAMAMOO a chamar ainda mais atenção em todo o mundo. Por onde passam, todos ficam curiosos e virar fã é inevitável.

Seventeen

Um dos grupos mais queridos da Coreia, o Seventeen cresce cada vez mais, também no cenário internacional.

Seu principal atrativo — além de ser formado por 13 integrantes — é o domínio nas áreas de hip-hop, vocal e performance. Eles se dividem em sub-grupos de acordo com suas habilidades, mas as principais atividades são com a formação completa. 

O Seventeen também já provou sua versatilidade ao mostrar o lado fofo em Adore U, divertido em Very Nice, maduro em Getting Closer e romântico em Love Letter. O que não falta é música boa!

Os precursores do k-pop

Agora que você já sabe tudo sobre os maiores grupos da Neo-Hallyu, que tal conhecer também os principais artistas da primeira geração do k-pop?

Eles foram os precursores do estilo musical e a existência dos nossos grupos preferidos de hoje só é possível graça aos esforços destes que surgiram 20 anos atrás!

primeira geração k-pop