Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

13 temas de novelas para entrar em modo nostalgia

Nostalgia · Por Camila Fernandes

29 de Outubro de 2019, às 20:00

Alô, alô, noveleiros de plantão! Quem gosta de acompanhar as tramas da TV sabe que uma boa novela sempre deixa sua marca: pode ser um bordão, um estilo de roupa ou um personagem inesquecível.

Mas as músicas também são uma parte super importante numa trama! Elas têm aquele poder de entrar na mente e no coração, e tornar tudo muito mais intenso — inclusive sua ligação com a novela. 

Vai dizer que nunca ficou lá, acompanhando a história de uma personagem por tanto tempo que já se sentia parte da trama? A trilha sonora é usada justamente pra ajudar nessa identificação do público, além de melhorar a ambientação das cenas e dar um toque especial ao drama (que a gente adora).

É por isso que, pra relembrar as novelas que marcaram época, nada melhor do que relembrar os grandes sucessos das trilhas sonoras da TV brasileira. Prepare o coração e já pode ligar o modo nostalgia! Vamos relembrar trilhas famosas de novelas como:

  • Laços de Família
  • Caminho das Índias
  • A Usurpadora
  • Avenida Brasil
  • O Clone
  • e mais…

13 temas de novelas mais marcantes da TV

Sempre tem uma trilha marcante em cada série, filme ou novela, mas às vezes a gente se identifica tanto que ela se torna inesquecível, e aí é só ouvir um pedacinho pra despertar saudades. 

Por outro lado, também têm aquelas trilhas que são tão boas, mas tão boas, que acabam marcando uma geração inteira! Olha aí alguns exemplos (tem música pra todas as idades, pode acreditar):

1. Love By Grace — Lara Fabian (Laços de Família — 2000)

Vamos começar de cara por uma das cenas mais marcantes de todos os tempos: ao som de Love By Grace, Carolina Dieckmann emocionou o país inteiro com a cena em que sua personagem raspa os cabelos por causa da leucemia. 😢

2. Beedi — Sunidhi Chauhan (Caminho das Índias — 2009)

Só mesmo uma novela pra fazer você tentar cantar uma música em hindi, né? Muita gente já se aventurou em tentar repetir a letra (ou os sons 😂) de Beedi, mesmo sem entender nem uma palavra. 

3. Thinking Out Loud — Ed Sheeran (I Love Paraisópolis — 2015)

I Love Paraisópolis foi cheia de casais pra amar, isso é fato. Mari e Benjamin foram super fofos, e não tinha música melhor pra representar esses dois do que Thinking Out Loud.

4. La Usurpadora — Pandora (A Usurpadora — 1998)

A Usurpadora já foi exibida no Brasil cerca de 15654576 vezes 😂. A primeira exibição até ganhou uma abertura em português, com a música Sonho Lindo, mas foi a mexicana La Usurpadora que virou marca registrada da novela por aqui.

5. Carro-Céu — Super Feliz (Carrossel — 1991)

A novela Carrossel já ganhou várias versões, inclusive uma brasileira. Além disso, três versões mexicanas da novela já foram exibidas no Brasil — a primeira delas, que chegou por aqui em 1991, teve como abertura a música Carro-Céu, que marcou várias gerações.

6. Amor e Sexo — Rita Lee (Celebridade — 2003)

Mais uma novela cheia de cenas icônicas, Celebridade criou altas polêmicas em 2003. Amor e Sexo, tema de Darlene e Vladimir, representa bem o espírito da novela.

7. Rebelde — RBD (Rebelde —2004) 

No começo dos anos 2000, a novela mexicana Rebelde se tornou uma febre entre crianças e adolescentes de todo o Brasil. Os fãs chegavam a ficar dias nas filas esperando pelos shows do RBD, grupo formado na novela que tinha como um de seus maiores sucessos a música Rebelde.

8. A Viagem — Roupa Nova (A Viagem — 1994)

A versão original de A Viagem, exibida em 1975, teve como inspiração os livros Nosso Lar e E a Vida Continua…, do médium Chico Xavier. Em 1994, a novela ganhou um remake, e foi aí que surgiu a famosa abertura com a música do Roupa Nova.

9. Admirável Gado Novo — Zé Ramalho (O Rei do Gado — 1996)

O Rei do Gado foi mais uma dessas novelas que permanecem na memória, mesmo depois de anos. A música Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho, traz um tom crítico que também esteve presente em vários momentos da trama.

10. A Miragem — Marcus Viana (O Clone — 2001)

A Miragem foi tema de um dos casais mais amados da história da TV. A música que embalava o amor impossível de Jade e Lucas ganhou até uma versão em inglês, All For Love, que abria a novela no exterior.

11. Um Violeiro Toca — Almir Sater (Pantanal — 1990)

Pantanal marcou a televisão brasileira ao trazer o enredo central fora da região Sudeste — algo que até hoje aconteceu muito pouco.

As paisagens do pantanal mato-grossense encantaram o público, mas a trilha sonora também deu suas contribuições. Um Violeiro Toca foi tema do personagem Tibério, interpretado por Sérgio Reis.

12. Modinha Para Gabriela — Gal Costa (Gabriela — 1975)

Inspirada no livro Gabriela, Cravo e Canela, a novela Gabriela foi exibida pela primeira vez em 1975 e ganhou a segunda versão em 2012, ambas tendo como abertura a música Modinha Para Gabriela, na voz de Gal Costa.

13. Vem Dançar Com Tudo — Robson Moura e Lino Krizz (Avenida Brasil — 2012)

Tudo bem que a novela está sendo reprisada em 2019, mas mesmo assim não podíamos deixar de relembrar a música de abertura que ficou grudada até na mente de quem nunca assistiu um capítulo e chegou a virar meme. 

Vale a pena ouvir de novo…

E aí, deu pra sentir saudades? É claro que lista de sucessos que marcaram as novelas não para por aqui.

Existem vários sucessos que saíram das telinhas, mas continuam até hoje na memória. Dá o play nessa seleção incrível de temas de novelas pra ouvir mais!

Playlist temas de novelas