Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O significado de Sweater Weather, novo hino bissexual do TikTok

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

18 de Março de 2021, às 12:00

Hoje em dia é fácil saber se uma música está dando certo: basta abrir o TikTok e ver se ela está sendo usada nos vídeos ou aparecendo nos trends da rede social

Não é novidade que o aplicativo tem sido um portal para a descoberta de novos hits e artistas, bem como desperta a memória nostálgica ao relembrar hits do passado, como é o caso de Sweater Weather, do The Neighbourhood. 

The Neighbourhood
Créditos: Divulgação

Lançada em 2012, a música da banda californiana de indie rock ganhou um novo significado para os usuários da rede, fazendo que o single se tornasse ainda mais popular. 

E por isso, resolvemos explicar essa conotação tão especial e os significados da letra de Sweater Weather nesse post! Vem com a gente! 

O significado da letra de Sweater Weather 

Quando traduzida literalmente, Sweater Weather tem uma duplicidade que confunde os mais desavisados, já que sweater nada mais é que um suéter, ou também o famoso moletom.

Porém, a versão em português que mais condiz com os versos seria algo como clima agradável e você já vai entender o porquê. 

Jesse Rutherford
Jesse Rutherford / Créditos: Divulgação

Em entrevista à ABC Radio, o líder do grupo, Jesse Rutherford, falou que ao compor a Sweater Weather, ele tinha mais a ideia da intimidade de um casal, sem explicitar gênero e que sim, a música poderia ser uma interpretação mais aberta sobre o sexo

Eu só estava tentando ser o mais descritivo possível. Acho que com as letras […] você tem a chance de realmente fazer as pessoas usarem mais do que apenas sua capacidade de audição, e é bom poder sentir as coisas ao longo de uma música. Então, eu apenas tentei tornar as coisas tangíveis, declarou o músico. 

Esse tom mais intimista e sensual pode ser notado em diversos trechos da música, e de fato consegue despertar sensações nos ouvidos mais atentos. 

Touch my neck and I’ll touch yours (Toque meu pescoço e eu tocarei o seu) 
You in those little high waisted shorts, oh (Você nesse pequeno shorts de cintura alta, oh) 
She knows what I think about (Ela sabe o que eu penso sobre) 
And what I think about (E o que penso sobre) 
One love, two mouths (Um amor, duas bocas) 
One love, one house (Um amor, uma casa) 
No shirt, no blouse (Sem camisa, sem blusa) 
Just us, you find out (Apenas nós, você vai descobrir) 
Nothing that wouldn’t wanna tell you about no (Nada que eu não queira te contar né) 

As descrições da relação contada na música começam mais suaves, como se uma descoberta de uma paixão no começo de uma relação, mas que começa a se tornar mais quente e íntima com o desejo ao longo do tempo. 

The goosebumps start to raise (Os arrepios começam a aparecer) 
The minute that my left hand meets your waist (O minuto em que minhas mãos em sua cintura) 
And then I watch your face (Então eu vejo seu rosto) 
Put my finger on your tongue (Coloco meu dedo em sua língua) 
‘Cause you love the taste, yeah (Porque você ama o gosto, yeah) 
These hearts adore (Esses corações adoram) 
Everyone the other beats hardest for (Toda pulsação acelerada) 

Parece que o clima esquentou aqui, não é mesmo? Se para Jesse, o sexo não era a intenção principal durante a composição dos versos, para a gente fica bem claro a sensualidade provocada por Sweater Weather. 

A combinação de gêneros da música com os sussurros só ajudam a despertar os desejos secretos. Até por isso, ela foi a escolha perfeita para muitos muitos assumirem a bissexualidade sem medo de julgamentos. 

Inside this place is warm (Aqui dentro está quente) 
Outside it starts to pour (Lá fora começa a chover) 
[…] 
Cause it’s too cold (Porque está muito frio) 
For you here (Para você por aqui) 
And now (E agora) 
So let me hold (Então me deixe segurar) 
Both your hands in the holes of my sweater (Suas duas mãos nos bolsos do meu suéter)

Geralmente um relacionamento é movido por mudanças, que acendem a luxúria e a paixão, mas isso não significa que a rotina é algo tedioso, muito pelo contrário.

Afinal, quem não gosta dos momentos acolhedores, repletos de abraços e aconchego? 

A letra de Sweater Weather carrega essa dualidade, ao mostrar que ele mesmo não gostando do lugar onde vive, permanece ali pois o local lhe transmite conforto. 

No fim, o clima agradável da faixa lembra aqueles dias frios e chuvosos, mas que você passa debaixo das cobertas junto com seu amor, compartilhando uma comidinha que acalma o coração e aquecendo as mãos em um suéter confortável. <3 

O retorno do sucesso de Sweater Weather

Desde o final de 2020, Sweater Weather voltou a circular nos charts e nas listas de reprodução do Spotify, o que certamente despertou a curiosidade de muitos, já que se tratava de uma canção que fez sucesso há quase uma década. 

A verdade é que a música mais lembrada do The Neighbourhood ganhou um novo fôlego na internet graças ao TikTok, já que os perfis começaram a replicar o som em seus vídeos e daí para se tornar um viral foi um pulo. 

@ani.orduz

Fucking closet💖💜💙 . ##bi ##🏳️‍🌈 ##comingout ##closetedbi ##sweaterweather ##🏳️‍🌈👄🏳️‍🌈 ##fyp ##lentejas

♬ Sweater Weather – The Neighbourhood

Acontece que dessa vez, mais que mostrar a sonoridade do grupo indie pop para um público mais jovem, a música se tornou uma forma de representar uma parcela da comunidade LGBTQIA+, mais especificamente os bissexuais

Tudo começou quando James Wright fez um post descontraído revelando a sua orientação sexual. A simples mensagem teve um alcance poderoso e não demorou muito tempo para a galera se juntar na mesma tendência, fazendo com que a música se tornasse um hino bissexual

@jameswrightt

plz don’t hate me, i have my whole life but i’m finally starting to love myself

♬ Sweater Weather – The Neighbourhood

Embora a letra de Sweater Weather tenha um apelo até sensual, ela não possui uma mensagem ativa de liberdade de expressão, detalhando mais aspectos existenciais e amorosos. 

Contudo, na época em que o mundo conhecia o The Neighbourhood, o estilo soft-grunge do grupo fez com que eles se tornassem uma referência estética nos fóruns alternativos e no Tumblr. 

Além deles, outros artistas com semelhanças visuais e sonoras, como Arctic Monkeys e Lana Del Rey já transmitiam uma vibe parecida. 

The Neighbourhood
Créditos: Divulgação

O fato é que, apesar de o tema não ser tão diretamente ligado ao significado de Sweater Weather, a música foi usada como uma maneira divertida de várias pessoas falarem abertamente sobre sua sexualidade e virou um motivo de orgulho, liberdade e alegria. 

Uma curiosidade: a expressão já ficou tão em alta entrou para o dicionário popular dos EUA, gerando ainda um marketing positivo para o quinteto norte-americano. 

Você ama o estilo alternativo? Então descubra qual é a sua banda indie

O melhor do indie para compartilhar nas redes 

O que não faltam nas músicas alternativas são letras cheias de versos reflexivos, perfeitos usar no status das redes sociais

Depois de conhecer o significado de Sweater Weather, vem conferir 50 frases de músicas indie para você se inspirar e compartilhar!

Frases indie

Outros Links