Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 15 melhores músicas de Stevie Wonder, gênio do R&B

Listas musicais · Por Érika Freire

12 de Janeiro de 2021, às 19:00

Stevie Wonder influenciou toda uma geração de cantores e ajudou a colocar a música negra no auge na década de 60 e hoje é apontado como um gênio, capaz de fazer mágica diante do piano.

Stevie Wonder
Créditos: Divulgação

Na infância, foi um daqueles garotos prodígios que começou a se interessar por instrumentos musicais muito cedo e aprendeu a tocar piano, bateria, baixo e gaita. Também participava ativamente do coral da igreja, onde desenvolveu ainda mais suas habilidades. 

Aos 70 anos, Stevie Wonder segue como o maior astro do R&B, do jazz e da soul music, vencedor de 25 estatuetas do Grammy Awards e dono de uma discografia que ultrapassa os 40 álbuns lançados. 

Impossível definir em palavras a genialidade e a importância de Stevie Wonder para a música. O que nos resta é celebrar e ouvir algumas de suas melhores canções. 

As melhores músicas de Stevie Wonder

Vem melhorar o seu astral com as melhores músicas de Stevie Wonder!

Isn’t She Lovely

Em Isn’t She Lovely, Stevie Wonder faz uma linda declaração de amor à sua filha Aisha.

Ele compôs a canção para celebrar o nascimento da pequena e a música entrou para o disco Songs In The Key of Life, lançado em 1976.

I Just Called To Say I Love You

Uma das canções mais populares de Stevie Wonder, I Just Called To Say I Love You foi lançada em 1984 e entrou para a trilha sonora do filme The Woman in Red. 

O single, na década de 80, liderou 19 paradas musicais pelo mundo e ficou por três semanas no Hot 100 da Billboard.

You Are The Sunshine Of My Life

Com You Are the Sunshine of My Life, Stevie Wonder conquistou o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina.

O single foi lançado em 1973 e a Rolling Stone colocou a música entre as 500 melhores de todos os tempos. 

Overjoyed

Overjoyed faz parte do disco In Square Circle, lançado em 1985 e a letra, escrita por Stevie Wonder, fala de sonhos, embora a mulher retratada na canção pareça não acreditar. 

Superstition

Lançada em 1972 como single, Superstition está presente no álbum Talking Book.

Você acredita que quebrar espelhos dá azar? Como sugere a letra, não vale a pena se apegar a superstições e acreditar em coisas impossíveis de entender.

Happy Birthday

Martin Luther King Jr. ganhou uma merecida homenagem na canção Happy Birthday, composta por Stevie Wonder em 1981. 

O cantor lançou a música na mesma época em que ativistas reivindicavam a criação de um feriado para homenagear Martin Luther King Jr. 

For Once In My Life

For Once In My Life foi composta por Ron Miller e Orlando Murden, em 1965. Porém, foi na versão de Stevie Wonder, gravada em 1967, que a canção conquistou popularidade.

For once in my life I won’t let sorrow hurt me
(Pelo menos uma vez em minha vida eu não deixei a tristeza me ferir)

Descubra 23 músicas que são covers e ninguém sabe

My Cherie Amour

Outro clássico de Stevie Wonder que merece entrar para a nossa lista, My Cherie Amour é uma música de 1967, embora tenha recebido um update em 1969 com uma ajudinha de outros compositores, quando foi finalmente gravada. 

Ribbon In The Sky

Ribbon In the Sky faz parte do disco de maior sucesso do cantor, Original Musiquarium I, uma compilação com seus singles mais bem sucedidos.

Wonder cantou a linda balada durante o funeral de Whitney Houston, em 2012.

Faith (feat. Ariana Grande)

Faith marca a parceria do cantor com Ariana Grande. A música faz parte da trilha sonora de Sing, um musical de animação lançado em 2016. 

As

Música que traz uma grande lição ao dizer que o verdadeiro amor não pede nada em troca. As faz parte do disco Songs In The Key Of Life, lançado em 1976.

Vale a pena incluir na sua playlist para levantar o astral!

Part Time Lover

Part Time Lover é uma ótima pedida para dançar e deixar o clima bem alegre, embora a letra se contraponha um pouco ao ritmo dançante, pois fala de uma traição dupla dentro do casamento. 😮

Signed, Sealed, Delivered

Signed, Sealed & Delivered é uma das faixas do disco homônimo, lançado em 1970. 

Uma das surpresas do disco foi o cover de We Can Work It Out, dos Beatles.

Higher Ground

Talvez você se lembre de Higher Ground na versão feita pelo Red Hot Chilli Peppers, presente no quarto álbum da banda californiana.

Mas a música é de Stevie Wonder e foi gravada por ele em 1973 para o seu disco Innervisions. As duas versões são muito boas!

Lately

Triste notar quando a relação deu aquela esfriada e você sabe que logo tudo vai acabar. 😢 Assim se sente o personagem da belíssima canção Lately, que faz parte do álbum Hotter Than July, lançado em 1980.

Um pouco mais sobre Stevie Wonder

Stevland Hardaway Morris nasceu em 1950, em Saginaw, cidade localizada no estado de Michigan, Estados Unidos. Ficou conhecido pelo nome artístico de Stevie Wonder e iniciou sua carreira musical aos 12 anos.

Stevie Wonder jovem
Stevie Wonder quando jovem / Créditos: Divulgação

Foi por conta do nascimento prematuro que o cantor ficou cego ao sofrer um deslocamento das retinas.

Mas isso nunca se tornou um empecilho para correr atrás de seus sonhos: ele começou a cantar no coral de uma igreja em Detroit e aprendeu a tocar diversos instrumentos muito cedo. 

Com apenas 13 anos, gravou o single Fingertips ao vivo, em 1963, durante a turnê Motor Town Revue e conquistou sucesso expressivo. Em 1962, gravou seu primeiro disco, The Jazz-Soul of Little Stevie

Confira a performance do garoto que conquistaria o mundo: 

Continuou aprimorando seu talento em compor e seguiu estudando piano clássico. Nos anos seguintes, diversos hits emplacaram nas paradas de sucesso, mas foi com I Just Called to Say I Love You que o músico alcançou a primeira posição nas paradas pop e R&B.

Hoje, aos 70 anos, o cantor se tornou um ativista pelos direitos civis, apoiou Barack Obama em sua campanha presidencial, mas nunca deixou de se dedicar à música. Seu último show no Brasil ocorreu em 2012. 

Os melhores cantores de R&B

Continue com a gente e venha curtir alguns dos principais artistas do rhythm and blues, estilo derivado do blues, do gospel e do soul.

Tem Marvin Gaye, Diana Ross, James Brown e muito mais Lauryn Hill, entre os melhores cantores de R&B

cantores r&b

Você vai gostar de ler também: