Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o ska, música no estilo jamaicano para dançar e ser feliz

Curiosidades · Por Érika Freire

7 de Julho de 2021, às 12:00

 Muito popular na Jamaica no final da década de 50, o ska é um gênero musical que nasceu da mistura do rhythm and blues, jazz, jump blues com ritmos caribenhos, como o calipso e o mento. 

O gênero alegre parece ter como principal objetivo fazer as pessoas dançarem até se acabarem e pode ser considerado como uma espécie de primo do reggae, porém com mais energia. 

Com o passar dos anos, o ska foi se reinventando e novas gerações surgiram. Uma das características das bandas de ska é o uso de instrumentos de sopro, como sax, trompete e trombone. 

Ficou curioso para conhecer mais sobre este gênero diferente? Então, bora lá conhecer a história do ska. 

Ska: a origem e história da música

Precursor do reggae e do rocksteady, o ska surgiu na Jamaica no final dos anos 50 e se intensificou na década de 60, marcando a primeira geração do ska. 

A característica marcante do estilo nesta primeira fase é a fusão entre os ritmos caribenhos com estilos norte-americanos. 

A banda jamaicana The Skatalites, formada em 1964, foi uma das primeiras a ser oficialmente dedicada ao estilo. Se apresentaram pela primeira vez em um festival no Hit-Hat Club, começaram com o rhythm and blues. Seus integrantes tiveram formação e influência dos músicos de jazz da Jamaica.

The Skatalites
Formação original do The Skatalites / Créditos: Divulgação

Há diferentes versões da criação do ska. A mais correta e difundida é que o músico jamaicano Prince Buster teria pedido ao amigo Jah Jerry que tentasse um compasso do R&B. 

Jah Jerry, que mais tarde se tornaria um dos integrantes do Skatalites, fez uma batida usando a guitarra, dando origem ao ska. Essa batida da guitarra do ska ficou conhecida como skank, e anos depois seria adaptada ao reggae. 

Os primórdios do estilo foram reunidos em alguns discos, como Boogie In My Bones, de 1958, Drinkin’ Whiskey, lançado em 1959, Boogie Rock, de 1960, entre outros. 

ska música
álbum Boogie In My Bones relançado em 2010 / Créditos: Divulgação

Letras que falavam sobre discriminação racial, criticas e injustiças sociais com os trabalhadores eram algumas das temáticas principais presentes no ska, contudo, abordadas de uma forma divertida.   

Da Jamaica para a Inglaterra 

Com a primeira geração de ska caminhando bem na Jamaica, logo o estilo chegou na Inglaterra, dando início a segunda geração, no final dos anos 70. 

Two tone, assim ficou conhecida a segunda geração de ska. por conta do selo criado por Jerry Dammers. era tecladista do The Specials, banda de new wave e ska formada em 77. 

O ska encontrou um ótimo terreno para crescer, fundindo-se com o estilo punk no final da década de 70. O selo Two Tone Records reunia bandas com integrantes negros e brancos que faziam parte da classe operária da Inglaterra. 

ska música
Selo 2 Tone Records / Créditos: Divulgação

As bandas beberam do punk e do estilo jamaicano, dando a liga perfeita para criarem letras sobre discriminação racial e opressão. Além do The Specials, o Madness e o Toasters são outras duas importantes representantes da segunda geração de ska. 

A geração mais nova do ska é a terceira, que se iniciou nos anos 80 e novos subgêneros se fundiram, o ska punk e ska jazz. Operation Ivy, Rancid, Mighty Mighty Bosstones e Save Ferris são algumas das bandas representantes da terceira geração.    

Ska no Brasil

Sendo o Brasil um grande agregador de estilos musicais, o ska teve seu espaço por aqui e começou na época da Jovem Guarda. Renato e Seus Blue Caps e Wanderléa fizeram releituras de hits jamaicanos do ska, embora não sabiam exatamente o que era o estilo. 

Até que chegou os anos 80 e a banda Os Paralamas do Sucesso foi a maior representante do ska, ajudando a fortalecer a cena inglesa Two Tone. Tanto que o disco O passo Do Lui, o segundo lançado pelos Paralamas, tem uma faixa chamada Ska, assim como outras do disco que são fortemente marcadas por influências do estilo jamaicano.  

ska música
Os Paralamas do Sucesso em 1984 / Crédito: Divulgação

Nos anos 90, saiu uma coletânea chamada Ska Brasil que reunia novas bandas do gênero como o Skuba, Skamoondongos e Mr. Rude. 

Apesar de não serem dedicadas ao estilo, algumas bandas brasileiras têm ao menos uma faixa com influências do ska, como Kid Abelha, Legião Urbana, Forfun, Charlie Brown Jr, Skank e Titãs.  

Algumas bandas representantes do ska

Veja algumas das bandas que têm em sua sonoridade as influências do ska: 

Mighty Mighty Bosstones

Quem assistiu repetidas vezes o filme As Patricinhas de Beverly Hills vai lembrar da apresentação que o The Mighty Mighty Bosstones fez no filme. Formada em Boston, em 1983, a música The Impression That I Get é a mais popular da banda.  

Voodoo Glow Skulls 

O Voodoo Glow Skulls faz uma mistura de ska core com riffs de heavy metal. Formada em 1988, na Califórnia, a banda canta em inglês e espanhol.  

Ouça Fire In the Dancehall, presente no disco Southern California Street Music, de 2007.

Os Paralamas do Sucesso

Aqui no Brasil, os Paralamas se tornaram os maiores representantes do ska nos anos 80. O hit Lourinha Bombril é um grande sucesso da banda, presente no álbum Nove Luas e demonstra bastante as influências do ska. 

Relembre as 15 melhores músicas do Paralamas do Sucesso

The Specials

Formada em 1977 na cidade inglesa de Coventry, a banda The Specials ficou conhecida pelos singles Too Much Too Young e Ghost Town e se destaca entre as bandas de ska, embora também tenha influência da new wave.  

The Beat 

Vinda  também da Inglaterra, a banda The Beat foi formada em 1978 em Birmingham. Além do ska, a banda busca influências no punk rock, pop, reggae e soul.

A música Mirror In The Bathroom está presente no álbum de 1980, I Just Can’t Stop It.

The Selecter

Da segunda geração, a banda The Selecter é uma das mais famosas. Foi formada na Inglaterra, na cidade de Coventry, em 1979.   

A banda, ainda na ativa, conquistou notoriedade por conta das canções dançantes, marcadas pelo vocal de Pauline Black. 

Missing Words está presente no disco Too Much Pressure, lançado em 1980.

The Skatalites

Banda que deu início ao ska, a The Skatalites surgiu na Jamaica em 1964. Fez algumas pausas na carreira, mas retornou em 83 e segue na ativa. 

Ouça Mood For Ska e se gostar, aproveite para colocar na sua playlist de ska! 

Reel Big Fish 

Um dos representantes da terceira onda de ska, o Reel Big Fish surgiu na Califórnia em 1992. Tem oito discos lançados e seu hit mais conhecido é a versão ska de Take On Me, da banda norueguesa a-Ha.   

Outras bandas que vale a pena você ouvir: 

  • Catch 22
  • Save Ferris
  • Smash Mouth
  • Abraskadabra

Ska para ouvir no trabalho

Você sofre quando chega segunda-feira porque sabe que vai ter que trabalhar? Que tal deixar o expediente mais leve com uma seleção animada com as melhores músicas de ska para ouvir no trabalho? Aumenta o som e vem! 

ska no trabalho

Leia mais em nosso blog: