LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Analisando letras

Conheça o significado da música Xote Dos Milagres, do Falamansa

Por Érika Freire

2 de Junho de 2020, às 12:00


Você provavelmente já arrastou o pé ao som do Falamansa! Eles são responsáveis por algumas das mais famosas músicas de festa junina e ninguém consegue ficar parado quando toca.  

Falamansa
Créditos: Divulgação

O grupo conquistou o país no início da década de 2000 com o seu forró universitário, estilo conhecido por conta dos shows que eram realizados em universidades da capital paulista.

Xote Dos Milagres é um dos maiores sucessos da banda e a música chocou muitos fãs depois de uma análise que a youtuber Jout Jout fez da letra. Vem dar uma olhada na nossa análise e não deixe de conferir a dela ao final também 😉

Significado da música Xote Dos Milagres

Escrevi seu nome na areia
O sangue que corre em mim sai da tua veia
Veja só, você é a única que não me dá valor
Então por que será que este valor é o que eu ainda quero ter
Tenho tudo nas mãos, mas não tenho nada
Então melhor ter nada e lutar pelo que eu quiser

Vamos começar com o nome da música, Xote Dos Milagres, que dá a ideia de que a dança, ou seja, o ritmo do forró, opera milagres.

A primeira estrofe nos faz entender que o compositor está se referindo a alguém que ele ama. Escrever o nome de alguém na areia é algo romântico, muita vezes feito por casais. Mas a frase a seguir, o sangue que corre em mim sai da tua veia, de fato dá a ideia de parentesco. 

O personagem reclama por não ter a aprovação desse alguém, mas a busca, mesmo tendo conquistado o reconhecimento de tantas pessoas. Ele sabe que conseguiu tudo, mas sente que não tem nada.

Contudo, ele logo parece mudar de ideia e afirma que é melhor abrir mão desse único reconhecimento para continuar lutando pelo que ele quer de verdade. 

Ê, mas pera aê
Ouça o forró tocando e muita gente aê
Não é hora pra chorar
Porém não é pecado se eu falar de amor
Se eu canto sentimento seja ele qual for

Na segunda estrofe, a letra aborda o cenário do forró, onde as pessoas dançam, estão alegres.

O compositor comenta que falar de amor em suas músicas jamais seria pecado, pois, enquanto músico, ele aborda sentimentos, não importa qual. 

Me leva onde eu quero ir
Se quiser também pode vir
Escuta o meu coração
Que bate no compasso da zabumba de paixão 

Este verso transmite a sensação de que foi construído para dar ritmo à música, inclusive combinando com o estilo da dança.

Em seguida, o compositor menciona que o seu coração bate no compasso da zabumba, instrumento essencial no forró. Ou seja, está fazendo uma declaração de amor ao estilo de música a que se dedica

Ê pra surdo ouvir, pra cego ver
Que este xote faz milagre acontecer
Ê pra surdo ouvir, pra cego ver
Que este xote faz milagre acontecer

A última estrofe reforça o título da música e finaliza dizendo que o Falamansa faz milagre acontecer sempre que toca o seu forró e faz as pessoas se sentirem bem, alegres e dançantes

A análise de Jout Jout sobre Xote Dos Milagres

Todo mundo cantava e dançava Xote Dos Milagres cheio de amor, abraçadinho no forró, até a youtuber Jout Jout analisar a música, composta pelo vocalista Tato.

Jout Jout
Jout Jout / Créditos: Divulgação

Muitos fãs ficaram chocados com o novo significado proposto pela youtuber, que comentou que Tato provavelmente escreveu a música para a mãe, que era muito religiosa e não aprovava ele ser um cantor de forró. Será?

Para Jout Jout, sua tese estaria comprovada por conta dos trechos o sangue que corre em mim sai da tua veia e veja só, você é a única que não me dá valor.

Inclusive, até o próprio nome da música, Xote Dos Milagres, daria a ideia de que, apesar da mãe religiosa não aprovar, a música do filho ainda teria o poder de fazer milagres, afinal, faz surdo ouvir e cego ver. Dá uma olhada:

Dentro da proposta de Jout Jout, a música do Falamansa seria, na verdade, bem triste. Afinal, não ter a aprovação da própria mãe para se fazer o que gosta é viver em constante conflito, não é?

Será mesmo que a música é uma indireta para a mãe de Tato? Ou será que tudo não passou de um mal-entendido? Confere o que Tato falou sobre a letra:  

Música inspirada em um camelo? 

Depois da repercussão do vídeo da Jout Jout, o vocalista e compositor do Falamansa, Tato, fez um vídeo bastante irônico para falar a real (ou não! nunca saberemos 😂) sobre a história por trás de Xote Dos Milagres.

Tato
Tato, compositor de Xote Dos Milagres / Créditos: Divulgação

Segundo ele, a música foi inspirada em uma camela de estimação chamada Cyndi Lauper. Parece que a camela se irritava quando ele ensaiava o seu forró, daí a letra fala que ela era a única que não reconhecia o valor dele. 

Acontece que, no final, Tato manda um recadinho para sua mãe: Né, mãe, ta ligado, filhão tá aqui agora se dando bem, né, você é a única… 

Confira o vídeo a seguir e tire suas próprias conclusões:

Um pouco mais sobre o Falamansa 

O Falamansa surgiu em 1998 na cidade de São Paulo e é formado pelos integrantes Tato, Dezinho, Alemão e Valdir. 

Tudo começou quando o vocalista Tato decidiu inscrever uma de suas composições, Asas, no último dia de inscrição para o 3º Festival de Música do Mackenzie. O único problema era que ele ainda não tinha uma banda, mas acabou ficando entre os 20 colocados dos 160 grupos que se inscreveram

Depois de chamar o amigo Alemão, que tocava zabumba, juntos reuniram outros amigos que fizeram parte da primeira formação do Falamansa, ensaiaram a música Asas e acabaram ficando com o segundo lugar. 

Já são mais de 20 anos de estrada, 18 álbuns de estúdio lançados, diversos hits que fizeram parte de novelas, comprovando que o Falamansa é um dos maiores nomes do forró universitário.  

E você, como interpreta a música? 

E agora, heim? Qual versão você fica? A da Jout Jout ou do Tato? Ambas as interpretações têm bastante sentido quando lemos os versos.

Conta pra gente a sua versão! E aproveita para entrar no clima da festa junina desde já!  

Playlist festa junina