Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado de Somebody That I Used To Know, de Gotye

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

10 de Agosto de 2021, às 12:00

De tempos em tempos, é comum que um artista desconhecido surpreenda o mundo da música com um hit inesperado que por vezes se torna seu único sucesso, o que conhecemos como one hit wonder

É o exemplo de Somebody That I Used To Know, sucesso do belga Gotye que dominou os charts entre o final de 2011 e em todo o ano seguinte. Gravado em parceria com a neozelandesa Kimbra, a música aproveitou o embalo da febre do indie/pop para tocar em festas, lojas, rádios e todos os lugares onde fosse possível. 

Gotye e Kimbra
Créditos: Divulgação

Se na época ela causou impacto por sua sonoridade e por um clipe minimalista e artístico, hoje é comum se perguntar por onde andam os artistas responsáveis pelo fenômeno. 

Mesmo assim, a música não perdeu sua relevância, e vez ou outra, aparece em destaque nas plataformas de streaming, puxada por virais em redes sociais como o TikTok. Para entender um pouco mais a história desse sucesso, hoje vamos contar o significado da música Somebody That I Used To Know. 

O significado de Somebody That I Used to Know 

Parece que foi ontem, mas lá se vão 10 anos que Somebody That I Used To Know era lançada e posteriormente alcançaria o topo das paradas, se tornando um hit improvável.

Impulsionado por um refrão magnético, o crescimento do YouTube e de inúmeras versões entre covers e remixes, a canção ficou gravada no cenário alternativo. 

Mas qual é a história por trás desses versos? É isso que vamos descobrir ao desbravar o significado de Somebody That I Used To Know

Now and then I think of when we were together (De vez em quando penso nos momentos em que estávamos juntos)
Like when you said you felt so happy you could die (Como na vez em que você disse que se sentia tão feliz que poderia morrer)
Told myself that you were right for me
(Eu disse a mim mesmo que você era a pessoa certa para mim)
But felt so lonely in your company (Mas eu me sentia tão sozinho em sua companhia)
But that was love and it’s an ache I still remember (Mas aquilo era amor e é uma dor que eu ainda me lembro)

A narrativa contada em Somebody That I Used To Know é de um relacionamento que terminou há pouco tempo e ainda gera muitas lembranças

As recordações são divididas do ponto de vista do casal e o primeiro a contar seu entendimento é o homem, na voz de Gotye

As memórias guardadas começam com os momentos bons, em que parecia haver um sentimento de cumplicidade e felicidade. Mas ao mesmo tempo ele demonstra que estar na companhia dela o fazia se sentir sozinho. 

Contudo, o protagonista admite que o recente término faz esses momentos serem mais doloridos, ainda mais porque a ferida ainda está aberta e o que havia no relacionamento era um sentimento verdadeiro. 

You can get addicted to a certain kind of sadness (Você pode ficar viciado em um certo tipo de tristeza)
Like resignation to the end, always the end (Como esperar o fim das coisas, sempre o fim)
So when we found that we could not make sense (Então, quando descobrimos que poderíamos não fazer sentido juntos)
Well, you said that we would still be friends (Bem, você disse que ainda seríamos amigos)
But I’ll admit that I was glad that it was over (Mas vou admitir que eu estava feliz que tudo estava acabado)

Quando um relacionamento esfria e entra no piloto automático, é normal que outras emoções não tão positivas venham à superfície, como uma tristeza incômoda que dá pistas sobre o final daquele convívio

Apesar desse relato que tudo acabaria, ele afirma que ambos entenderam que a melhor forma de fechar aquele ciclo era cada um seguindo o seu caminho e que eles ainda poderiam ser amigos. 

E no final das contas, o que fica é um sentimento de alívio, sabendo que aquela foi a melhor decisão a ser tomada e vida que segue. 

But you didn’t have to cut me off (Mas você não tinha que me excluir)
Make out like it never happened and that we were nothing (Fingir como se nunca tivéssemos acontecido e que não éramos nada)
And I don’t even need your love (E eu nem sequer preciso do seu amor)
But you treat me like a stranger and that feels so rough (Mas você me trata como um estranho e isso é muito difícil)

O poderoso refrão já traz uma mudança no tom e isso é passado pela emoção na voz de Gotye. Já separados, não há mais contato entre os dois e ele sente que seu antigo amor finge que eles nunca estiveram juntos.

Essa tentativa de apagamento provoca uma resposta magoada do homem, ao dizer principalmente que não precisa do amor dela, e só queria que o término não fosse tão duro. 

No, you didn’t have to stoop so low (Não, você não precisava se rebaixar tanto)
Have your friends collect your records and then change your number (Mandar seus amigos buscar os seus discos e depois mudar o seu número)
I guess that I don’t need that though (Eu acho que eu não preciso disso)
Now you’re just somebody that I used to know (Agora você é apenas alguém que eu costumava conhecer)

O alerta de climão só fica mais intenso quando ela está decidida a esquecê-lo de vez, tanto que chegou a mudar o número do celular e pediu para os amigos buscarem seus pertences.

Toda essa situação delicada levou a uma conclusão de um capítulo dessa história e o título da canção da música resume tudo: agora eles são pessoas que apenas se conheceram. 

Como todos os relacionamentos possuem dois lados, na segunda parte de Somebody That I Used To Know é a vez de Kimbra colocar as cartas na mesa

Now and then I think of all the times you screwed me over (De vez em quando penso em todas as vezes que você me ferrou)
But had me believing it was always something that I’d done (Mas me fazia acreditar que era sempre algo que eu tinha feito)
But I don’t wanna live that way, reading into every word you say (Mas eu não quero viver desse jeito, analisando cada palavra que você diz)
You said that you could let it go (Você disse que poderia esquecer)
And I wouldn’t catch you hung up on somebody that you used to know (E que eu não te pegaria apegado a alguém que conhecia)

Suas recordações não são tão positivas, pois ela se enxergava como a pessoa que carregava a culpa pelos erros, mesmo quando não estava errada. Ou seja, havia uma manipulação de sentimentos entre o casal. 

A situação desconfortável claramente a incomodava e, para se livrar de uma condição de julgamento e ponderação constante, o fim do namoro surgia como algo inevitável.

Contudo, mesmo afirmando que os dois poderiam continuar amigos, ela realmente não nutria esse desejo de conviver no mesmo ambiente que seu ex. Por isso, fazer de conta que ele era apenas um conhecido era a melhor solução possível.

A resposta de quem estaria certo nessa troca de argumentos fica no ar. Esse embate fica mais intenso graças a entrega emocional dos intérpretes da canção, que transmitem todos os sentimentos nos vocais, tornando Somebody That I Used To Know mais inesquecível.

Somebody That I Used To Know é um plágio? 

Usar samples das músicas é uma forma de revitalizar canções já conhecidas para uma nova geração ou mesmo apresentar composições desconhecidas para o grande público

Quando esse uso não é autorizado pelo artista original, ou sequer é creditado na nova composição, é configurado um plágio. Foi o caso de Somebody That I Used To Know, e nessa história tem até brasileiro envolvido. 

O que aconteceu foi o uso do sample da canção Seville, de Luiz Bonfá, logo nos primeiros acordes da música. A família do artista notou a semelhança e iniciou um processo para incluir o reconhecimento póstumo. 

Após ser notificado, Gotye reconheceu sua falha e concordou em pagar a quantia de 1 milhão de dólares referente ao uso da canção, além de creditar Bonfá na composição da música. O valor parece alto, mas os ganhos do cantor belga foram muito maiores em relação aos resultados do sucesso. 

Um hit atemporal 

Se Gotye e Kimbra não permaneceram por muito tempo no mainstream, eles conseguiram ocupar espaço no palco indie. Além disso, eles foram premiados no Grammy 2013 com a Gravação do Ano.

Gotye e Kimbra no Grammy
Créditos: Divulgação

Além disso, outros números chamam a atenção: 

  • Somebody That I Used To Know vendeu mais de 6 milhões de cópias digitais no mundo
  • A música tem 920 milhões de streamings no Spotify. 
  • É um dos clipes mais assistidos do youtube, com mais de 1,7 bilhões de reproduções. 
  • Foi a música mais tocada no mundo em 2012

É para aplaudir de pé, não é mesmo?

Indicadas e premiadas 

Mesmo com suas polêmicas, o Grammy ainda é a maior premiação musical do mundo e nós reunimos em uma playlist especial as músicas indicadas ao Grammy 2021.

Grammy Awards 2021