Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado da música Rocket Man, de Elton John

Analisando letras · Por Renata Arruda

6 de Maio de 2021, às 12:00

Dificilmente alguém que gosta de música nunca ouviu falar de Elton John: o cantor britânico é um dos artistas mais famosos do ramo musical, dono de um repertório com grandes hits famosos no mundo inteiro.

Dentre as suas melhores canções, Rocket Man se destaca — afinal, ela foi a responsável por torná-lo um grande astro. O que muitos não sabem é que a letra sobre um astronauta está intimamente ligada à relação do músico com a fama.

Vem saber mais sobre o significado de Rocket Man, do brilhante Elton John!

O significado de Rocket Man, do Elton John

Lançada em 1972, no álbum Honky Château, Rocket Man é um dos maiores hits de Elton John.

O título, literalmente traduzido como O Homem do Foguete, mas que também pode significar simplesmente Astronauta, acabou se tornando o apelido definitivo do cantor.

Com letra escrita pelo principal parceiro musical de Elton John, Bernie Taupin, a música imagina um futuro no qual a profissão de astronauta se tornaria tão corriqueira quanto a de um piloto de avião, por exemplo.

Assim, esses profissionais se acostumariam a passar longos períodos sozinhos no espaço, bem longe de casa e das suas famílias, perdendo a noção do tempo e de si mesmos.

A inspiração veio de duas fontes diferentes: a primeira, do conto O Homem do Foguete presente no livro O Homem Ilustrado, de Ray Bradbury. Na história, um astronauta sente-se dividido entre o dever de cumprir sua função e a melancolia de deixar sua família sozinha.

o homem ilustrado livro
Livro O Homem Ilustrado / Créditos: Divulgação

Já a segunda foi a canção Rocket Man, lançada pelo grupo folk Pearls Before Swine em 1970. A letra fala de uma criança que perde o pai astronauta em uma explosão no espaço e passa a não conseguir mais olhar para o céu.

Por ter sido produzida por Gus Dudgeon, que também trabalhou na faixa Space Oddity, de David Bowie, e por ambas as músicas tratarem de temas similares, Elton John foi acusado de plagiar Bowie na época, o que ele sempre negou.

Análise da música Rocket Man

O fato é que a canção foi escrita quando a exploração espacial vivia o seu momento de auge: em 1969, o homem havia pisado na Lua pela primeira vez. Em 1972, ano em que Rocket Man foi lançada, a missão Apollo 16 enviava astronautas para o satélite pela quinta vez.

Missão espacial
Créditos: Divulgação

Já em um âmbito mais pessoal, Elton John vivenciava um grande sucesso, tendo estourado nos EUA em 1970 com a música Your Song. Dessa forma, muitos acreditam que Rocket Man seja uma metáfora para falar sobre a solidão da fama.

I miss the Earth so much (Sinto muitas saudades da Terra)
I miss my wife (Sinto saudade da minha esposa)
It’s lonely out in space (É solitário lá fora, no espaço)
On such a timeless flight (Num voo infinito assim)

Os trechos acima podem ser facilmente associados à alguém cuja rotina envolve inúmeras viagens em turnês e a saudade de estar longe de casa e dos seus, sozinho em quartos de hotel ou dentro de aviões e ônibus.

And I think it’s gonna be a long, long, time (E acho que vai demorar muito, muito tempo)
‘Til touchdown brings me ‘round again to find (Até que a aterrissagem me traga de volta para descobrirem)
I’m not the man they think I am at home (Que não sou o homem que acham que eu sou em casa)

É fácil analisar os versos acima como uma expressão da angústia do rockstar que se sente vivendo uma vida dupla, se tornando publicamente uma pessoa completamente diferente da que costumava ser em casa antes da fama.

Rocket Man
Créditos: Divulgação

Assim, é como se sua rotina de celebridade o enviasse a uma realidade paralela. Um outro planeta, que pode parecer fascinante visto de longe, mas que não é um lugar para onde você levaria a sua família.

Mars ain’t the kind of place (Marte não é o melhor lugar)
To raise your kids (Para criar os seus filhos)
In fact, it’s cold as hell (Na verdade, é frio como o inferno)

Rocketman: a cinebiografia de Elton John

Em 2019 chegou aos cinemas do mundo todo o filme Rocketman, que tem como título o nome da música pela qual o músico britânico se tornou famoso.

Foi dirigido por Dexter Fletcher, com produção que inclui o próprio Elton John e seu marido, David Furnish. O longa traz Taron Egerton no papel do cantor, mostrando sua trajetória desde a infância até os primeiros anos de sucesso na carreira.

Assim, a ideia não é exatamente contar uma história de superação, mas mostrar honestamente os problemas enfrentados pelo artista que não são tão conhecidos pelo público: vício em drogas, luta contra a bulimia, ninfomania e acessos de raiva.

O fracasso pessoal por trás da fama

Já na primeira cena, Elton John é mostrado em uma reunião do Alcoólicos Anônimos vestindo um de seus figurinos espalhafatosos, do qual irá se despir lentamente ao longo da história.

A ideia é mostrar o que há realmente por trás de todo o brilho e o glamour da fama.

Dessa maneira, o título Rocketman ganha um significado duplo: além de se referir ao artista que alcançou uma fama meteórica, é também o homem que caiu de alturas estratosféricas até conseguir se reerguer.

O filme ganhou o Oscar de Melhor Canção Original com (I’m Gonna) Love Me Again, composta por Elton John e Bernie Taupin.

Frases do Elton John

Agora que você sabe mais sobre o significado de Rocket Man, vem conferir também as 39 melhores frases do Elton John. São trechos incríveis para compartilhar!

Frases Elton John

Leia também: