LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Analisando letras

Entenda o significado da música Shallow e o que é “shallow now”

Por Rhânia Marcela

17 de Maio de 2019, às 07:00


Sucesso desde o ano passado, a música ganhadora do Oscar 2019 esteve presente em várias playlists graças ao filme A Star Is Born (ou Nasce Uma Estrela).

Você provavelmente já ouviu Shallow pelo menos uma vez, mas você sabe o que significa a palavra “shallow“? A tradução é “superfície”, e vamos te explicar aqui porque isso faz muito sentido na letra e no filme!

Lady Gaga e Bradley Cooper na capa do filme "Nasce Uma Estrela"
Lady Gaga e Bradley Cooper na capa do filme “Nasce Uma Estrela” / Créditos: Divulgação

Se você também tá curioso pra saber do que se trata “juntos e shallow now“, da versão gravada pela Paula Fernandes, seria algo como “juntos e na superfície agora”.

Vamos descobrir um pouco mais sobre a letra desse hit? Continue junto com a gente e shallow now! 😂

Significado parte a parte

Apresentando ao mundo seu lado atriz, Lady Gaga teve a oportunidade de atuar como a personagem principal do filme, Ally, uma garçonete que busca a carreira como cantora. Sua personagem conta com o auxílio de Jackson Maine (Bradley Cooper), um cantor de country que está combatendo sérios problemas pessoais.

Lady Gaga e Bradley Cooper como Ally e Jackson Maine
Lady Gaga e Bradley Cooper como Ally e Jackson Maine / Créditos: Divulgação

Agora sim, contextualizados da história da canção, vamos entendê-la melhor. A música apresenta uma letra intensa e com muitos significados profundos. Por isso, iremos focar em cada um dos trechos mais importantes.

Então vamos lá:

Canção sobre uma conversa entre um homem e uma mulher

Gaga declarou em entrevista para a L.A. Times que a construção da letra foi feita a base de uma descoberta. Ninguém sabia para onde ir e foram elaborando juntos: “Eu estava no piano, os rapazes tinham todos guitarras nas mãos e começamos a criar letras e a partilhar uns com os outros.”.

E então afirmou: “É exatamente isso que a canção é. Trata-se de uma conversa entre um homem e uma mulher (…) Mas ainda não sabíamos disso quando começamos.”

Cena do filme "Nasce Uma Estrela"
Cena do filme “Nasce Uma Estrela” / Créditos: Divulgação

Sabendo o background da canção, seguimos com a interpretação:

Introdução: Jackson Maine

Tell me something, girl (Me diga uma coisa, garota)
Are you happy in this modern world? (Você está feliz neste mundo moderno?)
Or do you need more? (Ou você precisa de mais?)
Is there something else you’re searching for? (Existe algo mais que você está procurando?)

A música começa com Jackson perguntando à garota sobre a felicidade dela em relação ao mundo. Ou seja, ele pergunta a Ally se ela está feliz com a vida que está levando, cantando em barzinhos, sem planos para uma carreira musical.

I’m falling (Estou caindo)
In all the good times (Em todos os bons momentos)
I find myself longing for change (Eu me vejo almejando uma mudança)
And in the bad times I fear myself (E nos momentos ruins, eu tenho medo de mim mesmo)

Então, Jackson passa a falar sobre sua própria vida: enquanto ele desmorona num todo, nos momentos felizes é capaz de pensar e de lutar por uma mudança, porém, em momentos ruins, sente medo dele mesmo. Tudo ligado diretamente ao filme, já que o personagem passa por grandes desafios lidando com seus problemas pessoais.

Primeira resposta: Ally

Tell me something, boy (Me diga uma coisa, garoto)
Aren’t you tired trying to fill that void? (Você não está cansado de tentar preencher esse vazio?)
Or do you need more? (Ou você precisa de mais?)
Ain’t it hard keeping it so hardcore? (Não é difícil manter toda essa energia?)

I’m falling (Estou caindo)
In all the good times (Em todos os bons momentos)
I find myself longing for change (Eu me vejo almejando uma mudança)
And in the bad times I fear myself (E nos momentos ruins, eu tenho medo de mim mesma)

Questionando sobre preencher um vazio, é como se Ally questionasse Jackson sobre seu estilo de vida agressivo e complicado nesse meio de estrela do rock. Ele estaria feliz com tudo dessa forma ou precisa de mais, isto é, precisa mudar tudo isso?

Refrão: Ally

I’m off the deep end, watch as I dive in (Eu estou à beira do precipício, assista enquanto mergulho)
I’ll never meet the ground (Eu nunca vou tocar o chão)
Crash through the surface (Caio através da água)
Where they can’t hurt us (Onde eles não podem nos machucar)
We’re far from the shallow now (Estamos longe da superfície agora)

Nesse primeiro refrão, apenas há a voz de Ally, como se ela falasse para Jackson toda a mensagem. No trecho “I’m off the deep end“, temos um duplo sentido: ela pode estar se referindo ao fato de estar “perdendo a cabeça” e enlouquecendo, como também pode ser sobre se afastar da superfície.

Nesse sentido, é como se ela estivesse mergulhando nesse estilo de vida, ou até mesmo no romance entre os dois, em que, quão mais fundo ela vai, mais segura está.

Quanto mais fundo se mergulha, menos da superfície é possível ouvir e sentir, logo, é como se ela buscasse a segurança ali, nas profundezas.

We’re far from the shallow now (Estamos longe da superfície agora)

Há também um terceiro possível sentido: enfim Ally conseguiu ser vista por sua voz, já que por muito tempo foi julgada por sua aparência e que, por isso, não poderia ter uma carreira. Indo ao fundo, ela consegue estar fora de juízos e preconceitos superficiais, navegando profundamente em seu talento.

Enfim, são diversas as possíveis interpretações, mas, num, todo a música fala sobre sair da superfície e ir ao fundo, sem medo de consequências e reações.

É se entregar, sair da confusão, do barulho e do superficial até chegar no profundo, no que nem todas as pessoas podem sentir, seja no sentido dos bons sentimentos ou seja no sentido do sofrimento que ambos passaram em suas vidas.

E aí, o que você interpretou? Combinou com o que entendemos da letra? Se precisar de uma ajudinha para também sair da superfície e chegar no seu próprio significado, pode conferir a letra traduzida aqui.

Juntos e shallow now: versão de Paula Fernandes e Luan Santana

Em maio de 2019 Shallow ganhou uma versão brasileira escrita por Paula Fernandes, que convidou Luan Santana para ser seu Bradley Cooper. Ouça:

A música se chama Juntos e tem a letra inteira em português, exceto o final do refrão, como você pode conferir aqui:

Diga o que te fez sentir saudade
Bote um ponto final
Cole de uma vez nossas metades
Juntos e shallow now

Segundo Paula Fernandes, a versão foi aprovada por Lady Gaga de primeira, e a decisão de deixar a expressão em inglês foi para manter a melodia e força da música.

O brasileiro, como sempre, foi bem rápido na criação de memes e até em sugerir alternativas super criativas que consideraram ser melhores que manter a expressão em inglês:

A cantora comemorou e riu do fato de que juntos e shallow now virou meme nas redes sociais:

Logo após o sucesso, o hit virou polêmica: Luan Santana desistiu de participar do dueto na gravação do DVD de Paula Fernandes. Em vídeo, a cantora disse que ficou chateada com a ausência de Luan e convidou o público para ser seu Bradley Cooper no dia do show. O resultado ficou lindo, olha só:

E você, conta pra gente: gostou de juntos e shallow now ou tem uma alternativa melhor? 😜

Curiosidade sobre Shallow

Agora que você já sabe o significado de Shallow e conhece até a versão da Paula Fernandes, precisamos te contar uma coisa: você sabia que inicialmente Shallow foi planejada para ser cantada apenas pela Gaga?

Lady Gaga e Bradley Cooper como seus personagens no filme "Nasce Uma Estrela"
Lady Gaga como Ally e Bradley Cooper como Jackson Maine, seus personagens no filme / Créditos: Divulgação

Os compositores (ou o “time Shallow“, como se nomeiam os compositores da canção Anthony Rossomando, Andrew Wyatt, Mark Robson e Lady Gaga) revelaram em entrevista para o TNT Brasil que durante toda a construção da canção esperavam apenas uma voz. Quem teve a ideia de transformar em um dueto foi o próprio Bradley Cooper, que além de ator também foi diretor do filme.

E foi uma descoberta e tanto, né? Bradley mostrou um lado até então desconhecido, que é sua capacidade como cantor. Bradley mostrou um lado até então desconhecido, que é sua capacidade como cantor. Já Lady Gaga aproveitou que o papel tem uma pegada musical e trouxe seu lado cantora para realizar a personagem. Graças a isso, Shallow fez todo esse sucesso, ganhando até um Oscar!

Além disso, o dueto marcante deixou a química do casal, construída durante todo o filme, ainda mais forte. Um bom exemplo dessa conexão é a apresentação dos dois no Oscar 2019. Simples e intensa, ambos tiveram um momento para dividir o piano e o microfone, deixando os fãs e admiradores do filme apaixonados:

A apresentação foi antes da revelação do prêmio Música do Ano na premiação: Gaga e todo o time de compositores subiram ao palco para ganhar a estatueta mais desejada no meio audiovisual.

Shallow é só uma das diversas músicas incríveis que compõem a trilha sonora do filme A Star Is Born e que ajudam a construir a trama do filme. Ouça a trilha sonora completa aqui!

Banner para a playlist da trilha sonora do filme "Nasce Uma Estrela"