Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado da música Rita, do Tierry: descubra quem é a mulher da facada

Analisando letras · Por Renata Arruda

20 de Novembro de 2020, às 10:50

O cantor e compositor Tierry virou febre nas redes sociais com o sucesso de Rita, música cujos versos Oh Rita, volta, desgramada. Volta, Rita, que eu perdoo a facada divertiram tanto o público que acabou virando hit na internet, principalmente no TikTok.

Tierry
Créditos: Divulgação

Um dos seus fãs mais ilustres é o jogador Neymar, que vira e mexe aparece cantando e dançando a canção nas redes sociais. Ele curte tanto que até pediu para conhecer o cantor pessoalmente!

No entanto, o músico é uma personalidade reconhecida no meio musical há muitos anos. Se você também se apaixonou por esse som, quer saber qual o significado da música Rita e saber mais sobre o cantor, vem com a gente que contamos tudo sobre essa essa história!

Afinal, quem é a Rita da facada? 

Na música, Rita é uma mulher braba, que traiu o marido e depois foi embora. E a coisa toda parece caso de polícia, com a insinuação de que Rita teria tentado matar o ex com uma facada! 😱

No entanto, o cantor esclareceu em entrevista que não é bem assim:

A facada tem sentido figurado. Perdoar a facada é perdoar a traição. E ‘queixa’ é gíria na Bahia. Aqui a gente fala ‘várias queixas’ quando tem coisas que a gente não gosta nas pessoas, disse.

Mas será que existe mesmo alguma Rita? Segundo Tierry, não exatamente: A Rita representa a mulher arretada, a mulher estressada. Nesse mundo machista, a mulher precisa ser arretada mesmo para se impor, disse em outra ocasião.

Ainda que a personagem da música seja fictícia, o autor considera a história real porque uma vez um amigo juiz contou a ele que há muitos casos de brigas de casais em que o homem vai na delegacia prestar queixa contra a mulher e depois se arrepende e retira.

Inclusive, a canção acabou se tornando ferramenta didática em aulas, artigos e análises de profissionais da área jurídica. Em entrevistas, Tierry contou que acompanha muitos posts questionando se, pela lei brasileira, ele poderia retirar a queixa contra Rita, caso a história fosse real.

E descobriu que só poderia retirar se fosse lesão corporal leve. Em caso de tentativa de homicídio, eu não teria como tirar, por mais que eu quisesse.

Hitando no TikTok

Com uma história tão inusitada, Rita acabou se tornando um hit nas redes sociais. Tanto que já são mais de 60 milhões de visualizações no YouTube e 15 milhões de plays no Spotify! Nas rádios, o desempenho é o mesmo.

Como não poderia deixar de ser, o potencial de meme da canção virou um prato cheio para o TikTok, onde os usuários soltam a criatividade para fazer dramatizações da música.

@priscilamenuci1

Eita volta Rita…#rita #tiktok #nordestino #tierry #casaltiktok6 #dacinhatiktok #danca #humor @leonardocolen8 @lauansilva11

♬ som original – Willou

Para o músico, o sucesso tem a ver com a mistura de drama com humor da letra. Existem várias formas de fazer drama. Tem gente que vai falar que vai se matar, tem música que o cara fala que vai virar morador de rua se a mulher o deixar, ele declarou.

Conheça o fenômeno Tierry

Tierry de Araújo Paixão Costa, ou apenas Tierry, nasceu em Salvador e foi criado em Nilo Peçanha, cidade do interior da Bahia. O artista de 31 anos despertou o seu interesse pela música na juventude, por meio de um projeto social de uma ONG que resgatava jovens em situação de vulnerabilidade social.

Através do projeto, ele começou sua carreira como compositor e foi lá também que ele conheceu os músicos da Banda Eva. Entre os primeiros sucessos que conseguiu emplacar está a canção Dançando, gravada por Ivete Sangalo com participação da Shakira.

Dentre as suas influências, há um leque diversificado de artistas brasileiros como Zezé di Camargo & Luciano, Tião Carreiro & Pardinho, Chico Buarque, Carlinhos Brown, Cartola, Novos Baianos e Rogério Skylab. 

Querido e requisitado pelo meio musical, Tierry teve suas composições gravadas por artistas do axé e, principalmente, do sertanejo, como Claudia Leitte, Gusttavo Lima, Luan Santana, Simone e Simaria, Lucas Lucco, Jorge e Mateus, Wesley Safadão e Matheus e Kauan, antes de se lançar como cantor em 2015.

Segundo ele, é a capacidade conseguir falar de sentimentos de uma forma que todos possam entender, juntando o humor e a sofrência, que faz com que ele se destaque. Das suas composições famosas se destacam o hit Cem Mil, além de O Mundo Vai, Baldin de Gelo e Vai Vendo.

Tierry
Créditos: Divulgação

Em 2017, ele fez uma pausa na carreira, devido à uma doença do filho. Voltou aos palcos em 2019 e no início de 2020 lançou o álbum Acertou Na Mosca, todo de composições próprias. O projeto virou um DVD ao vivo gravado em Goiânia, que conta com as participações de Marília Mendonça, Gusttavo Lima e Léo Chaves.

Musas inspiradoras

Gostou de saber mais sobre o significado da música Rita, do Tierry? Então que tal aproveitar para conferir outras 20 músicas com nome de mulher e conhecer a história por trás delas?

Músicas com nome de mulher