Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Frevo Mulher: significado da música que bombou no carnaval nordestino

Analisando letras · Por Camila Fernandes

20 de Março de 2020, às 19:00

Carnaval: a
Todo mundo: É quando o tempo sacode a cabeleira, a trança toda vermelha…

Festa junina:
Todo mundo: Quantos aqui ouvem os olhos eram de fé, quantos elementos amam aquela mulher 💃

Brincadeiras à parte, é fato que Frevo Mulher é uma das músicas mais icônicas da história do carnaval — ela inaugurou a transição que trouxe outros estilos musicais pra dentro da festa e criou a diversidade que ouvimos hoje. 

Como se não bastasse, ela voltou com tudo em 2019 e se manteve firme no carnaval 2020, pra mostrar que é mesmo parte da trilha-sonora oficial da festa

A energia é tão contagiante que a gente vai no embalo mesmo sem entender a letra.

E que letra, viu! A composição de Zé Ramalho deixa qualquer um curioso sobre o significado de Frevo Mulher. Bora descobrir o que ela quer dizer?

Significado de Frevo Mulher

A música já ganhou tantas versões que muita gente nem sabe que a composição é de Zé Ramalho.

Ele escreveu a canção na década de 70, e a primeira gravação foi feita pela cantora Amelinha. A história da música é tão interessante quanto a letra, olha só!

História de Frevo Mulher

Tudo começou no Plaza Hotel, no Rio de Janeiro. Os anos 70 estavam próximos do fim e o paraibano Zé Ramalho estava começando uma carreira de sucesso.

Zé Ramalho nos anos 70
Créditos: Divulgação

Desde o início, o cantor já mostrava o gosto pela mistura de ritmos, algo que se tornaria sua principal assinatura.

Assim como vários outros artistas da época, Zé Ramalho vivia no Plaza e observava o vai-e-vem de compositores que iam até lá oferecer suas músicas para a cantora Amélia Cláudia Garcia Collares, ou Amelinha, que era revelação na época. 

Os dois se encontravam no restaurante do hotel e já até rolava um clima de romance no ar quando Zé Ramalho apresentou a letra de Frevo Mulher para Amelinha. 

Uma música feita para ela e inspirada nela. O envolvimento foi tanto que, logo depois que a música foi lançada, Amelinha e Zé tiveram um filho — e os dois ficaram juntos até 1983. 😍

Zé Ramalho e Amelinha
Créditos: Divulgação

Frevo Mulher deu tão certo que o sucesso da música nunca acabou. Ela já ganhou interpretações de Elba Ramalho, Nando Reis, do próprio Zé Ramalho e de vários outros artistas. 

Análise da letra de Frevo Mulher

Agora sim, chega de história. É hora de entender a letra da música e as referências que ela traz!

Quantos aqui ouvem
Os olhos eram de fé
Quantos elementos
Amam aquela mulher

Naquela época, para apresentar uma composição a um cantor, os compositores tinham que se encontrar com o artista e cantar a música ao vivo. Como já dissemos, o Plaza era reduto dos artistas na época e vários desses encontros aconteceram por lá. 

No caso de Amelinha, ela mesma já disse que recebia vários compositores que iam até ela oferecer músicas. Todos com a esperança de conseguir convencer a cantora e a gravadora de que a canção era digna de sucesso. 

Capa do álbum de Amelinha
Créditos: Divulgação

Pode ser que os dois primeiros versos da música tenham vindo daí, e pode ser que não. Como em quase todas as canções de Zé Ramalho, qualquer interpretação é incerta.

Nos dois últimos versos da estrofe, a referência é mais clara: Zé acreditava que o interesse dos homens por Amelinha ia além do profissional.

Quantos homens eram inverno
Outros verão
Outonos caindo secos
No solo da minha mão

De todos os homens que apareciam por lá, nenhum a agradava por completo. Cada um ia para um extremo diferente e no fim faltava um meio-termo — o que é mostrado na música por uma metáfora com as estações do ano.

Gemeram entre cabeças
A ponta do esporão
A folha do não-me-toque
E o medo da solidão

Já teve gente dizendo por aí que essa parte da música faz referência à decapitação do bando de Lampião, o Rei do Cangaço. Oi? 

Esporão é um crescimento anormal que acontece nas articulações dos animais. Nos humanos, é muito comum no calcanhar. Também pode ser um tipo de espora grande, usada no pé para fincar nos cavalos e fazê-los correr. Mas o que isso tem a ver com o contexto da música? Boa pergunta! 😅

Bota com espora
Créditos: Divulgação

A folha do não-me-toque e o medo da solidão é uma referência ao comportamento de Amelinha, que era exigente na escolha dos pretendentes, e ao mesmo tempo temia ficar sozinha. 

Veneno meu companheiro
Desata no cantador
E desemboca no primeiro
Açude do meu amor

Um açude é uma espécie de lago que se forma pelo represamento da água. Nesses versos, de alguma forma, ele parece dizer que esse tal veneno da música vai se acumulando e gerando amor. 

Talvez ele quisesse dizer que estava se apaixonando por Amelinha. ❤️

É quando o tempo sacode
A cabeleira
A trança toda vermelha
Um olho cego vagueia
Procurando por um

Provavelmente, essa é a única parte da música que todo mundo consegue entender facilmente, é só lembrar da cabeleira inconfundível da Amelinha, que permanece até hoje como uma de suas marcas, apesar de não ter mais o tom avermelhado. 

Os dois últimos versos trazem de volta aquela ideia da referência a Lampião, já que ele era parcialmente cego. 

Lampião
Créditos: Divulgação

Mas também podem dizer sobre a busca de Amelinha pela música perfeita (e por um amor perfeito, já que o último verso deixa em aberto o que está sendo buscado). 

Quem é Amelinha?

Decifrar o significado de Frevo Mulher completamente é quase impossível, mas, sem dúvidas, conhecer a musa inspiradora ajuda a compreender um pouco a essência da letra.

Amelinha nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1950. Começou a cantar na década de 70, e, ao lado de nomes como Fagner, Belchior e Ednardo, se tornou parte do grupo de novos artistas que ficou conhecido como “o pessoal do Ceará” — nomes importantes que levaram a MPB para o nordeste e espalharam os ritmos nordestinos pelo Brasil.

Frevo Mulher foi o primeiro grande sucesso de Amelinha, rendendo um disco de ouro com o lançamento do LP em 1979. No ano seguinte, ela se consagrou ao lançar o sucesso Foi Deus Quem Fez Você.

Por dentro da poesia de Zé Ramalho

Zé Ramalho é o rei das composições misteriosas. Além da mistura de estilos que integram seus ritmos, ele é conhecido pelas letras complexas e até um pouco abstratas.

Já deu pra perceber isso só de tentar entender o significado de Frevo Mulher, né? Então vem relembrar as melhores músicas do Zé Ramalho com a gente!

Melhores músicas do Zé Ramalho