Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de Colors, do Black Pumas: entenda a canção

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

9 de Julho de 2022, às 19:00

Quase ninguém tinha ouvido falar do Black Pumas até 2020, quando o duo foi indicado à categoria de Artista Revelação do Grammy daquele ano.

Na época, o vocalista Eric Burton e o guitarrista e produtor musical Adrian Quesada chamaram a atenção do público e da crítica para uma nova forma de produzir música.

Black Pumas
Créditos: Divulgação

No ano seguinte, mais indicações surgiram. Dessa vez para Gravação do Ano e Melhor Performance de American Roots pela música Colors. Além da melodia, a letra também é um componente importante para todo esse reconhecimento.

Mas, afinal, qual é o significado de Colors, do Black Pumas? É o que você vai descobrir agora, com a nossa análise completa. Vamos lá? 😉

Significado de Colors, do Black Pumas

Lançada em abril de 2019, Colors foi o terceiro single do álbum de estreia do duo Black Pumas. A canção foi composta pelo vocalista Eric Burton e produzida pelo guitarrista Adrian Quesada. 

Para escrever a letra, Burton se inspirou nos “tons multicoloridos do céu”. Ao utilizar essa imagem, o compositor também acabou abordando temas como a diversidade e a união dos povos

Na época da composição, o cantor estava liderando uma adoração em uma igreja em Alamogordo, no Novo México, onde seu tio vive. Em meio a uma reflexão sobre como expressar a sua busca pela própria verdade em palavras, os versos de Colors foram surgindo na mente dele. 

A referência religiosa também aparece na melodia, já que um coral gospel canta no refrão. Com certeza, a escolha não foi por acaso e os cantores tinham realmente a intenção de trazer essa pegada cristã à música. 

O vídeo de Colors

Assim que o single de Colors foi lançado, o Black Pumas gravou um vídeo simples para promovê-lo. Porém, quando o duo foi nomeado para o Grammy, os artistas resolveram investir um pouco mais na divulgação e gravar um novo clipe.

Eles foram procurados pelo diretor Kristian Mercado, que se propôs a criar esse vídeo. Emocionado pela música e super conectado com o poder dos vocais e dos acordes da dupla, ele conseguiu traduzir em imagens toda a beleza e a profundidade da letra.

A produção foi gravada em Nova York, mais precisamente no bairro do Bronxs. Nas cenas, família, conexão, movimento e vida são os temas mais explorados. 

Análise das estrofes da música

A tradução para o português do título de Colors é “cores”, que tem tudo a ver com a sua mensagem.

Agora que você já sabe quais foram as inspirações dos integrantes do Black Pumas para escrever a letra, chegou a hora de conferir a nossa análise estrofe a estrofe para entender o significado de Colors.

I woke up to the morning sky first

Acordei primeiro com o céu da manhã

Baby blue, just like we rehearsed

Azul bebê, assim como nós ensaiamos

When I get up off this ground

Quando eu me levanto deste chão

I shake leaves back down to the brown, brown, brown

Eu balanço as folhas de volta ao marrom, marrom, marrom

Till I’m clean

Até ficar limpo

A primeira estrofe é a descrição clara e simples do momento em que Eric Burton começou a compor a letra da música.

Ao acordar de um cochilo no terraço da casa de seu tio, no Novo México, ele ficou encantado com as cores da natureza e começou a refletir sobre as imagens que estava vendo

Then I walked where I’d be shaded by the trees

Então eu andei onde seria protegido pelas árvores

By a meadow of greenPor um prado verde

For about a mile I’m headed to town, town, town

Por cerca de uma milha, estou indo para a cidade, cidade, cidade

In style 

Em grande estilo

Continuando o enredo da música, ao caminhar pelo “prado verde”, o personagem traça o seu caminho para a cidade, maravilhado com as cores e as belezas das árvores. 

With all my favorite colors 

Com todas as minhas cores favoritas

All my favorite colors

Todas as minhas cores favoritas

My sisters and my brothers, see them like no other

Minhas irmãs e meus irmãos, os veem como nenhum outro

All my favorite colors

Todas as minhas cores favoritas

Ao observar todas as nuances naturais, o personagem percebe que essa visão lhe traz muita felicidade e alegria. É nessa estrofe que encontramos uma metáfora da diversidade e da união.

Ao cantar sobre as suas cores favoritas, Eric Burton nos mostra que todas as pessoas, independente de sua raça, são belas e merecem ser felizes. 

“Estamos todos no mesmo time”

Embora os músicos do Black Pumas não tenham falado literalmente que Colors trata da união de todas as raças do planeta, muitas pessoas têm usado a música para incentivar esse pensamento, exatamente pelas imagens que ela traz. 

It’s a good day to be a good day for me

É um bom dia para ser um bom dia para mim

A good day to see my favorite colors

Um bom dia para ver minhas cores favoritas

My sisters and my brothers, they see them like no other

Minhas irmãs e meus irmãos, os veem como nenhum outro

All my favorite colors

Todas as minhas cores favoritas

Mais uma vez, todas as cores são celebradas na letra e o duo deixa uma mensagem positiva de esperança, que pode ser incorporada por todos nós: é um bom dia para ser um bom dia para mim. Ou seja, basta querer que você vai conseguir colher bons frutos na sua vida. 

Now take me to the otherside 

Agora me leve para o outro lado

Where the baby blues birds fly

Onde os pássaros azuis bebê voam

In grey clouds, or white walls

Em nuvens cinzentas, ou paredes brancas

Or blue skies, we gon’ fly, feel alright

Ou céus azuis, nós vamos voar, nos sentir bem

As referências à espiritualidade e à religião aparecem de forma mais explícita nesse trecho. Aqui, conseguimos perceber uma promessa de vida “no outro lado”, onde os pássaros azuis voam. Bem parecida com a ideia de vida eterna do Cristianismo, não é mesmo? 🤔 

Now we gon’ woo, woo, woo, ya

Agora vamos woo, woo, woo, ya

They sound like woo, woo, woo, ya

Eles soam como woo, woo, woo, ya

The least I can say, I anticipate

O mínimo que posso dizer é que antecipo

A homecome parade as we renegade in the morning

Um desfile de casa, quando renegamos pela manhã

Para finalizar a letra de Colors, o vocalista emite alguns sons que podem ser interpretados como manifestações sonoras da natureza.

Ao encontrá-la e ser absorvido por ela, é como se o personagem da canção estivesse se reconectando com as suas origens, da mesma forma que, de acordo com muitas religiões, faremos após a morte. 

Black Pumas
Créditos: Divulgação

Embora seja uma letra simples, com palavras fáceis de serem entendidas, Colors traz um significado muito profundo sobre a vida, a morte e a união dos seres humanos.

É por isso que ela tem sido usada em eventos que celebram a diversidade e inspiram pessoas a lutar pela igualdade de direitos e pelo amor no mundo. 👊🏻

Saiba quais são as melhores músicas do soul music

Você acaba de desvendar o significado de Colors, do Black Pumas, uma verdadeira celebração da diversidade, no ritmo do soul music.

Por falar nisso, se você é fã desse estilo musical, não pode deixar de conferir a nossa seleção com as melhores músicas do soul music

As melhores soul music

Leia mais: