Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado das músicas da Legião Urbana

Analisando letras · Por Érika Freire

7 de Julho de 2020, às 12:00

As músicas da Legião Urbana sempre nos colocam para refletir sobre contextos políticos e sociais e se abrem para diferentes interpretações.

Boa parte desse mérito se deve ao talento para compor de Renato Russo, que liderou a banda que marcou a década de 80.

Banda Legião Urbana
Créditos: Divulgação

O grupo foi formado em Brasília, em 1982, por Renato Russo, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Rocha, e ficou em atividade até 1996, quando Renato faleceu. 

Juntos, eles fizeram o rock de Brasília ser reconhecido e se destacar no país todo, com sucessos que marcaram toda uma geração, como Índios, Pais e Filhos, Faroeste Caboclo, Há Tempos, Será, entre tantas outras. 

A seguir, vamos conferir o significado de algumas músicas da Legião Urbana:

Significado de 6 músicas da Legião Urbana

Toda música da Legião traz alguma reflexão daquelas que a gente pode ficar horas discutindo na mesa do bar com os amigos. Mas separamos algumas pra gente entender melhor o significado:

Geração Coca-Cola

Um hino da juventude que acompanhou a carreira da Legião Urbana, a música Geração Coca-Cola faz uma crítica à imposição da cultura norte americana como se fosse um bom exemplo a ser seguido. 

Composta por Renato Russo, a música fala principalmente sobre os jovens da década de 70, que viveram a repressão do regime ditatorial e o início da globalização.

Ao mesmo tempo, a música relembra o resgate que aconteceu nas décadas seguintes para valorizar a cultura e as raízes brasileiras.

Confira melhor a análise completa da música Geração Coca Cola

Análise Geração Coca-Cola

Vento No Litoral

Mais um grande sucesso da Legião, Vento No Litoral fala sobre a dificuldade em lidar com a dor de perder alguém que se ama.

Presente no álbum V, a canção reflete sobre o estado emocional, as dores e as angústias de precisar seguir a vida mesmo sem a pessoa ao seu lado. 

Vem entender melhor o significado da música Vento No Litoral. 

Significado de Vento no Litoral

Daniel Na Cova Dos Leões

Primeira faixa do álbum Dois, Daniel Na Cova Dos Leões foi escrita por Renato Russo e aborda uma relação homossexual entre dois homens, apesar de haver outras vertentes de interpretação da música, que incluem até uma visão bíblica. 

É uma das canções mais potentes e fortes da Legião e vale a pena você conhecer melhor a análise completa de Daniel Na Cova Dos Leões. 

Análise Daniel na Cova dos Leões

Pais e Filhos

A música Pais e Filhos é um clássico da Legião e aborda a questão do suicídio. Renato tinha, inclusive, uma preocupação à respeito, porque os fãs interpretavam a canção como algo bonito, um tanto romantizado. 

Entenda melhor na nossa análise completa de Pais e Filhos

Significado da música Pais e Filhos

Índios 

Música com diferentes interpretações, Índios aborda a chegada dos portugueses e a colonização do país.

A música pega como gancho maior a referência de que índios seriam todos os seres humanos inocentes e capazes de acreditar nas promessas de pessoas não muito bem intencionadas. 

Sem dúvida, Índios faz uma excelente análise sobre o período Colonial, a doutrinação e o mal que acabou afetando os povos indígenas.

Significado Índios legião Urbana

Eduardo e Mônica

Um dos maiores hits da Legião Urbana, Eduardo e Mônica apresenta a história de amor nada convencional desse casal que conquistou o Brasil.

Confira a história por trás de Eduardo e Mônica, que foi baseada em fatos reais.

História de Eduardo e Mônica

Outros significados de músicas

Sempre presente em nossa rotina, a música tem o poder de transformar um momento e muitas delas permitem que a gente dê o significado de forma livre, assim como a arte deve ser.

Por isso, que tal conferir 16 significados de músicas bastante surpreendentes?

Análises de música que vão te surpreender

Qual música do Legião melhor te representa? 

Faça nosso quiz e descubra qual música da Legião Urbana você é!