Analisando letras

Conheça o significado da música Teatro dos Vampiros, da Legião

Por Érika Freire

12 de Outubro de 2021, às 12:00


Teatro dos Vampiros é uma das faixas do álbum V, lançado pelo Legião Urbana em 1991. Enigmática, a música gerou algumas teorias sobre o seu significado, o que é muito comum em letras profundas e atemporais. 

Analisar as letras do Legião Urbana costuma ser um desafio. A complexidade e engenhosidade da mente de Renato Russo deu à banda um repertório rico e crítico, principalmente em suas canções que falam de política e problemas sociais.

Legião Urbana
Créditos: Divulgação

E no caso do álbum V, o cenário político da época norteou bastante o trabalho da banda, como ocorre com Teatro dos Vampiros, uma das melhores canções do disco.

A música ficou entre as 100 mais tocadas de 91 e, a seguir, a gente vai conferir melhor o significado deste que é um dos grandes sucessos da Legião Urbana.

O significado da música Teatro dos Vampiros

Durante o Acústico MTV Legião Urbana, gravado em 1992, antes de cantar Teatro dos Vampiros, Renato Russo comentou que ele e Marcelo Bonfá fizeram uma música que era pra ser sobre a tevê.

ok… agora um segredo pra vocês. Não se vocês perceberam, mas na época daquela novela que tava fazendo sucesso; então tipo assim, tem essa crise do país e tudo, aí a gente fez essa primeira música, bonfá fez a música e eu fiz a letra e juntamos tudo, e era pra ser sobre a tevê, e o nome da música é Teatro dos Vampiros. 

Até por conta do título, uma das teorias é que a música seria uma referência à novela Vamp, que fazia sucesso naquele período. Porém, há quem acredite que a letra fala sobre drogas, isso porque o Renato estava sofrendo por conta da dependência.

Novela Vamp
Créditos: Divulgação

Mas veja, Renato disse que era pra ser sobre a televisão, porém, tomou uma dimensão muito maior e Teatro dos Vampiros virou um verdadeiro retrato sobre um período difícil do país.

O Brasil iniciava a sua trajetória democrática e tudo era muito novo. Havia esperança de dias melhores com Fernando Collor sendo o primeiro presidente eleito pelo povo, assumindo o cargo em 1990.

Acontece que tudo se transformou num verdadeiro pesadelo para os brasileiros, com alta da inflação, crise econômica e o confisco das poupanças pelo governo. Todo esse cenário deu o norte para a criação da música Teatro dos Vampiros

Fernando Collor
Fernando Collor / Créditos: Divulgação

É o retrato da vida de um jovem, ou melhor, de muitos jovens que tentavam sobreviver em meio à crise financeira e a dificuldades de conseguir um emprego. Se sentiam perdidos e desiludidos e é sobre isso que Renato fala na música. Vamos conferir a análise dos versos. 

Significado da letra da música Teatro Dos Vampiros

Sempre precisei de um pouco de atenção
Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto
E destes dias tão estranhos
Fica a poeira se escondendo pelos cantos

Renato Russo nunca escondeu a sua faceta mais introspectiva. Além disso, o cantor também precisou lidar com a depressão e muitos momentos de solidão em sua vida.

Cantor Renato Russo
Créditos: Divulgação

Isso influenciou muito suas letras e logo no primeiro verso, observamos o personagem relatando um pouco sobre a sua personalidade. Ele se diz uma pessoa carente, que precisa de atenção em meio a esses dias esquisitos. 

Esse é o nosso mundo
O que é demais nunca é o bastante
E a primeira vez é sempre a última chance
Ninguém vê onde chegamos
Os assassinos estão livres, nós não estamos

A partir da segunda estrofe, repare que ele muda e a letra deixa de ter um eu lírico, passando para uma ideia de coletividade.

Assim se apresenta o mundo, onde, para as elites, ter muito nunca será o bastante, enquanto a outra parcela, a maioria, se vê presa, como se tivesse com as mãos atadas, sem ter o que fazer.

O título da música, Teatro dos Vampiros, seria uma alusão aos políticos que sugam o povo através de impostos, com a falta de políticas públicas, falta de vagas de empregos…

Enquanto os assassinos seguem livres, nós, o povo, estamos presos a essa condição de não conseguir evoluir. 

Vamos sair, mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos estão procurando emprego
Voltamos a viver como há dez anos atrás
E a cada hora que passa, envelhecemos dez semanas

Ele começa, neste verso, a desenhar a vida dos jovens que querem sair e se divertir um pouco, porém não conseguem pela falta de dinheiro. Tentam procurar emprego, mas não conseguem e notam o retrocesso da vida. 

O cansaço mental, esse esgotamento de ver seus esforços serem em vão, faz com que envelheçam mais rapidamente. 

Vamos lá, tudo bem, eu só quero me divertir
Esquecer dessa noite, ter um lugar legal pra ir
Já entregamos o alvo e a artilharia
Comparamos nossas vidas, esperamos que um dia
Nossas vidas possam se encontrar

Para não sucumbir, desejam sair e esquecer todos os problemas, e seguem com a esperança de dias melhores. Enquanto isso, vamos fazer o que estamos acostumados, ou o que parece mais fácil, que é entregar o jogo. 

Muito atual não apenas em relação à crise financeira e a falta de oportunidades para os jovens, a música fala ainda sobre a comparação. 

Em uma sociedade desigual, é muito comum usar a vida do outro como parâmetro para avaliar a nossa própria. Atualmente, conseguimos fazer isso com mais facilidade através das redes sociais.

Quando me vi tendo de viver
Comigo apenas e com o mundo
Você me veio como um sonho bom
E me assustei, não sou perfeito
Eu não esqueço

A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo
Eu, homem feito
Tive medo e não consegui dormir

Neste trecho, o personagem volta a falar sobre as nuances de sua personalidade. Ele se vê tendo que lidar sozinho com suas condições, já que ninguém pode transformar o outro. O sonho parecia bom e quando percebeu que não era bem isso, se assustou. 

Mesmo reconhecendo sua imperfeição enquanto ser humano, sabe que existe uma riqueza interior. Todos têm esse universo particular a ser desbravado e ao elucidar isso, é tomado pelo medo. 

Comparamos nossas vidas e mesmo assim
Não tenho pena de ninguém

Ele finaliza a música falando sobre a comparação que fazemos de nossas vidas e, apesar disso, diz não ter pena porque sabe que o caminho é individual e ninguém veio a passeio.

Conheça o significado das músicas da Legião Urbana

Queremos saber: você tem uma visão diferente sobre o significado da música Teatro dos Vampiros? Conta pra gente! 

Conhecer um pouco sobre sobre as mensagens por trás das músicas é muito legal. Aproveita e vem conhecer o significado de outras músicas do Legião Urbana

Significado das músicas da Legião Urbana

Leia também: