Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado da música Epitáfio, grande hit dos Titãs

Analisando letras · Por Érika Freire

30 de Junho de 2020, às 12:00

Com certeza uma das melhores músicas dos Titãs, a música Epitáfio conta sobre uma pessoa que faleceu e que se mostra bastante arrependida diante da vida que viveu.

Titãs em 2002
Titãs no lançamento do álbum Melhor Banda de Todos Os Tempos da Última Semana / Créditos: Divulgação

Presente no álbum Melhor Banda de Todos Os Tempos da Última Semana, lançado em 2002, a canção foi composta por Sérgio Brito e é também interpretada por ele.

Pra entender os significados por trás da poética letra, vem com a gente!

Significado da música Epitáfio  

Se você está se perguntando o que é um epitáfio, a gente te ajuda: é uma homenagem feita no túmulo de uma pessoa falecida. Pode ser uma frase, um elogio ou algo que tenha representado a vida daquela pessoa.

Por mais que uma canção sobre isso possa parecer triste, a música, na realidade, nos coloca para refletir através de uma composição bonita com versos capazes de fazer com que a gente mude essa percepção

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o Sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

A música é toda composta na primeira pessoa, dando um tom de confissão em que o personagem reflete sobre como gostaria de ter aproveitado mais a vida. A ideia de que a pessoa da canção está morta se dá por conta do título, Epitáfio.

No primeiro verso, o personagem fala que deveria ter amado, chorado, arriscado e até errado mais na vida. Ter saído mais vezes para aproveitar o pôr do sol e ter levado a vida da forma que queria e não da forma como outras pessoas esperavam

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração

Nesta estrofe, o personagem faz uma autocrítica que serve para todos nós. Quem nunca discutiu, brigou e perdeu tempo falando dos outros e implicando com a forma de ser das pessoas, né?  

De acordo com a percepção dele, deveríamos simplesmente aprender a aceitar as pessoas como elas são, porque cada um sabe o que faz bem pra si mesmo. Cada um de nós conhece suas fraquezas e seus pontos fortes, por isso não devemos julgar ninguém. 

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o Sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor

Observamos, ao longo da canção, que a intenção também é fazer uma crítica ao capitalismo e a forma como a sociedade vive nos dias de hoje

A questão do devia ter trabalhado menos ilustra um sistema que foi construído justamente para oprimir as pessoas. Horas e horas de trabalho, sem ter a chance de cuidar de si mesmo, de ver a natureza lá fora ou de se questionar sobre o objetivo de tudo isso. 

Esse trecho mostra o arrependimento de ter se importado com coisas bobas e não ter se permitido amar mais. De qualquer forma, é importante lembrar que o personagem da música está morto, mas nós ainda podemos mudar o que não gostamos em nossa vida. 

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

Neste trecho, podemos interpretar como uma forma de entrega do personagem: deixar-se levar pelo acaso e confiar que sempre estará protegido. Isso evitaria da gente ficar se preocupando à toa o tempo todo, com medo de viver, medo de arriscar

Passamos boa parte da vida com medo do que os outros vão pensar e medo de como seremos julgados e isso bloqueia a nossa expressão. 

A vida passa rápido demais para você não aproveitar da forma que acha melhor, do jeito que gosta, respeitando a sua essência, suas vontades e desejos. 

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o Sol se pôr

Epitáfio termina voltando à ideia de que ele morreu sem viver a vida que quis viver. Ele se arrepende de várias coisas e isso torna a canção, ao mesmo tempo, melancólica e apelativa: o personagem não tem como mudar tudo o que passou, mas nós ainda temos essa oportunidade.  

A mensagem que fica é que você pode mudar tudo e começar a vida que deseja viver agora, estando mais conectado com o presente e com tudo o que te cerca.

Sem dúvidas, a música deve ser interpretada como um convite para que possamos sair da rotina e viver uma vida com mais sentido, com menos apego às questões materiais e valorizando os pequenos detalhes.  

A visão do compositor sobre Epitáfio 

Durante uma entrevista para a Rádio Rock, Sérgio Brito comentou que a música se tornou um dos maiores hits do Titãs e ajudou o público a relembrar tudo o que a banda já havia construído antes

Com o lançamento do álbum A Melhor Banda de Todos Os Tempos da Última Semana e o sucesso de Epitáfio, os Titãs, que estavam com a carreira meio morna, voltaram a lotar shows. 

A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana
Capa do álbum A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana / Créditos: Divulgação

Para Brito, a música fala da vida, da fragilidade e de prestar atenção nas coisas que acontecem agora, e cada frase da canção tem a vontade de mudança, um alerta para a transformação.

O Titãs hoje 

A banda foi formada em 1982, em São Paulo, com uma quantidade de integrantes bastante fora do comum para uma banda de rock: eram nove pessoas! 

Titãs
Formação inicial dos Titãs / Créditos: Divulgação

Hoje, vários dos integrantes originais já não fazem mais parte; alguns seguiram carreira solo e hoje o Titãs segue com Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto

Próximo dos 40 anos de estrada, a banda continua sendo uma das mais respeitadas do rock nacional, com uma extensa discografia e sucessos em vendas, como com o álbum Acústico MTV Titãs, de 1997, que vendeu mais de 1,7 milhões de cópias.   

Conheça a história da música Marvin, hit dos Titãs

Gravada em 1984, a música Marvin é um dos maiores sucessos dos Titãs, que se inspiraram na versão inglês de uma canção chamada chamada Patches. Vem saber melhor a história da música Marvin

história da música marvin

Fique com mais rock and roll