Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O significado de 911, música da Lady Gaga sobre saúde mental

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

11 de Maio de 2021, às 12:00

Há praticamente um ano, Lady Gaga nos levava para o universo Chromatica, oferecendo uma rota de fuga de um mundo tão incerto para um planeta dançante e vibrante, onde a música é o remédio que todos precisavam. 

Mergulhado em referências do eurodance, synth pop e electropop dos anos 80/90, o sexto álbum da cantora entregou a vibe tão solicitada pelos fãs, com faixas animadas, muita cor, novos clipes e parcerias inéditas.

Cena do clipe 911, da Lady Gaga
Créditos: Divulgação

As músicas foram super marcantes e o último single do disco, 911, serviu o famoso conceito estético característico da diva pop. A verdade é que a letra da canção é uma das mais pessoais de Gaga e aborda sua relação com a própria saúde mental.

É por isso que hoje viemos trazer para você o significado da música e do clipe de 911, da Lady Gaga. 

O significado da letra de 911, da Lady Gaga

Escolhida como a terceira canção de trabalho do Chromatica, a divulgação de 911 começou com uma apresentação de um medley incrível no VMA 2020. 

Semanas mais tarde, Gaga lançou o clipe oficial do single, deixando o público mais uma vez perplexo com a perfeição de sua obra. Mesmo deixando as pessoas um pouco confusas, o tema da música já havia sido comentado em entrevistas, reforçando que a saúde mental era a pauta da vez. 

O histórico de Lady Gaga com depressão ou crises de ansiedade não era nenhuma novidade, uma vez que o documentário Five Foot Two já mostrava algumas de suas inseguranças. 

Five Foot Two, documentário sobre Lady Gaga
Five Foot Two, documentário sobre Lady Gaga / Créditos: Divulgação

No entanto, em 911 a temática se tornou ainda mais pessoal, ao mostrar a necessidade dela de tomar medicamentos para controlar seus pensamentos autodestrutivos. 

Para entender melhor essa relação, separamos alguns versos da música, descrita pela própria intérprete como uma poesia da dor, que abordam essa dinâmica delicada. 

Turnin’ up emotional faders (Mudo de entorpecentes emocionais) 
Keep repeating self-hating phrases (Continuo repetindo frases de auto-desprezo) 
I have heard enough of these voices (Já ouvi o suficiente dessas vozes) 
Almost like I have no choice (É quase como se eu não tivesse escolha) 
This is biological stasis (Isso é estase biológico) 
My mood’s shifting to manic places (Meu humor está enlouquecendo) 

Usando efeitos vocais robóticos com sintetizadores industriais, Lady Gaga abre a música demonstrando como se sente fora da própria vida quando não está medicada, o que a faz se sentir incomodada com as mudanças constantes de humor.

Em uma de suas entrevistas recentes, a cantora declarou como se sentia ao programa Beats 1, da Apple Music: Nem sempre consigo controlar o que meu cérebro faz e tenho que tomar medicamentos para interromper o processo que ocorre.

O quadro de estresse pós-traumático apareceu na vida dela após um abuso sofrido aos 19 anos de idade, e desde então ela procura controlar seus pensamentos negativos com o auxílio de antipsicóticos.

Para a artista, vivenciar a sensação de distorção da realidade é dolorido, e os medicamentos são quase que uma escolha obrigatória em seu cotidiano. 

O mais complicado é que muitas vezes esses transtornos possuem origem biológica e podem ser controlados apenas com remédios.

Para Gaga, que exala criatividade, o efeito de ser comandada por impulsos traumáticos não é sentido apenas no cérebro, mas no corpo todo, como uma crise paralisante. 

My biggest enemy is me, pop a 911 (Sou minha maior inimiga, tomo um 911)
My biggest enemy is me, pop a 911 (Sou minha maior inimiga, tomo um 911)
My biggest enemy is me ever since day one (Sou minha maior inimiga, desde o dia do meu nascimento) 
Pop a 911, then pop another one (Tomo um 911, então, depois consiga outro tipo de ajuda) 

O significado do refrão de 911 possui um duplo sentido. A abordagem mais natural, é lembrar que 911 é o número de emergência nos Estados Unidos, o equivalente ao 190 por aqui.

Logo, a expressão pop a 911 representaria uma ligação para ambulância ou serviço médico, pois ela estaria passando por um surto. 

Contudo, a relação de Lady Gaga com a olanzapina, seu medicamento usual, é mais próximo e pop a 911 também pode significar o hábito de tomar uma pílula.

Ou seja, quando sente que está perdendo o controle, a diva recorre ao seu recurso mais efetivo, que é ingerir o comprimido e esperar o seu efeito para tomar conta da situação. 

Keep my dolls inside diamond boxes (Deixo as minhas bonecas em caixas de diamantes) 
Save ‘em ‘til I know I’m gon’ drop this (As deixo lá até saber que vou largar isso)
Front I’ve built around my oasis (Essa parede que eu construí em volta do meu oásis) 
Paradise is in my hands (O paraíso está em minhas mãos) 

Figurativamente, os medicamentos são para Gaga como bonecas para as crianças, que devem ser guardadas e protegidas com todo o cuidado, mas sempre próximas para os momentos de desamparo.

Mesmo com todo o tratamento, terapia e processo de desconstrução dos seus traumas, as pílulas ajudam a amortecer os sentimentos mais intensos da cantora. 

Por isso, ela diz que o acesso ao paraíso está em suas mãos. Pois sabe do efeito tranquilizante e reconfortante que isso lhe provoca, mesmo a deixando dependente.

Claro, o desejo dela é amenizar o quadro psicológico e se sentir mais segura com outros métodos. Mas enquanto isso não ocorre, contar com os comprimidos é a sua melhor solução.

Please patch the line, please patch the line (Por favor conserte a linha, por favor conserte a linha) 
Need a 911, can you patch the line? (Preciso do 190, você pode consertar a linha) 

Os versos finais da música são como uma súplica, na qual recorrer ao serviço de assistência médica é um recurso fundamental para que ela continue viva. Essa representação mostra um certo desespero que é exemplificado no clipe e a sua necessidade por ajuda. 

Vale sempre lembrar que a depressão e os pensamentos suicidas são sérios e que falar ou procurar por serviços de apoio, como Centro de Valorização a Vida (Ligue 188), são a melhor solução sempre. 

Muita mensagem e conceito: o clipe de 911

Assim como todas as melhores músicas de Lady Gaga, o clipe de 911 traz muitos simbolismos e recados escondidos, que aos poucos foram sendo interpretados pelo público e explicados pela cantora. 

Visto como um curta-metragem, a produção tem o refinamento visual grandioso e trouxe uma experiência de representar como a realidade e o sonho podem se interconectar para formar heróis dentro de nós e à nossa volta, segundo Lady Gaga. 

Gravado no México, o clipe foi dirigido por Tarsem Singh, que em seu currículo tem o vídeo musical para o clássico Losing My Religion do R.E.M. e o filme A Cela.

Uma das inspirações da dupla (Gaga e Singh) foi o filme armeno A Cor da Romã e isso pode ser percebido nas cores, figurinos e visuais utilizados no videoclipe. 

Trailer do filme A Cor da Romã

Além das influências estéticas, a narrativa aparenta ser confusa, mas as referências ao inconsciente e o paralelo com a vida real vão ganhando força até o plot twist. Todos os elementos expostos, como cenário e personagens são revelados ao final do clipe. 

A realidade é que o contexto surrealista e confuso representava um acidente de carro envolvendo a artista e mostra os efeitos sentidos pela cantora na ausência dos medicamentos. 

Cenas do clipe 911, da Lady Gaga
Créditos: Divulgação

Como ela mesma deixou claro, é uma amostra pessoal da falta de controle causada por crises psíquicas e como um quadro de ansiedade ou trama pode ser impactante para qualquer pessoa. 

O fato é que a produção cumpriu o seu papel e foi bastante elogiada pelos fãs e pela crítica especializada, relembrando a capacidade criativa que Gaga tem para transmitir suas mensagens. 

Uma trajetória de sucesso 

Atriz, cantora, empresária, visionária. A Mother Monster possui muitos títulos e uma história cheia de superação. Depois de conhecer o significado de 911, vale a pena conferir a biografia da Lady Gaga!

biografia de lady gaga

Se você gosta de análises musicais, leia também: