Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Músicas de Shrek: conheça 13 canções da trilha sonora da franquia

Trilhas sonoras · Por Mateus Pereira Silveira

28 de Junho de 2021, às 19:05

Um dos personagens mais amados do cinema, o ogro Shrek conquistou o público com suas histórias de conto de fadas às avessas, protagonizando 4 filmes e vários especiais de datas comemorativas. 

Shrek
Créditos: Divulgação

A animação, vencedora do Oscar na categoria, teve seu primeiro filme lançado em 2001 é uma sátira do mundo encantado, com piadas ácidas (e bem adultas) e personagens cativantes, como Fiona, o Burro e o Gato de Botas

Não bastasse garantir a diversão, a sequência de filmes entregam músicas boas demais em sua trilha sonora, misturando clássicos do rock com covers animados e bem descontraídos. Por isso, hoje vamos relembrar as melhores músicas dos filmes do Shrek. 

Grandes músicas da trilha sonora de Shrek 

Selecionamos a melhores canções que fizeram parte dos momentos icônicos dos 4 filmes do ogro mais famoso do cinema, confira: 

All Star — Smash Mouth

As cenas de abertura de Shrek sempre foram um cartão de visitas e tanto, quebrando os estereótipos dos contos de fada com muito bom humor.

E logo no primeiro filme, somos apresentados à rotina do carismático ogro ao som de All Star, música que até hoje é atrelada ao personagem. 

Welcome To Duloc / Na Cabeça Shampoo, Lave Bem o Seu… Pé!

Um dos grandes motivos do sucesso aqui no Brasil foi a adaptação das canções originais feita pela dublagem nacional, que abusou dos trocadilhos e das mensagens subliminares. 

Quando Shrek e seu inseparável Burro chegam a Duloc, são recebidos por uma central de informações que toca Na Cabeça Shampoo, que deixa aquela água na boca para o público continuar o jingle…😈

https://www.youtube.com/watch?v=jXtMbs3qfBk&t=11s

Bad Reputation Halfcocked

A trilha de Shrek trouxe diferentes covers para abrilhantar as cenas de ação, como a versão da banda para Bad Reputation, gravada originalmente por Joan Jett.

E com a montagem, a luta do ogro contra os soldados de Lorde Farquaad ficou ainda mais incrível. 

Hallelujah — John Cale

Não é apenas de risos que vive o primeiro longa. Tal como em uma boa comédia romântica, o casal Shrek e Fiona vive seus momentos de crise.

E para embalar os momentos de sofrência, que clássico melhor que Hallelujah? Aqui, ela também não falha e garante uma boa dose de drama. 

I’m A Believer — Smash Mouth 

A banda de rock alternativo Smash Mouth teve não somente uma, mas duas músicas presentes no primeiro longa de Shrek.

Com a versão de I’m A Believer, o grupo deu a trilha para o sonhado final feliz, que traz o encerramento musical que se tornou um marco na franquia.

Accidentally In Love — Counting Crows

Quem diria que a sequência de Shrek iria trazer uma música que viraria sucesso nos casamentos? Pois é, Accidentally In Love caiu no gosto dos casais após aparecer na trilha do filme, mostrando os momentos fofos de Shrek e Fiona enquanto recém-casados. 

Funkytown — Lipps Inc 

Tão, Tão Distante vira o palco das novas aventuras do ogro no segundo filme. E para apresentar essa cidade dominada por personagens icônicos das histórias infantis, nada melhor que Funkytown, um clássico vindo direto da era disco para celebrar essa versão hollywoodiana da animação

https://www.youtube.com/watch?v=-Gr-ssepRpE&t=2s

Fada Madrinha

Novos personagens são apresentados em Shrek 2 e a Fada Madrinha já chega mostrando seu lado mais ousado e performático.

Mais uma vez temos uma inversão dos modelos esperados e pela música já vemos que a fada madrinha é diferente do que imaginávamos… 

Changes — Butterfly Boucher & David Bowie

Numa tentativa desesperada de reconquistar seu amor, Shrek e o burro tomam uma poção mágica, que os transformam no galã e seu alazão, respectivamente.

Claro que essa mudança não poderia vir sem uma trilha sonora e Changes foi bem usada para mostrar essa nova fase. 

Holding Out For a Hero — Jennifer Saunders

Os atores escalados para a dublagem do filme também precisaram entregar seu lado musical para o papel, como Jennifer Saunders, que deu voz à Fada Madrinha. 

Já estabelecida como a vilã do longa, ela dá todo o seu show cantando Holding Out For a Hero, gravada originalmente por Bonnie Tyler. Enquanto a fada arrasa na apresentação musical, seu filho Encantado rouba o brilho no baile. Para completar, temos Shrek e sua trupe numa super ação para salvar a noite

Livin’ La Vida Loca — Eddie Murphy Ft Antonio Banderas

Ricky Martin conquistou o mundo com Livin’ La Vida Loca, mas a versão que nós gostamos mesmo é a do Gato de Botas e do Burro soltando a voz num show em que todos se jogam na festa. 

Live And Let Die — The Wings

Após assumir a sua real forma como sapo, o rei Harold nos deixa no início do terceiro filme, nomeando Shrek como seu herdeiro.

No funeral, um coral de sapos se despede do monarca cantando Live And Let Die, canção de Paul McCartney e sua banda que havia sido feita para um dos filmes do 007

Immigrant Song — Led Zeppelin

Quem disse que as princesas não sabem lutar? Na hora de salvar seu amado, Fiona junta o bonde feminino que ataca os guardas de Encantado com um mashup de Immigrant Song e Barracuda, que ganhou os vocais de Fergie na animação. 

Sucesso nas telas 

Música e cinema são artes que se completam bastante e vários filmes trouxeram histórias de bandas fictícias que nos apegamos mesmo assim. Depois das melhores músicas de Shrek, vale a pena recordar esses filmes e bandas. 

Bandas fictícias de rock

Confira mais trilhas sonoras: