Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Sertanejo universitário: conheça mais sobre sua história e sucessos!

História da música · Por Rhânia Marcela

3 de Maio de 2019, às 07:00

Seja você de Goiânia, o berço do sertanejo, ou seja de qualquer outro lugar do Brasil, uma coisa é certa: em algum momento os sucessos do sertanejo universitário chegarão aos seus ouvidos.

Com um estilo único, os representantes do gênero estão fazendo sua marca no país e é quase impossível não conhecer pelo menos um deles.

Dupla Jorge e Mateus, sertanejo universitário
Dupla Jorge & Mateus / Créditos: Divulgação

Hoje iremos aprofundar no assunto e te introduzir um pouco mais nesse universo musical. Ficou interessado? É só continuar lendo!

Como começou o gênero

Apesar da história do sertanejo universitário ser um pouco incerta, sabemos que tudo começou graças a algumas mudanças na história do país.

Nos anos 90, pudemos acompanhar um novo cenário econômico no Brasil, em que vários estudantes puderam sair do interior e vir até a capital para iniciar seus estudos.

Claro que não deixaram suas raízes e culturas para trás e, nesse momento, o gosto pelo gênero sertanejo se espalhou pelas capitais através desses grupos. Com o tempo, alguns estudantes começaram a formar duplas e a cantar em bares durante as noites, tudo em prol da diversão.

Dupla João Bosco & Vinicius
Dupla João Bosco & Vinicius / Créditos: Divulgação

Como o sertanejo em si já teve diversos temas possíveis para suas letras, isso também afetou as composições que conhecemos hoje como sertanejo universitário.

Quando o sertanejo universitário nasceu, o tradicional já abordava mais as vivências românticas do que a temática inicial das músicas, isto é, a dura realidade da vida do campo. É por isso que temos letras tão divertidas e próximas da nossa realidade!

Dizem por aí que quem inaugurou o estilo foi a dupla João Bosco e Vinícius, ambos, na época, estudantes de Odontologia e Fisioterapia em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Apesar de hoje ser um gênero totalmente difundido e ouvido por muitos tipos de pessoas, no início de todo o sucesso, o público da dupla realmente eram os universitários, daí dando sentido ao nome.

Confira a primeira música de sucesso dos dois, chamada Magia e Mistério.

Fortes representantes do sertanejo universitário

Começando a despontar nos anos 2000, o gênero ganhou a atenção dos jovens, sendo isso totalmente refletido nos representantes do sertanejo universitário.

Para começar, algumas duplas marcaram a história do gênero. Conforme falamos, tudo começou com João Bosco e Vinicius, mas é claro que não foram a única dupla a deslanchar no país. Outro forte nome também é bem popular até hoje: Jorge & Mateus.

Jorge & Mateus

A dupla goianiense começou sua carreira juntos apenas em 2005, apesar de ambos já cantarem individualmente.

Logo ganharam o carinho do público, sendo um dos principais donos de sucessos desta derivação do sertanejo. Com certeza você já ouviu algumas das clássicas como Amo Noite e Dia, Aí Já Era e Duas Metades.

Henrique & Juliano

Diferente de Jorge & Mateus, a dupla é lá do Tocantins. Os irmãos começaram a carreira juntos muitos anos atrás, ainda no ensino médio, porém ainda nem tinham o nome de hoje.

Tudo realmente começou para Henrique & Juliano lá em 2012, quando fecharam contrato com a empresa de agenciamento WorkShow. Daí em diante vieram muitos sucessos, como Até Você Voltar, Cuida Bem Dela e Na Hora da Raiva.

Gusttavo Lima

Fugindo um pouco das duplas, um nome individual que rapidamente ganhou o carinho e o reconhecimento do público é o de Gusttavo Lima.

Após muitas tentativas de diferentes formas para fazer sucesso, conhecemos o Gusttavo, com dois t’s, quando teve uma letra sua gravada pela dupla João Neto & Frederico e logo depois assinou um contrato com sua agenciadora.

Daí em diante, muitos hits vieram, como Inventor dos Amores, Apelido Carinhoso e Homem de Família.

Marília Mendonça

Uma das maiores representantes do lado feminino do gênero, o feminejo, Marília também tem forte influência para o sertanejo universitário.

Com sua carreira trilhando o caminho de cantora a partir de 2015, muitos sucessos famosos vieram para nossos top mais ouvidos, como Infiel, Eu Sei de Cor e De Quem É a Culpa?.

É claro que esses não são os únicos representantes, tendo mais duplas e cantores importantes de serem lembrados, como Zé Neto & Cristiano, Matheus & Kauan, Luan Santana e vários outros.

Continue ouvindo grandes nomes do sertanejo universitário nessa playlist cheia de hits!!

Playlist balada sertaneja

Sertanejo Universitário 2019

Também representando o gênero no país, temos os hits do momento que não param de tocar nas rádios e ganham cada vez mais destaque nas paradas.

Atrasadinha – Felipe Araújo (part. Ferrugem)

Uma das músicas mais tocadas é de um outro forte nome: Felipe Araújo. Irmão do Cristiano Araújo, o rapaz representa e homenageia a história de Cristiano seguindo sua carreira cheia de grandes sucessos.

O hit do momento é Atrasadinha, em parceria com Ferrugem. A música está no top das mais acessadas do Letras e não para de fazer sucesso!

E você chegou, atrasadinha, mas tava linda… 🎵

Estado Decadente – Zé Neto e Cristiano

A dupla lançou esse ano um EP cheio de sucessos da sofrência, o Acústico de Novo. Dentre os vários sucessos, temos uma das músicas mais tocadas no Brasil: Estado Decadente.

No estado decadente que eu tô, a tristeza decora essa casa 🎵

Vou Ter Que Superar – Matheus e Kauan (part. Marília Mendonça)

Na mesma linha da dupla anterior, recentemente Matheus e Kauan lançaram um CD novo cheio de hits, sendo difícil de numerar um único sucesso.

O CD, nomeado Tem Moda Pra Tudo (Ao Vivo), conta com parcerias como Jorge e Mateus, na música Quarta Cadeira, e Gusttavo Lima, na música Mágica.

Contudo, a segunda música mais acessada no Letras também é outro sucesso com parceria: Vou Ter Que Superar, com participação de Marília Mendonça, é um dos grandes hits do ano.

O nosso pra sempre acabou e um novo amor veio com tudo🎵

E é claro que tem muito mais para ouvir, sejam sucessos imediatos de 2019 ou as antigas que gostamos tanto de relembrar. Vem dar o play e curtir 12 horas seguidas de sertanejo universitário!

Playlist 12h de sertanejo!