Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os principais grupos da segunda geração do k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

24 de Maio de 2020, às 19:00

Se você é fã de k-pop, provavelmente já deve ter se deparado com as tais “gerações” do estilo, que dividem os grupos por épocas e características. Hoje vamos falar sobre a segunda geração!

Girls Generation
Girls’ Generation, grupo da segunda geração do k-pop / Créditos: Divulgação

Essa geração aconteceu entre os anos de 2003 e 2010 e é marcada pelas primeiras tentativas de levar o k-pop para o ocidente, mirando principalmente nos Estados Unidos.

Nesse período, a exposição dos artistas também aumentou na Coreia, com maior participação em programas de televisão e até mesmo em dramas (novelas) e filmes, revelando idols que, além de saberem cantar e dançar, também são ótimos atores. 

Os maiores grupos da segunda geração do k-pop

Confira, por ordem de estreia, quinze grupos que tiveram grande impacto na segunda geração do k-pop:

TVXQ

Também conhecido como DBSK, o TVXQ teve sua estreia em 2003, ano que marca o início da segunda geração do k-pop. Inicialmente com cinco integrantes, continua em atividade até hoje, como uma dupla formada por Yunho e Changmin.

Músicas como Mirotic, Ballons e Keep Your Head Down ajudaram a definir o estilo musical.

Super Junior

Em atividade desde 2005, o Super Junior já chegou a ter 13 integrantes (fora dois que só atuavam na sub-unit Super Junior-M) e ainda está ativo, com menos membros, e tem uma fanbase muito forte na América Latina.

Suas músicas mais populares são Sorry Sorry e Bonamana, e a mais recente foi 2YAYAO, lançada em 2020.

BIGBANG

Os meninos do BIGBANG são reconhecidos como “reis do k-pop” e estrearam em 2006 pela YG Entertainment. Eles passaram os últimos anos em inatividade, mas estão prestes a retornar para o cenário musical como um quarteto.

Você com certeza já deve ter ouvido músicas como Bang Bang Bang e Fantastic Baby, alguns dos maiores sucessos do grupo.

Conheça mais sobre os integrantes do BIGBANG!

Wonder Girls

De extrema influência dentro e fora da Ásia, o Wonder Girls debutou em 2006 pela JYP e foi um dos primeiros grupos a tentar levar o k-pop aos Estados Unidos.

A versão em inglês de Nobody, uma das maiores faixas de sua carreira, foi a primeira música de um artista coreano a entrar nas paradas americanas, lá em 2009!

KARA

Um dos grupos coreanos de maior relevância no Japão, o KARA existiu entre os anos de 2007 e 2016, quando seu disband foi anunciado após as integrantes não renovarem contrato com a DSP Media.

Com diversas mudanças em sua formação, o grupo deixou para trás músicas extremamente lendárias como Mister, Lupin e Mamma Mia.

Quer entender melhor o vocabulário do estilo? Segue o nosso super dicionário k-pop

Girls’ Generation

Conhecidas até hoje como o girlgroup da nação, o SNSD é um dos grupos mais importantes da história do k-pop e carrega em sua discografia grandes hinos como Gee, Genie e The Boys.

Atualmente com oito integrantes, todas em carreiras solo estáveis, o grupo está em hiatus, mas pode surpreender o público a qualquer momento com o seu aguardado comeback!

Saiba tudo sobre as talentosas integrantes do Girl’s Generation!

2PM

O 2PM estreou pela JYP em 2008 e deixou o público de queixo caído com seu estilo mais maduro, presente em faixas como My House e ADTOY, embora também tenham mostrado a personalidade divertida dos seis integrantes em Hands Up e Go Crazy.

Os rapazes estão finalizando suas obrigações militares e devem retornar em breve ao k-pop.

SHINee

Não é a toa que são chamados de príncipes do k-pop: com grandes hinos como Lucifer, Ring Ring Dong e Replay, o quinteto SHINee ajudou a construir a identidade do k-pop.

Ainda hoje, mesmo estando em hiatus, eles são muito queridos até entre os fãs das novas gerações. Atemporais!

Conheça os membros do SHINee, o lendário grupo de k-pop.

2NE1

Um dos grupos femininos de maior importância da história do k-pop, o quarteto 2NE1 nasceu pela YG Entertainment em 2009 com a música Fire, que lançou ao mundo as talentosas integrantes CL, Minzy, Bom e Dara.

Elas revolucionaram o cenário com sua imagem forte e faixas como I Am The Best e Come Back Home. Seu insuperável disband foi anunciado em 2016, mas elas jamais serão esquecidas.

4Minute

Muitos fãs novos de k-pop já estão familiarizados com a Hyuna, mas você sabia que ela veio de um grupo chamado 4Minute?

O quinteto estreou em 2009 pela Cube Entertainment e conquistou o mundo com seu conceito girl crush, até o disband em 2016.

Crazy e Mirror Mirror são algumas de suas mais famosas músicas.

F(x)

Formado pela SM Entertainment, o quinteto F(x) experimentou diferentes conceitos ao longo de sua carreira. Elas estrearam em 2009 e, embora não tenha sido oficialmente terminado, não lançam nada desde 2016.

Hoje as integrantes seguem carreira solo na música, na moda e na atuação, mas serão sempre lembradas por músicas como Hot Summer e Red Light.

Highlight

Anteriormente chamado de BEAST, o grupo debutou em 2009 pela Cube Entertainment com a faixa Bad Girl e foi um dos maiores nomes de sua geração.

Com um integrante a menos, o grupo está em atividade ainda hoje, embora agora pela Around US Entertainment, gravadora criada por eles mesmos. ÍCONES INDEPENDENTES!

SISTAR

Lançado pela Starship Entertainment em 2010, o quarteto SISTAR encerrou suas atividades em 2017 após o fim de seu contrato.

O grupo foi eternizado como “as rainhas do verão” por sua tradição de todos os anos presentear os fãs com uma música refrescante lançada durante a estação mais quente.

Touch My Body, So Cool e Alone são alguns de seus grandes sucessos.

INFINITE

Lançados em 2010 pela Woollim, o septeto INFINITE existe ainda hoje, embora em inatividade, para que os integrantes cumpram suas obrigações militares.

Em seus anos de ouro, o grupo foi conhecido principalmente por suas coreografias difíceis e sincronia de 99,9%. The Chaser foi eleita pela Billboard como a melhor música de k-pop de 2012, além de entrar para o Top 3 da lista da década.

Teen Top

O Teen Top surgiu em 2010 pela TOP Media e ainda está em atividade, embora com um integrante a menos.

Os rapazes, conhecidos por suas danças cheias de energia e passos difíceis, fizeram história com sucessos como Rocking, Miss Right e To You

Os precursores do k-pop 

E agora que você já sabe tudo sobre a segunda geração, que tal aproveitar para conhecer os principais artistas da primeira geração do k-pop?

Esse pessoal deu origem ao estilo e, sem eles, nossos grupos preferidos talvez sequer existissem! 😱 

primeira geração k-pop

Mais k-pop pra você