Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre o samba-reggae: conheça fusão da Jamaica com o Brasil

Descubra a origem do samba-reggae, um dos ritmos mais importantes do Carnaval brasileiro. Aproveite ainda para conhecer as melhores músicas do gênero.

Curiosidades · Por Ana Paula Marques

3 de Fevereiro de 2023, às 12:00

Quer saber tudo sobre o samba-reggae? Este artigo foi escrito especialmente para você, com tudo que você precisa conhecer sobre um dos ritmos mais tocados do Carnaval brasileiro.

Tudo sobre o samba-reggae
Créditos: Divulgação

Criado na Bahia entre as décadas de 1980 e 1990 pelo mestre Neguinho do Samba, o samba-reggae aposta na fusão entre o reggae da Jamaica e o samba, patrimônio cultural do Brasil, dando origem a uma sonoridade única e cheia de personalidade.

Desde então, o ritmo ganhou embaixadores de peso, como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Olodum e Carlinhos Brown, que levam seu suingue e suas influências afro a todo o mundo.

Vem conhecer um pouco mais sobre o estilo e as músicas mais famosas do samba-reggae!

Tudo sobre o samba-reggae: o que é, origem e características

Se fosse necessário resumir tudo sobre o samba-reggae em apenas uma palavra, seria “suingue”. O ritmo mistura percussão e instrumentos típicos da música latina para criar grooves cheios de malemolência e balanço.

A história do samba-reggae começa em meados dos anos 1980, quando o maestro Antônio Luís Alves de Souza, imortalizado como Neguinho do Samba, resolveu fazer experimentações misturando elementos de diferentes ritmos.

Neguinho do Samba, criador do samba-reggae
Créditos: Divulgação

Então regente da bateria do Olodum, nascido e criado em Salvador, o artista respeitou as origens da Bahia (cuja população é formada por mais de 80% de afrodescendentes) e integrou elementos afro a suas composições.

Não satisfeito, seguiu uma tendência do movimento negro entre as décadas de 1970 e 1980 e expandiu o intercâmbio cultural afro até o Caribe e a América Central, buscando nessas regiões mais influências para sua arte.

Sua intenção (muito bem-sucedida, como apontam especialistas no tema) era deixar como legado uma referência cultural que se tornaria patrimônio imaterial do povo brasileiro, pautada em conceitos como pan-africanismo e pan-americanismo.

Características do samba-reggae

Por conta dessas origens miscigenadas, para compreender bem tudo sobre o samba-reggae, é fundamental conhecer as influências por trás do ritmo.

Neguinho do Samba buscou dois ritmos tipicamente brasileiros, o samba duro (um ritmo baiano derivado do samba de roda carioca) e o funk carioca, em busca de sua própria identidade musical.

Olodum, referência do samba-reggae
Créditos: Divulgação

Na sequência, o maestro importou influências de ritmos latinos, como merengue e salsa, bem como características do reggae da Jamaica, para chegar ao groove que idealizou.

Instrumentos do samba-reggae

O resultado da mistura comandada por Neguinho do Samba é um ritmo que utiliza instrumentos de todos esses gêneros para criar sua musicalidade.

As composições são baseadas em atabaque, tambores, agogô, pandeiro, guitarra (ou viola eletrônica) e até instrumentos de outros ritmos latinos, como maracas, enquanto evita certos instrumentos mais ligados ao samba clássico, como o cavaquinho.

A “cereja no bolo” foi a utilização de influências africanas (como o candomblé, a capoeira e a umbanda) na composição das letras, com amplo uso de palavras de origem afro: você já deve ter ouvido por aí “ilê-aiyê”, “dandalunda” e outras expressões.

Se até aquele momento os artistas baianos (sobretudo os negros) precisavam investir no eixo Rio-São Paulo para consagrar suas carreiras, agora poderiam fazê-lo sem nunca sair de Salvador.

Samba-reggae pelo mundo

Embora o samba-reggae seja tipicamente brasileiro, é inegável que o ritmo ultrapassou as fronteiras geográficas e se tornou apreciado em outros cantos do mundo.

Nomes como o Rei do Pop Michael Jackson e o ícone do reggae Jimmy Cliff chegaram a lançar faixas de samba-reggae, dando um toque ainda mais globalizado a esse empolgante ritmo latino e, acima de tudo, brasileiro.

Michael Jackson e o Olodum, referência do samba-reggae
Créditos: Divulgação

Além disso, o estilo musical também rendeu ao Olodum um exclusivo Grammy na categoria World Music em 1991, consagrando de vez a criação de mestre Neguinho do Samba no cenário musical internacional. 

O sucesso do grupo baiano no embalo do samba-reggae, aliás, foi tão estrondoso que o Olodum já tocou em todos os continentes, em mais de 40 países.

Os palcos europeus, inclusive, também já receberam com festa artistas como Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e outros nomes ligados ao ritmo jamaicano-brasileiro.

10 músicas que marcaram o samba-reggae

Para saber de vez tudo sobre o samba-reggae, a melhor dica é conhecer as principais músicas do ritmo que mistura influências brasileiras e jamaicanas. Confira alguns hits!

Samba Reggae – Olodum

Sob comando do criador do ritmo, o Olodum se tornou um dos principais embaixadores do estilo jamaicano-brasileiro no mundo. Sua faixa Samba Reggae é considerada um verdadeiro hino do gênero por seu capricho técnico.

Faraó – Margareth Menezes

O samba-reggae remete a Margareth Menezes. Faraó, escrita e lançada em 1986, é até hoje uma das mais tocadas do Carnaval baiano. A cantora, aliás, é considerada uma das precursoras do ritmo que mistura influências do Brasil e da Jamaica.

Nobre Vagabundo – Daniela Mercury

O suingue das batidas compassadas dos instrumentos mais graves de Nobre Vagabundo, de Daniela Mercury, mostra bem como o samba-reggae mistura o groove do samba ao balanço do reggae jamaicano.

Prefixo de Verão – Banda Mel

Você se lembra da Banda Mel? O grupo por trás de Prefixo de Verão e Baianidade Nagô foi um dos maiores responsáveis por popularizar o samba-reggae no Carnaval baiano e, consequentemente, em todo o cenário musical brasileiro.

Dandalunda – Carlinhos Brown

Embora tenha sido imortalizada na voz de Margareth Menezes, o sucesso Dandalunda foi escrito por Carlinhos Brown, um dos maiores nomes do ritmo e co-fundador do grupo Timbalada, famoso por seu legado no samba-reggae.

Canto Pro Mar – Timbalada

O grupo Timbalada foi criado por Carlinhos Brown, um dos grandes nomes do ritmo jamaicano-brasileiro, e absorveu influências do samba-reggae em suas principais obras — como o sucesso Canto Pro Mar, sempre com destaque para a sonoridade do timbal.

Doralice – Banda Eva

Desde os tempos em que era comandada por Ivete Sangalo, a Banda Eva utiliza os instrumentos e as batidas do samba-reggae em suas composições, como Doralice. Nas eras Saulo Fernandes, Emanuelle Araújo e Felipe Pezzoni, isso não mudou.

Flores – Ivete Sangalo

O sucesso de Ivete Sangalo com o samba-reggae foi tão estrondoso que a baiana seguiu no ritmo, mesmo após deixar a Banda Eva. Bom exemplo é o sucesso Flores, que a cantora incluiu em sua famosa apresentação no Madison Square Garden, em Nova York.

Bom Demais – Ara Ketu

Mais um dos expoentes da música baiana que ganhou o mundo na levada do samba-reggae, o Ara Ketu levou hits como Bom Demais até as paradas do Brasil inteiro, acelerando a popularização do ritmo.

They Don’t Care About Us – Michael Jackson

Prova da globalização do samba-reggae é a faixa They Don’t Care About Us, sucesso de Michael Jackson de 1996, cujo arranjo é assinado por ninguém menos que Neguinho do Samba, o criador do ritmo jamaicano-brasileiro, e é tocado pelo Olodum.

Conheça os maiores cantores da Bahia

Curtiu aprender tudo sobre o samba-reggae? O ritmo nascido na Bahia se tornou sinônimo de suingue e primor técnico, incorporando influências de diferentes estilos musicais, como o reggae, o samba duro e até o funk.

Falando nisso, você também pode gostar de conhecer o que é que a Bahia tem na voz dos principais cantores baianos. Nossa lista inclui ícones da música brasileira, como Moraes Moreira, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre muitos outros!

cantores baianos