Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Poesia & música: análise de Rosa De Hiroshima

Analisando letras · Por Lorena Camilo

6 de Março de 2020, às 19:00

Há quem diga que poesia é música, mas sem ritmo e sem melodia. Com certeza, o compositor e músico Gerson Conrad, integrante do grupo musical Secos & Molhados, concorda com esse pensamento. 

Secos e Molhados
Créditos: Divulgação

Em 1973 a banda escolheu musicar o poema Rosa de Hiroshima, do poeta Vinicius de Moraes.

Os versos de Rosa de Hiroshima são super significativos, fortes e são um registro da nossa história. Neste post a gente vai te contar a origem do poema e no que ele foi inspirado. Bora conferir? 😉

Significado de Rosa de Hiroshima

Vinicius de Moraes escreveu o poema Rosa de Hiroshima inspirado pelo ataque atômico provocado pelos Estados Unidos contra o Japão no final da Segunda Guerra Mundial.

Ataque atômico dos Estados Unidos contra o Japão
Créditos: Divulgação

A tragédia ocorreu no dia 6 de agosto de 1945, sendo o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis. 

A bomba, nomeada de Little Boy, foi uma demonstração de força nuclear estadunidense nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Bomba nuclear Little Boy
Bomba nuclear Little Boy / Créditos: Divulgação

Estima-se que o ataque provocou a morte de mais de 250 mil pessoas. As pessoas que sobreviveram, além do dano emocional e psicológico, tiveram graves ferimentos como queimaduras e surdez.

O ataque deixou uma grande cicatriz ao seu arredor. Ao longo dos anos, o número de pessoas que nasceram enfermas, com cânceres, deformações físicas, cegas ou com problemas respiratórios foi incalculável.

Sem contar a devastação da vegetação e a contaminação que ocorreu em rios, lagos e plantações pelas chuvas ácidas. 

Hiroshima após o ataque atômico
Hiroshima após o ataque atômico / Créditos: Divulgação

Escrito em 1946 e publicado no livro Antologia Poética, o poema tinha o nobre objetivo de ser um protesto contra os ataques, além de levantar a bandeira pacifista e antinuclear. Anos depois, em 1973, os versos foram musicados pelo grupo Secos & Molhados.

Análise de Rosa de Hiroshima

Agora que você já sabe a origem do poema musicado Rosa de Hiroshima, que tal conferir a nossa análise acompanhando a canção?

Pensem nas crianças mudas, telepáticas
Pensem nas meninas cegas, inexatas

Os primeiros versos mostram os efeitos da radioatividade nas crianças, vítimas inocentes que nada fizeram para sofrer no conflito de duas grandes nações.

Pensem nas mulheres, rotas alteradas

Quando o poeta propõe que pensem nas mulheres, ele pede que reflitam sobre as consequências que a radioatividade pode causar no corpo delas, tornando difícil, ou até impossível, que elas engravidassem no futuro.

As rotas alteradas podem ser entendidas tanto como um questionamento de como o futuro incerto será, como também as rotas das cidades, do meio ambiente e da economia, que foram devastados. 

Ataque atômico
Créditos: Divulgação

Pensem nas feridas como rosas cálidas

Vinicius que pensem nas feridas físicas, emocionais, psicológicas e fisiológicas como quem cuida de delicadas rosas. Entretanto, esta rosa tem um diferencial, ela é cálida, ou seja, quente.

Mas, oh! Não se esqueçam da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima, a rosa hereditária
A rosa radioativa, estúpida, inválida
A rosa com cirrose a antirrosa atômica
Sem cor, sem perfume, sem rosa
Sem nada

Os últimos versos fazem menção explícita ao bombardeamento em Hiroshima, que irradiou doenças e uma grande contaminação nas pessoas e no solo por várias gerações.

O poeta usa rosa como uma metáfora ao momento que bomba explodiu, formando uma imagem semelhante a uma rosa se desabrochando. 

Bomba de Hiroshima
Bomba de Hiroshima / Créditos: Divulgação

Normalmente, uma rosa é relacionada a delicadeza, perfume e beleza, porém a rosa de Hiroshima remete a um horrível acontecimento e à consequências deixadas pela guerra e pelo confronto entre nações.

Mais sobre a banda Secos & Molhados

Secos & Molhados foi uma banda da década de 1970 que revolucionou a música brasileira, misturando o folk, o rock progressivo, a MPB, o glam e o folk rock. 

A banda teve uma grande rotatividade de membros em seus diferentes períodos de atividade, mas quem fundou o grupo e teve a ideia do nome foi o integrante João Ricardo.

Em 1973, Ney Matogrosso e Gerson Conrad completaram a formação clássica da banda, que ficou em atividade por dois anos.

Secos & Molhados
Créditos: Divulgação

Como é comum acontecer, houveram algumas intrigas e os integrantes decidiram seguir carreira solo. A banda Secos & Molhados ficou de 1974 a 1977 inativa mas, em maio de 1978, João Ricardo retomou as atividades do grupo com outra formação. 

Porém, independente da formação, o Secos & Molhados foi um grupo musical muito importante para a música brasileira, e fez seu nome com suas letras ousadas e jeito único.

Músicas & histórias

Tem algumas músicas que a história é tão bem escrita que até parece uma narrativa, né? Listamos oito letras que parecem filmes para você conferir! 🎥🎬

Músicas que contam histórias

Mais sobre análises e significados