Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Rock gospel: 19 cantores e bandas para você curtir e louvar

O rock gospel é dos sub-estilos do gênero que conquistou espaço na música nas últimas décadas. Saiba mais sobre sua história e melhores artistas!

Gospel · Por Rafaela Damasceno

9 de Março de 2023, às 14:50

O gospel é um dos estilos musicais mais diversos que existem: prova disso são os muitos sub-estilos que surgem ao longo dos anos. Um deles é o rock gospel, que atrai cristãos que, além de adorar a Deus, também querem ouvir músicas em ritmo mais pesado.

É por isso que tem surgido cada vez mais artistas do rock gospel nos últimos tempos, tanto no Brasil quanto em outros países. Eles estão lançando canções que investem nos sons da guitarra, do baixo e da bateria, com acordes mais fortes.

Se você já é fã desse tipo de louvor ou quer saber mais sobre esse sub-estilo, não deixe de conferir a história do gênero e a nossa seleção com os mais importantes cantores e bandas de rock gospel do momento!

Rock gospel: origem do gênero

O rock gospel é um gênero musical que combina o estilo do rock’n’roll com letras cristãs e mensagens religiosas. Sua origem remonta ao início da década de 1950, quando alguns artistas gospel começaram a incorporar elementos de rock em suas músicas, a fim de alcançar um público mais jovem.

No Brasil, os primeiros artistas e lançamentos aconteceram na década de 70, sendo que as primeiras bandas tiveram como influência o rock progressivo britânico.

Algumas das banda que se destacaram nesse período foram o Êxodos e o Embaixadores de Sião, que alcançou projeção com um estilo influenciado pela Jovem Guarda e o próprio rock progressivo.

O crescimento do gênero se deu de forma mais demorada, já que inicialmente, o rock gospel sofreu resistência e preconceito pelos líderes religiosos e seus seguidores. Na década de 80, surgiram bandas como Oficina G3, Katsbarnea e Catedral, que ajudaram a propagar o gênero e incentivaram sua ascensão.

A partir dos anos 90, houve a expansão do sub-estilo, acompanhando as mudanças que o movimento gospel trouxe para a composição e produção musical de obras cristãs.

Nos anos 2000, o rock gospel evoluiu para incorporar uma variedade de estilos musicais, incluindo rock alternativo, metal e punk. Algumas das bandas mais populares desta época incluem Skillet, Thousand Foot Krutch e Flyleaf.

Rock gospel: cantores e bandas nacionais

No Brasil, já existe uma tradição antiga de bandas e cantores do rock gospel. Muitos deles, inclusive, são os responsáveis por introduzir os fãs à religião e convertê-los ao Cristianismo

É o poder que a música traz ao ministério! Saiba, a seguir, quais são os principais representantes do rock gospel nacional.

Êxodos

Considerada a primeira banda brasileira de rock gospel, o Êxodos foi criado em 1970. Os músicos começaram suas carreiras na Igreja Batista de Vila Bonilha, em São Paulo, passando a se apresentar em outras igrejas e festivais de música evangélica posteriormente.

Em 1976, a banda enfrentou problemas com a vizinhança do templo em que se apresentavam e com a própria congregação, e com a falta de oportunidades em outras igrejas, o grupo chegou ao fim um ano depois, sem gravarem um álbum.

Em 2006, o Êxodos lançou o seu único registro musical: o álbum 1970 – 1977 contém 13 músicas e foi lançado de forma independente.

Rosa de Saron

Desde a década de 80, o Rosa de Saron é um sucesso entre os cristãos. A banda foi formada em Campinas, dentro do movimento de Renovação Carismática Católica da cidade.

Ainda hoje, ela é lembrada como a precursora do white metal católico em nosso país. Comprove todo o talento do grupo com Um Dia, uma de suas músicas mais ouvidas.

Oficina G3

Na mesma época, o Oficina G3 também despontou entre os fiéis brasileiros. Durante a sua carreira, o grupo produziu canções dos mais diversos gêneros, como o hard rock, o metal progressivo, o nu metal e o pop rock, mas todos eles voltados para a religião.

João é a sua produção mais famosa, que você confere agora:

Músicas gospel antigas: 31 sucessos que marcaram gerações

Catedral

A banda Catedral ficou muito famosa nos anos 90, principalmente pelas comparações com o Legião Urbana. As vozes dos vocalistas são tão parecidas que muita gente chega a confundir as músicas dos dois grupos. 

Por Amor é uma das suas melhores faixas.

Katsbarnea

Entre os anos 1990 e 2000, o conjunto Katsbarnea foi um dos mais expoentes do cenário do rock gospel do Brasil. Infelizmente, passou por diversos hiatos, por conta da troca de vocalistas e de outros integrantes.

O grupo continua em atividade até hoje, lançando hits como Extra, Extra, que é sobre o fim do mundo e a redenção dos homens.

Resgate

Formada em 1989 em São Paulo, o Resgate lançou o seu primeiro álbum em 1991, intitulado Vida, Jesus & Rock And Roll – um trocadilho com o bordão “sexo, drogas e Rock’n Roll”.

O álbum On The Rock marcou o amadurecimento musical da banda, tornando-se um dos mais elogiados da carreira do Resgate. Uma de suas músicas mais conhecidas é 5:50 Am.

Em mais de 30 anos de carreira, o Resgate conquistou uma legião de fãs e se tornou uma das bandas mais importantes e influentes do cenário gospel no Brasil.

Fruto Sagrado

Fundada em 1988, o Fruto Sagrado alcançou o auge do seu sucesso durante a década de 90 até a metade dos anos 2000, juntamente com outras bandas que se destacavam na época, como Oficina G3, Catedral, Katsbarnea e Resgate.

Uma de suas canções mais ouvidas é O Que na Verdade Somos, que nos convida a refletir sobre a nossa identidade como ser humano e o aprendizado que devemos passar para entender o amor.

Tanlan

Um grupo do rock gospel nacional com formação mais recente é o Tanlan, criado em 2004, em Porto Alegre.

A banda é conhecida por ser precursora do chamado novo movimento, que tem o objetivo de produzir músicas religiosas sem barreiras, que falem sobre qualquer tema e atraiam qualquer tipo de público, não só os cristãos. Caso ainda não conheça, escute Epifania.

Palavrantiga

Mais um representante do novo movimento, a banda Palavrantiga foi formada em 2007 em Minas Gerais.

Com uma sonoridade que mistura rock e música brasileira, o grupo lançou o seu primeiro álbum, Palavrantiga vol.1, em 2008, recebendo avaliações positivas da mídia especializada e do público e chegando a ser indicado ao Troféu Promessas na categoria Revelação.

Conheça Vem Me Socorrer, uma de suas músicas mais conhecidas:

Gálbano

Apesar de ter se formado em 2004, a banda Gálbano só lançou seu primeiro álbum de estúdio em 2016. A partir daí, começou a chamar a atenção não só do público cristão, mas também de outras pessoas, que se interessaram pelo seu rock contemporâneo.

Um dos louvores que mais tiveram repercussão foi Sou Filho de Deus.

PG

Pedro Geraldo Mazarão, que todo mundo conhece como PG, é um cantor de rock gospel nacional que teve muita atenção do público em 2007.

Na época, ele lançou o louvor Quem Sou Eu?. Embora não seja uma faixa muito agitada e com guitarras mais pesadas, ela marcou a vida de muitos jovens que buscavam uma música mais próxima do estilo preferido de sua geração.

Rodolfo Abrantes

Outra referência da nova geração é o cantor Rodolfo Abrantes. Fora do meio gospel, ele é reconhecido por ter sido o vocalista da banda Raimundos.

Ao se converter, ele deixou o grupo e passou a se dedicar integralmente ao seu ministério, inclusive na música. Isaías 9 é uma de suas produções mais impactantes e muitos cristãos se emocionam só de ouvi-la:

Rock gospel: cantores e bandas internacionais

Entre os cantores e as bandas de rock gospel internacional, estão músicos que se dedicam exclusivamente à adoração ao Pai. Vale a pena conhecer os nomes mais famosos.

Petra

A banda americana Petra traz uma referência bíblica até no nome, que significa “rocha”. A ideia é mostrar o quanto o amor de Deus é forte e resistente e que os cristãos também podem desenvolver esses atributos com o poder da fé. 🙏🏻

Essa crença também está presente em suas músicas mais ouvidas. Uma delas é Over The Horizon.

P.O.D.

Você sabia que o P.O.D. também é uma banda de rock gospel internacional? O significado da sigla é Payable On Death, “Pagável na Morte” em tradução livre.

As canções do grupo comprovam que é possível ultrapassar os muros da Igreja e conquistar públicos que não são religiosos. Relembre o seu maior hit, Youth Of The Nation.

Bride

O white metal cristão não é exclusividade de bandas brasileiras. Originária do Kentucky, a banda Bride tem uma longa carreira dedicada a espalhar a Palavra de Deus para todos os cantos do mundo. Ela inclusive já esteve no Brasil diversas vezes e arrastou multidões.

Psychedelic Super Jesus é uma das suas canções mais ouvidas:

Narnia

Saindo do circuito dos Estados Unidos, o grupo Narnia, da Suécia, é muito conhecido no estilo heavy metal, uma vertente do rock. O nome é uma homenagem ao livro Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis. 

Shelter Through The Pain é para aquelas pessoas que, além de “bater a cabeça”, não dispensam a adoração! 🤲

HB

HB é a abreviação de Holy Bible, que significa “Bíblia Sagrada” em português. O grupo, formado em 2002 na Finlândia, sempre produziu um som inovador, com palavras de fé. O empecilho é que as letras eram escritas em finlandês, o que dificultava a divulgação dos louvores para o resto do mundo.

Só em 2008 é que as primeiras canções em inglês começaram a ser lançadas pela banda. Uma delas é It Is Time.

Hillsong United

Com mais de 100 milhões de álbuns vendidos no mundo todo, o Hillsong United é uma das mais importantes e melhores bandas de rock gospel internacional.

Com certeza você já ouviu Oceans (Where Feet May Fail), que mistura o rock e o indie:

Jeremy Camp

O gospel rock também tem representantes em carreira solo. Um deles é Jeremy Camp, que produz músicas um pouco mais lentas. Mesmo assim, não deixa de usar acordes mais pesados de guitarras em suas composições.

Aproveite para conhecer o trabalho do artista americano com a faixa I Still Believe.

Conheça mais sobre a história da música gospel

Você acaba de conhecer os principais representantes nacionais e internacionais do rock gospel. Essa é uma vertente que foi muito importante para a evolução desse estilo musical ao longo dos anos. 

Se você ficou curioso(a) para saber mais sobre esse processo, conheça agora todos os detalhes da história da música gospel!

Origem da música gospel

Saiba mais sobre outras vertentes da música gospel: