Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Rock dos anos 70: relembre 12 músicas inesquecíveis

Nostalgia · Por Érika Freire

3 de Dezembro de 2020, às 19:00

O rock nos anos 70 deu início a uma fase mais madura após a Era Beatles, líder do rock anos 60, e bandas de peso surgiram, tornando a década uma das mais importantes para o gênero.  

Com sonoridade e letras mais elaboradas, as gravadoras passaram a investir pesado no rock e novos estilos chegaram para somar, como o punk, rock progressivo e o heavy metal.    

A década marca o surgimento de grandes nomes: Black Sabbath, Ramones, David Bowie, Queen, Led Zeppelin e outros.

Há quem diga que os anos 70 representaram a inocência perdida da década anterior, fazendo surgir uma nova mentalidade por conta do movimento hippie. 

Enfim, o que a gente tem certeza é que vale muito a pena relembrarmos juntos alguns desses clássicos. 

As melhores do rock anos 70

É eita atrás de eita com essa lista que reúne muita música boa do rock dos anos 70. Confira um pouquinho do que a gente aprontou:

  • Heroes — David Bowie
  • Simple Man — Lynyrd Skynyrd
  • Rock And Roll All Nite — Kiss
  • Walk This Way — Aerosmith
  • E muito mais!

Paranoid — Black Sabbath 

Uma lista de melhores do rock da década de 70 não poderia deixar de fora o Black Sabbath e o seu clássico Paranoid. Apesar de ser considerada uma das melhores da banda, foi composta bem rapidinho para dar título ao disco.  

O videoclipe em preto e branco, mostra Mr. Ozzy Osbourne novinho batendo cabeça. Confere só:  

Smoke On The Water — Deep Purple

Smoke On The Water foi lançada em 1972 dentro do disco Machine Head e traz em sua letra um fato real que aconteceu durante um show do Frank Zappa. Alguém na plateia lançou um sinalizador que bateu no teto e fez o local pegar fogo. 

Se você ler a letra, verá toda a história sobre o ocorrido nela, inclusive a menção a some stupid with a flare gun (algum idiota com um sinalizador) 😂

Simple Man — Lynyrd Skynyrd 

Um baita hino do Lynyrd Skynyrd, a comovente Simple Man é uma música de 1973, presente no álbum Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd, que marca a estréia da banda. 

Simple Man fala sobre conselhos de uma mãe para um filho a respeito de diversos temas da vida. A música esteve presente na série Supernatural, além de diversos filmes.  

Stairway To Heaven — Led Zeppelin 

Há quem aponte Stairway To Heaven como a maior música de rock da década de 70. Nós não duvidamos, e você? 😍 

A música não apenas marcou uma nova trajetória para o Led Zeppelin, como também entrou para a história como o hit mais pedido nas rádios americanas. São 8 muitos de pura viagem, faz parte do álbum Led Zeppelin IV e foi composta por Jimmy Page e Robert Plant.

6 músicas internacionais que definiram os anos 70

Comfortably Numb — Pink Floyd

Pensou que não teria Pink Floyd? Não tem como, né? Afinal, ela é uma das maiores bandas da história do rock e marcou definitivamente os anos 70. A icônica Comfortably Numb está presente no disco duplo The Wall, lançado em 1979.   

O solo de Comfortably Numb é indicado como um dos mais bonitos de todos os tempos e o melhor da banda. 

We Will Rock You — Queen

Muitas gerações de estudantes roqueiros bateram na carteira da escola a batida memorável de We Will Rock You😆

Em 2004, esse sucesso dos anos 70 se classificou como a 330ª melhor canção de todos os tempos. A música abre o disco News Of The World, o sexto da discografia do Queen.   

Rock And Roll All Nite — Kiss

Do ano de 1975, chegamos a mais um clássico do gênero, Rock And Roll All Nite. O Kiss lançou a música dentro do disco Dressed To Kill e o hit acabou virando um dos maiores sucessos da banda.  

Rock and roll a noite toda e festa todos os dias: esse era o lema dos anos 70 que inspirou a letra, composta por Gene Simmons e Paul Stanley.

Remote Control — The Clash

O The Clash chega para dar a pegada punk à lista, com a música Remote Control, presente no disco de estreia, que leva o nome da banda.

A letra faz uma crítica ao estilo de vida londrino, aos políticos e toda forma de opressão.

Heroes — David Bowie

O que dizer de uma música que foi inspirada em beijo dado próximo ao Muro de Berlim?  Heroes, de David Bowie, simboliza o amor em um período marcado pela opressão.

Em 2016, com a morte de David Bowie, o governo alemão disse que o cantor estava entre os heróis e agradeceu por ter ajudado a derrubar o muro.

Walk This Way — Aerosmith

O rock dos anos 70 ficou ainda mais promissor por conta do Aerosmith, que surgiu em 1970. A música Walk This Way é uma das que melhor marca essa fase da banda, presente no disco Toys In The Attic.     

Em 1986, quase 10 anos depois do lançamento da primeira versão, o Aerosmith realizou uma histórica parceria com o Run-DMC, levando Walk This Way para outro patamar.   

Sultans Of Swing — Dire Straits

Presente no disco de estreia do Dire Straits, Sultans Of Swing é uma música de 1978, inspirada em um episódio com o guitarrista e vocalista Mark Knopfler.

Durante uma noite chuvosa, Mark entrou num bar e viu o show de uma banda não muito boa e a letra parece narrar o ocorrido.

God Save The Queen — Sex Pistols

Mais uma do punk integra nossa lista, agora com God Save The Queen, do Sex Pistols, presente no disco Never Mind The Bollocks Here’s The Sex Pistols

A comemoração de 25 anos de ascensão da Rainha Elizabeth II foi o ponto de partida para o tema da música, que por conta da polêmica, a BBC se recusou a tocá-la.   

Nostalgia: as 10 maiores bandas de rock dos anos 70

Fala a verdade, os anos 70 foram muito especiais para a música e para a cultura em geral, né? 

Que tal agora relembrar algumas das maiores bandas de rock da década de 70? Tem Led Zeppelin, Ramones, Rush e muito mais! 

Bandas de rock anos 70

Mais rock pra você!