Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Rock anos 60: 15 clássicos para relembrar a invasão britânica

Nostalgia · Por Camila Fernandes

24 de Setembro de 2020, às 19:00

Os anos 60 ficaram conhecidos como a era da beatlemania e da invasão britânica. Além dos Beatles, bandas como The Rolling Stones, The Who e Pink Floyd nasceram no Reino Unido e dominaram o mundo. 

Já consolidado na década de 50, o bom e velho rock ganhou força em diversos países em que ainda não era tão conhecido, como o próprio Brasil.

O rock dos anos 60 tinha bandas que misturavam instrumentos clássicos com o som da guitarra. Era um rock dançante e animado, que já trazia indícios da era disco que chegou nos anos 70. Ao mesmo tempo, também havia na época a semente do que viria a ser o rock de garagem, o punk e o rock psicodélico.

No Brasil, a influência britânica e norte-americana trouxe a guitarra elétrica. Os chamados anos rebeldes fervilhavam ao som da jovem guarda e do iê-iê-iê.

Vários artistas marcaram época e algumas músicas se tornaram verdadeiros clássicos. Bora relembrar 15 hits que marcaram o rock dos anos 60?

15 hits do rock anos 60

A origem do rock retoma a meados dos anos 40, com consolidação na década de 50. Entretanto, foi nos anos 60 que o estilo ganhou força e se espalhou definitivamente pelo mundo todo.

(I Can’t Get No) Satisfaction — The Rolling Stones

O Rolling Stones nasceu na década de 60, e pouco tempo depois já lançou (I Can’t Get No) Satisfaction, o hino do rock que até hoje é um de seus maiores sucessos. 

Twist and Shout — The Beatles

Twist and Shout é a música mais dançante dos Beatles. Ela fez parte da famosa apresentação dos garotos de Liverpool no Ed Sullivan Show, em 1964, que rendeu ao programa a maior audiência de todos os tempos. 

Johnny B. Goode — Chuck Berry

Apesar da invasão britânica, o rock também crescia em outros países. O cantor norte-americano Chuck Berry ajudou a definir o ritmo do rock, e sua música Johnny B. Goode se tornou um dos maiores hits da década.

The Twist — Chubby Checker

The Twist foi gravada em 1959, mas não chamou atenção do público. Ela só chegou ao sucesso de verdade na década de 60, depois que foi regravada pelo cantor Chubby Checker. Foi com ela que nasceu a dancinha do rock, o twist.

Let’s Twist Again — Chubby Checker

The Twist fez tanto sucesso, que pouco tempo depois Chubby Checker lançou Let’s Twist Again.

Come on let’s twist again, like we did last summer! (Venha, vamos girar de novo, como fizemos no último verão!)

Light My Fire — The Doors

Light My Fire foi lançada pelo The Doors em 1967 e se tornou sucesso absoluto. Até hoje, a canção que foi pioneira no rock psicodélico figura entre as músicas mais ouvidas do grupo, mesmo depois de vários outros hits lançados.

Oh, Pretty Woman — Roy Orbison

Muita gente acha que a música Oh, Pretty Woman foi inspirada no filme Uma Linda Mulher, mas na verdade foi o contrário. A música de Roy Orbison já era um clássico do rock na década de 60, e o filme só foi lançado em 1990.

My Generation — The Who

My Generation é a música título do álbum de estréia da banda britânica The Who. O grupo ficou conhecido na época por destruir completamente os instrumentos no fim de cada show. Hoje são considerados um dos grupos pioneiros do hard rock.

Born To Be Wild — Steppenwolf

Born To Be Wild é a música responsável pela criação do conceito de heavy metal. A letra traz a primeira associação o termo ao estilo de rock, no verso I like smoke and lightnin’, heavy metal thunder (eu gosto de fumaça e relâmpagos, o trovão do heavy Metal). 

Like a Rolling Stone — Bob Dylan

Na década de 60 o rock começou a se desmembrar em vários sub gêneros, com diferentes estilos.

Um deles era o folk rock, do qual Bob Dylan é considerado pioneiro com a música Like a Rolling Stone.

Like a Rolling Stone: conheça a história do clássico de Bob Dylan

All Along The Watchtower — Jimi Hendrix

Representando a famosa guitarra de Jimi Hendrix, várias vezes eleito como o maior guitarrista de todos os tempos, temos a versão do cantor para a música All Along The Watchtower, de Bob Dylan. 

Relembre as melhores músicas de Jimi Hendrix

O rock anos 60 no Brasil

No Brasil, o rock ainda era novidade. Na década de 60 houve, inclusive, uma passeata contra a guitarra elétrica, organizada por grandes nomes da MPB

Mais tarde, no entanto, todo mundo acabou percebendo que o rock realmente veio pra ficar. Veja alguns sucessos que marcaram a época:

Estúpido Cupido — Celly Campello

Vamos começar com Estúpido Cupido, que atingiu o auge do sucesso em 1960. Com apenas 18 anos de idade, Celly Campello se tornou a primeira diva do rock brasileiro, e ganhou o título de namoradinha do Brasil.

A Minha Menina — Os Mutantes

Na década de 60, a rainha do rock, Rita Lee, fazia parte do grupo Os Mutantes, banda que é considerada a maior responsável pelo rock psicodélico no Brasil.

Misturando elementos do rock com o movimento tropicalista, a banda lançou A Minha Menina em 1968.

Vem Quente Que Eu Estou Fervendo — Erasmo Carlos

Vem Quente Que Eu Estou Fervendo é um sucesso de 1967, do cantor Erasmo Carlos, na época também conhecido como “O Tremendão” 😎

Splish Splash — Roberto Carlos

Por fim, não podia faltar uma música do Rei. Roberto Carlos se consagrou como cantor romântico, mas no começo da carreira ele foi um verdadeiro ícone do rock brasileiro. Splish Splash lembra o twist do rock internacional.

Continue ouvindo o rock dos anos 60

Foram tantos sucessos que nem parece que foi só uma década, né? Se você gostou de relembrar esses hits, continue ouvindo mais do rock anos 60!

Rock anos 60

Outros posts pra curtir o rock: