Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Rock dos anos 50: 13 músicas que marcaram a década

Nostalgia · Por Érika Freire

27 de Agosto de 2020, às 19:00

Um dos estilos musicais mais amados do planeta, o rock and roll teve início no final dos anos 40, mas se intensificou na década de 50, quando artistas importantes do período ajudaram a definir o gênero. 

Da mistura entre country, blues, R&B e gospel surgiram os primeiros sons da guitarra elétrica.

Para o período, foi um momento revolucionário ver a mistura do blues dos cantores negros com o country de predominância branca. 

Cantores como Buddy Holly, Little Richard, Elvis Presley, Chuck Berry e Sister Rosetta Tharpe foram peças fundamentais para popularizar o rock e mudar completamente a história da música mundial. 

Decidimos reunir algumas das mais importantes músicas do rock dos anos 50 para você curtir. Que tal? 

As melhores músicas do rock anos 50

O rock dos anos 50 tem muitas preciosidades e músicas no estilo rockabilly que até hoje fazem sucesso! Confira só um pouquinho do que preparamos nesta homenagem:

Long Tall Sally — Little Richard

Sucesso de Little Richard, um dos maiores artistas da música de todos os tempos, a canção Long Tall Sally faz parte do álbum Here’s Little Richard, de 1957. 

Johnny B. Goode — Chuck Berry 

Grande clássico do rock, Johnny B. Goode foi escrita pelo próprio Chuck Berry e se tornou um dos maiores sucessos da história do rock, com letra inspirada em um parceiro do cantor.

A canção foi lançada em 1958 e fala sobre um garoto pobre, negro e sem estudos que, apesar de tudo, é um grande gênio da guitarra.

Tutti Frutti — Elvis Presley

Little Richard foi um dos maiores nomes do rock dos anos 50, por isso ele aparece novamente em nossa lista, porém, agora com uma música sua interpretada por Elvis Presley.

A versão do rei do rock de Tutti Frutti foi lançada em 1956 e anos mais tarde, em 1986, o Queen gravou a sua no álbum Live At Wembley.

Great Balls Of Fire — Jerry Lee Lewis

Festas temáticas dos anos 50 e 60 precisam tocar Great Balls Of Fire, música de Jerry Lee Lewis, gravada em 1957. 

A canção se tornou um dos singles mais vendidos dos Estados Unidos e foi eleita pela Rolling Stone a 96ª melhor música de todos os tempos. 

What’d I Say — Ray Charles

O pianista e cantor americano Ray Charles se destacou por ajudar a definir o soul, o blues, o jazz e o rock and roll. A música What’d I Say é de sua autoria e está presente no álbum homônimo de Ray. 

That’ll Be The Day — Buddy Holly

Em 1956, Buddy Holly gravou That’ll Be The Day pela primeira vez e, no ano seguinte, regravou com a sua banda Crickets e a canção fez um grande sucesso. 

A música escrita por Buddy Holly e Jerry Allison tem aquele clima gostoso do rock clássico. 

Jambalaya (On The Bayou) — Brenda Lee

E tem mulher na lista sim! A cantora Brenda Lee se destacou na década de 50 e 60 cantando muito rock and roll, pop e rockabilly.

Ganhou o apelido de Little Miss Dynamite por conta de seus 1m44 de altura e o lançamento de sua canção Dynamite

A música Jambalaya (On the Bayou) foi escrita pelo cantor Hank Williams e lançada em 1952. Fez sucesso com diversas covers em diferentes estilos. 

I Walk The Line — Johnny Cash

Gravada por Johnny Cash em 1956, a música I Walk The Line foi a primeira do artista a conquistar o primeiro lugar na Billboard Charts.

Please Please Please — James Brown

Quando falamos em rock and roll das antigas não pode faltar o mito James Brown. A música de Brown e a sua desenvoltura no palco revolucionaram a história e fizeram dele um dos cantores mais influentes do século XX

A canção Please Please Please foi escrita por Brown e Johnny Terry e logo conquistou as paradas musicais da época.

Rock Around The Clock — Bill Haley

Certamente um dos maiores clássicos do rock dos anos 50, e que até hoje é irresistível com a sua sonoridade alegre e riffs dançantes, Rock Around The Clock se tornou mais popular na versão realizada por Bill Haley & His Comets em 1954. 

A música aparece na 158ª posição na lista realizada pela revista Rolling Stone das 500 melhores canções de todos os tempos.

Tryin’ To Get To You — Roy Orbison

Roy Orbison foi um dos precursores do rock and roll, muito conhecido por suas baladas sobre o amor.

A música Tryin’ To Get To You foi composta por Rose Marie McCoy e Charles Singleton e gravada por Roy Orbison em março de 1956. 

Blue Suede Shoes — Carl Perkins

Blue Suede Shoes é uma música do cantor rockabilly Carl Perkins e faz parte do álbum de mesmo nome, lançado em 1958. Blue Suede Shoes é apontada como sendo uma das primeiras canções de rockabilly. 

O rei do rock, Elvis Presley fez a sua versão deste clássico dos anos 50.

Hello Josephine — Fats Domino 

Fats Domino foi um expressivo cantor, compositor e pianista de rock e R&B que iniciou sua carreira no final dos anos 40 e fez muito sucesso nos anos 50 e 60. 

Escreveu a música Hello Josephine em parceria com Dave Bartholomew, alcançando a 7ª posição nas paradas R&B da Billboard. 

O melhor dos anos 60 pra você!

Agora que você fez um passeio pelo rock dos anos 50, que tal conferir algumas das músicas mais marcantes da década de 60?

Tem Beatles, Janis Joplin, Jackson 5 e muito mais nessa lista com as 30 melhores músicas internacionais dos anos 60

Músicas internacionais dos anos 60

Confira outros conteúdos