Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Rappers coreanos: conheça o melhor do hip hop no K-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

9 de Janeiro de 2022, às 19:00

Uma das influências do K-pop é o hip hop, e não à toa quase todo grupo tem o seu rapper.

Mas você sabia que, além dos idols, também há muito mais rolando na cena hip-hop da Coreia do Sul? Hoje, vamos apresentar a vocês alguns dos melhores e mais influentes rappers coreanos! 

Mas antes de mais nada, bora pra uma breve retrospectiva sobre a origem do K-hip hop, como é chamado o rap coreano.

Até onde se sabe, o primeiro grande contato do hip hop com a Coreia do Sul foi nos anos 80 através dos clubes de Itaewon, o bairro de Seul que é muito conhecido por seus bares e casas noturnas — e se você viu o K-drama Itaewon Class, sabe bem do que estamos falando!

Naquela época o K-pop ainda não tinha nascido, mas o estilo americano e os artistas da dance music começaram a fazer seu espaço entre as baladas coreanas, como Michael Jackson, que inspirou vários dançarinos da Coreia.

Esses artistas começaram a se apresentar na Moon Night, uma das principais casas noturnas de Itaewon, e de lá surgiu o artista Hyun Jin-young. 

Hyun é conhecido como um dos principais responsáveis pela inserção do hip hop na música coreana, após realizar sua estreia nos anos 90 pela SM Entertainment.

Seu estilo posteriormente inspirou a estreia de Seo Taiji and Boys, considerado por muitos como o primeiro grupo de K-pop e que tinha fortes influências no hip hop americano.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o hip hop na Coreia e sua relação intrínseca com o K-pop, que tal conhecer alguns dos melhores rappers coreanos? 

Os melhores rappers coreanos masculinos

Começando pelos rappers coreanos que são papais do K-hip hop:

Tiger JK

Dentre tantos artistas icônicos, é difícil dizer quem é o melhor rapper da Coreia, mas Tiger JK é um forte concorrente ao título.

Nos anos 90 formou o Drunken Tiger com o DJ Shine, e suas músicas tinham letras explícitas que não agradaram muito a crítica, mas logo fizeram seu espaço. 

DJ Shine deixou o grupo em 2005, e Tiger seguiu com seu trabalho. 

RM

Na Coreia, há um estereótipo de idols rappers, com muitos fãs e artistas de hip hop que não consideram integrantes de grupos de K-pop como rappers de verdade.

No entanto, RM é um dos poucos idols a quebrar essa imagem depreciativa, provando que o seu talento se sobressai aos rótulos.

Dynamic Duo

Choiza e Gaeko são amigos de infância e até haviam feito parte de um outro grupo no final dos anos 90, mas após um golpe do terceiro integrante, acabaram lançado carreira como um dueto em 2004.

A fama foi instantânea: seu álbum de estreia, Taxi Driver, se tornou o álbum de hip hop mais vendido da Coreia naquela época. 

VAPO

E sabia que tem brasileiro no rap coreano? Heo Won-hyuk, também conhecido como Bruninho, conquistou o mundo ao participar da competição High School Rapper 4 e chegou até a semifinal. 

No programa, ele contou sobre a vida difícil que levava aqui no Brasil. Ele não venceu o programa, mas seu talento e carisma levaram ele a assinar com a empresa Mine Field, agora sob o nome artístico de VAPO, em referência à gíria “só vapo”, que gosta muito.

Epik High

Formado por Tablo, Mithra Jin e DJ Tukutz, o Epik High é um dos maiores grupos de hip hop do cenário coreano, com grande reconhecimento internacional — ao ponto de terem sido o primeiro ato coreano a se apresentar no palco do Coachella!

O grupo teve uma linda história de ascensão: eles não fizeram sucesso durante seus dois primeiros anos de atividade, mas seu terceiro álbum, Swan Songs, bombou tanto em 2005 que o trio está na ativa até hoje! 

Beenzino

Beenzino, nome artístico de Lim Sung-bin, começou sua carreira em 2009 ao colaborar com vários outros artistas, mas só foi lançar seu primeiro álbum solo em 2012.

Uma de suas músicas mais queridas e aclamadas é Dali, Van, Picasso:

SIK-K

Kwon Minsik concorreu no Show Me The Money 4, em 2015 e, mesmo não levando o prêmio principal, conquistou a Coreia. No ano seguinte, já lançou Flip, o seu primeiro EP.

Ele é artista da H1GHR Music, fundada por Jay Park e Cha Cha Malone. 

Zico

O rapper Zico realizou sua estreia no K-pop em 2011 como líder do Block B, mas ascendeu também no cenário do hip-hop underground, onde conquistou uma boa reputação apesar do preconceito com idols.

Sua música Any Song foi um dos maiores sucessos de 2020:

Changbin

Se você já se perguntou quem é o rapper mais rápido do K-pop, temos a resposta: Changbin! O integrante do Stray Kids consegue soltar 11.13 sílabas por segundo!

Além de membro do Stray Kids, ele é um dos principais produtores do grupo (ao lado de Han e Chan, com quem forma o 3RACHA).

Outros rappers incríveis no K-pop:

Não é K-pop, mas merece espaço na sua playlist:

  • Basick
  • BewhY
  • Jay Park 
  • ph-1
  • Loco

As melhores rappers coreanas femininas

Bora conhecer as patroas da Coreia?

Lee Youngji

Nascida em 2002, Lee Youngji é uma das rappers mais novas e mais talentosas do cenário feminino coreano. Ela estreou na Mainstream em 2019, após vencer o High School Rapper 3.

Ela também teve muito destaque no programa Good Girl, programa que promoveu a união entre rappers do underground e K-pop.

Yoon Mirae

Também conhecida como Tasha Reid, a rapper nasceu nos Estados Unidos e faz parte dos grupos coreanos de hip hop The Movement e MFBTY, além de ter uma carreira solo de sucesso na Coreia do Sul, onde é considerada uma das maiores e melhores K-rappers.

No cenário mainstream, é principalmente lembrada por suas OSTs, trilhas sonoras para K-dramas.

LE 

LE é muito conhecida por sua carreira como integrante do grupo de K-pop EXID, mas antes disso, ela era uma rapper underground que fazia muito sucesso!

Sob o nome artístico de Elly, era a única integrante mulher do Jiggy Fellaz, e por isso também é uma das poucas idols a ter o respeito e apoio dos “rappers raíz”. 

CL

Considerada por muitos como a maior rapper feminina do K-pop, CL começou sua carreira como integrante do 2NE1, mas logo conquistou o mundo também como solista.

Cheia de talento, carisma e atitude, a diva é conhecida por todos como “the baddest female” e seu novo álbum ALPHA, lançado em 2021, revela que ela continua no topo! 

Soyeon

A história de Soyeon não é nada fácil: humilhada por sua aparência e habilidades nos programas Produce 101 e Unpretty Rapstar, a rapper estreou como solista em 2017, e pouco mais tarde, se tornou a líder do (G)I-DLE, dando a volta por cima. 

Hoje ela é uma das mais aclamadas produtoras musicais da Coreia, trabalhando não só na discografia do (G)I-DLE mas também para vários outros artistas do ramo.

Sleeq

Kim Ryeong-hwa, mais conhecida pelo nome artístico de Sleeq, é uma rapper coreana do cenário underground que ganhou muita atenção entre o público geral após sua participação no Good Girl, em 2020.

Feminista e defensora dos direitos LGBTQIA+, suas letras sempre acompanham mensagens de luta e respeito. 

Cheetah

Cheetah estreou em 2010 como parte do duo Blacklist, mas ganhou reconhecimento da grande mídia após sua participação no Unpretty Rapstar, onde foi a grande vencedora graças ao seu talento e garra! 

Nada

A queridinha dos brasileiros! Nada estreou como membro do WA$$UP, grupo de K-pop com tons de funk que já não existe mais, mas ela continua com uma carreira solo como rapper.

Seu carisma picante pode até receber críticas entre o público mais conservador da Coreia, mas ela é tão amada no Brasil que sempre que pode vem pra cá! 

Jessi

Sem papas na língua, Jessi se tornou uma estrela de sucesso por seu talento e carisma. Mas você sabia que a rapper coreana nascida em Nova York quase foi idol? 

Ela treinou na SM Entertainment no início dos anos 2000 e quase debutou como integrante do Girls’ Generation, mas deixou a agência antes porque não era esse tipo de música que ela queria fazer. 

Outras rappers incríveis no K-pop: 

  • HyunA
  • Miryo (Brown Eyed Girls)
  • Moonbyul (MAMAMOO)
  • Dami (Dreamcatcher)
  • Yubin (Wonder Girls)
  • Yezi (ex-membro do FIESTAR) 

Não é K-pop, mas merece estar na sua playlist:

  • BIBI
  • Jamie
  • Queen Wa$abii
  • YUNHWAY
  • AshB

E de K-pop, você gosta?

E agora que você já sabe um pouco sobre as influências do hip hop no K-pop e conhece alguns dos melhores rappers coreanos, que tal conhecer alguns dos mais influentes grupos de K-pop da atualidade?

Grupos de k-pop