Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Ed Sheeran? Saiba tudo sobre o ídolo do pop britânico

Biografias · Por Camila Fernandes

22 de Julho de 2021, às 12:00

Ed Sheeran voltou com tudo em 2021. O último projeto do cantor havia sido o álbum No.6 Collaborations Project, em 2019, sem nenhuma música solo.

Depois disso, ele apareceu do nada em 2020 com uma gravação de Afterglow, mas foi só pra deixar os fãs com um gostinho de quero mais. 

Ed Sheeran
Créditos: Divulgação

Depois de muita espera, os fãs de Ed Sheeran finalmente têm motivos para comemorar: o cantor lançou o single Bad Habits com direito a clipe e versão acústica, e anunciou que dois álbuns inteirinhos vêm por aí até 2022. 

Para aproveitar o retorno tão esperado do cantor, que tal conhecê-lo um pouco melhor? Afinal, quem é Ed Sheeran? Será que você sabe tudo sobre ele? Vem com a gente descobrir!

Quem é Ed Sheeran?

Edward Christopher Sheeran nasceu no dia 17 de fevereiro de 1991 em Hebden Bridge, perto de Halifax, na Inglaterra.

O sangue artístico vem de família: o pai de Ed é curador de arte e a mãe é publicitária e designer de jóias. O irmão mais velho do cantor, Matthew Sheeran, é compositor de música clássica. 

Ed Sheeran e família
Ed Sheeran e família / Créditos: Divulgação

O primeiro EP do cantor foi gravado de forma independente, e lançado quando ele tinha 14 anos. A partir daí, Ed Sheeran continuou sempre compondo, gravando e se apresentando em todos os lugares possíveis.

Ainda na adolescência, Ed foi aceito na National Youth Theatre, em Londres, uma escola focada no desenvolvimento de artes criativas.

Primeiros sucessos de Ed Sheeran

Depois de se aventurar sozinho por Londres, o cantor resolveu dar um passo ainda mais distante, com uma passagem para Los Angeles, nos Estados Unidos.

Ed chegou em terras norte-americanas em 2010, e seguiu se apresentando em noites de microfone aberto pela cidade. 

Capa do álbum +, do Ed Sheeran
Capa do álbum + / Créditos: Divulgação

Foi também em 2010 que Ed Sheeran gravou seu primeiro grande sucesso, a música The A Team, que foi regravada como single do primeiro álbum de estúdio do cantor, o +.

A música ficou no top 10 das paradas de diversos países, e o álbum vendeu mais de 58 mil cópias só na primeira semana, sendo disco de platina quíntuplo no Reino Unido.

Saiba mais sobre The A Team e outras músicas de Ed Sheeran! 

Álbuns de Ed Sheeran

Desde então, já foram vários hits lançados e o sucesso mundial de Ed Sheeran é cada vez maior. O cantor lançou quatro álbuns: + (2011), X (2014), ÷ (2017) e No.6 Collaborations Project (2019). 

O segundo álbum, X, é cheio de músicas românticas e seus dois maiores hits estão aí para provar: o que dizer de Thinking Out Loud e Photograph? 

Certamente não faltam frases para usar no dia dos namorados. Outro sucesso desse álbum é a música Don’t, que você já deve ter ouvido em alguma propaganda por aí.

O terceiro álbum de estúdio, ÷ , trouxe como singles os sucessos Shape Of You e Castle On The Hill. A primeira, uma das músicas mais famosas de Ed Sheeran, foi composta para ser gravada pela cantora Rihanna.

No processo, o compositor acabou percebendo que a música tinha mais a cara dele do que a dela😅 Ainda bem, né? Porque ela se tornou um dos maiores hits da sua carreira!

O último álbum, o No. 6, é um trabalho de colaborações com vários artistas. O disco trouxe parcerias incríveis de Ed Sheeran com nomes como Justin Bieber, Khalid, Cardi B, Bruno Mars, Camila Cabello e 50 Cent, dentre outros. 

Antes do contrato com uma grande gravadora, entretanto, Ed Sheeran já fazia suas gravações de forma independente. O cantor tem nada menos que 17 EPs gravados — inclusive, antes do No. 6, existiu um No. 5 Collaborations Project

Além dos álbuns próprios, Sheeran também fez participações em discos de vários outros cantores, e chegou a fazer turnês com Snow Patrol, The Rolling Stones e Taylor Swift como ato de abertura. 

Com Taylor, além de abrir a Red Tour na América do Norte, o cantor gravou a fofíssima Everything Has Changed, que também foi composta pelos dois.

2021 e planos futuros

Em 2021, o cantor anunciou que dois novos álbuns serão produzidos até 2022, e surpreendeu os fãs com a novíssima Bad Habits.

Com uma vibe que lembra The Weekend, a música e o clipe são bem diferentes da maioria dos trabalhos do cantor — tudo indica que vem muita novidade por aí!

Mas como todo fã de Ed Sheeran sempre espera aquele hit com voz e violão, o cantor não decepcionou e já lançou logo uma versão acústica de Bad Habits. 

Músicas que são do Ed Sheeran e você não sabia

Que Ed Sheeran compõe as próprias músicas você certamente já sabe — aliás, ele é dono de algumas das melhores letras da música pop. Mas, você sabia que ele também compõe para outros artistas? 

Pois é, não são poucos os hits escritos pelo Ed que você já ouviu por aí na voz de outros cantores. Só para citar alguns exemplos: Little Things, do One Direction; Tattoo, da Hilary Duff; e a famosíssima Love Yourself, do Justin Bieber.

Nascimento da filha

Além dos novos álbuns, recentemente Ed Sheeran empreendeu um outro projeto super importante: a família. Ele se casou em 2018 com Cherry Seaborn, com quem namorou por anos. 

Cherry Seaborn e Ed Sheeran
Cherry e Ed Sheeran / Créditos: Divulgação

Cherry é jogadora de hóquei e trabalha como consultora de risco em empresas de auditoria do mercado financeiro. Em setembro de 2020, Cherry deu à luz a primeira filha do casal, Lyra Antarctica Seaborn Sheeran.

Aprenda inglês com Ed Sheeran

E aí, gostou de descobrir mais sobre quem é Ed Sheeran? Agora que você já conhece bem o cantor, que tal aproveitar o sotaque britânico inconfundível para treinar o idioma?

Vem com a gente conferir o post de inglês com Ed Sheeran: músicas do cantor para ajudar a fixar conteúdos! 

Músicas do Ed Sheeran para aprender inglês