Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Quem é Baco Exu do Blues: conheça a revelação do rap brasileiro

Biografias · Por Ana Paula Marques

14 de Maio de 2022, às 12:00

Ainda não sabe quem é Baco Exu do Blues? Prepare-se para mergulhar na alma de uma das maiores revelações do rap nacional dos últimos anos!

Aos 26 anos e dono do quinto disco mais ouvido do Spotify em 2022, o cantor tem esgotado ingressos por onde leva a turnê Bluesman.

Baco Exu do Blues
Créditos: Divulgação

Com três álbuns de estúdio no currículo, Baco já foi notado por ninguém menos que a toda poderosa Beyoncé e coleciona parcerias de peso em sua carreira, incluindo faixas com Gal Costa, Gloria Groove e até Vinícius de Moraes.

Se você já é fã do novo astro do rap nacional ou quer conhecer mais sobre o artista, este post foi feito sob medida para você. Vem entender quem é Baco Exu do Blues!

Quem é Baco Exu do Blues?

Filho de uma professora de literatura e um professor de tai chi chuan, Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo nasceu em Salvador, em 11 de janeiro de 1996, mas ainda na infância se mudou com a família para a pequena Alagoinhas, uma pacata cidade a 124 km da capital baiana.

O contexto de criação do cantor de voz grave e sorriso frouxo é muito importante para compreender quem é Baco Exu do Blues: foi a morte precoce do pai, quando tinha apenas 7 anos de idade, que o levou a um caminho de rebeldia que seria a base de sua música.

Baco Exu do Blues
Créditos: Divulgação

Desde cedo a arte surgiu como uma válvula de escape. Apaixonado por literatura, devorou obras de Jorge Amado e Dostoiévski, enquanto lidava com o peso e a responsabilidade de ser o único aluno negro das escolas particulares onde estudava como bolsista.

E foi justamente por não se encaixar no meio acadêmico que ainda aos 16 anos descobriu sua verdadeira vocação: encantado pela cena do rap brasileiro, Baco abandonou os estudos e passou a se dedicar em tempo integral à música.

Drama e redenção na obra de Baco Exu do Blues

Sua frustração com a escola e os ataques racistas vindos dos colegas seriam o pano de fundo de seu primeiro álbum, Esú, lançado em 2017, de onde saiu a visceral Te Amo Disgraça, primeiro grande sucesso de sua carreira. 

Capa do álbum Esú, do Baco Exu do Blues
Capa do álbum Esú / Créditos: Divulgação

Em seu segundo álbum de estúdio, Bluesman (2018), a raiva juvenil deu lugar à raiva consciente de um homem mais maduro, que aprendeu quais as origens de suas dores, incluindo sua depressão.

A fórmula nua e crua deu certo e o álbum foi eleito o melhor do ano pela Rolling Stone Brasil, além de ter sido considerado um dos melhores álbuns do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Faixas como Me Desculpa Jay Z, Flamingos e Girassóis de Van Gogh colecionaram mais de 280 milhões de streamings e, em 2019, o disco faturou até o prêmio Entertainment for Music no Festival de Publicidade de Cannes.

Capa de Bluesman, do Baco Exu do Blues
Capa do álbum Bluesman / Créditos: Divulgação

O cantor também lançou Bluesman no formato curta-metragem, com direção de Douglas Ratzlaff Bernardt: um quebra-cabeças de letra, melodia e fotografia que “capturou” a alma torturada do músico em meio a temas sensíveis, como raça e sociedade.

A ascendente de Baco Exu do Blues não parou por aí. Seu terceiro trabalho de estúdio, Quantas Vezes Você Já Foi Amado?, foi lançado em 2022 e ficou entre os cinco álbuns mais ouvidos do mundo no Spotify em sua semana de lançamento.

Vida pessoal e a negação do romance

O sucesso profissional, no entanto, não encontrou eco em sua vida pessoal. Solteiro, ele desconversa sobre sua sexualidade e diz “não saber” se é hétero, bi ou gay, garantindo que “não tem tempo” para relacionamentos.

Baco Exu do Blues
Créditos: Divulgação

Nas redes sociais não faltam interessados em fisgar seu coração: com mais de 1,5 milhão de seguidores, o cantor coleciona elogios, sobretudo após eliminar mais de 46 kg com malhação e dieta. 

Mesmo assim, a revelação do rap brasileiro não nega o assombro com o assédio. “Foram 25 anos pra eu me achar lindo”, canta em seu álbum mais recente.

O que significa Baco Exu do Blues?

Se você quer saber quem é Baco Exu do Blues, é provável que esteja se perguntando sobre a origem do nome do cantor.

Para batizar sua carreira, o artista escolheu o nome do deus romano do vinho e dos excessos, Baco, e do orixá Exu, considerado mensageiro e guardião em religiões de matriz africana. 

A “cereja no bolo” é o Blues, que o rapper considera ser o “primeiro ritmo a formar pretos ricos”.

Melhores músicas Baco Exu do Blues

Não basta conhecer a biografia do artista para aprender quem é Baco Exu do Blues: a melhor maneira de conhecer o cantor é por meio de suas músicas.

Confira os maiores sucessos da carreira do rapper baiano!

20 Ligações

Carro-chefe do álbum Quantas Vezes Você Já Foi Amado?, a música 20 Ligações usa a voz do rapper de maneira firme para questionar um grande amor que ficou no passado e já não faz mais sentido.

Samba In Paris (part. Gloria Groove)

Com forte pegada R&B, Samba In Paris é uma parceria de Baco Exu do Blues e Gloria Groove com letra centrada na Cidade Luz e em promessas de amor, com leve aceno ao sucesso Ne me Quitte Pas, de Jacques Brel.

Quem é Gloria Groove? Saiba tudo sobre a cantora

Girassóis de Van Gogh

Um dos maiores sucessos da carreira de Baco Exu do Blues, Girassóis de Van Gogh fala sobre um amor tão avassalador quanto surreal, bem ao estilo da arte do pintor Vincent Van Gogh.

Lágrimas (part. Gal Costa)

A luta contra o racismo dá a tônica de Lágrimas, sucesso de Baco Exu do Blues com sample de Gal Costa, que canta sobre a solidão do homem preto e as agruras da violência racial.

Bluesman

Faixa que dá nome ao bem-sucedido segundo álbum de Baco Exu do Blues, Bluesman apresenta o rapper com um flow acelerado, celebrando o ritmo musical do Blues e sua importância para a construção artística da identidade afro.

Me Desculpa Jay Z (part. 1LUM3)

Composta para representar a luta contra os transtornos de depressão e bipolaridade de Baco Exu do Blues, Me Desculpa Jay Z é considerada uma das melhores músicas da carreira do rapper, com participação da revelação da música eletrônica brasileira 1LUM3.

Flamingos (part. Tuyo)

Parceria de Tuyo com Baco Exu do Blues, Flamingos tem forte influência do rap norte-americano e canta sobre amor, dependência e hesitação na realidade de um relacionamento tóxico e inconstante.

Te Amo Disgraça

Maior hit do primeiro álbum do rapper, Te Amo Disgraça navega entre a batida do funk e a melodia do R&B com toques de sensualidade, erotismo e violência para contar a história de um amor caótico, permeado por ideações suicidas e depressão.

Autoestima

Na faixa Autoestima é possível conhecer um pouco mais de quem é Baco Exu do Blues, que canta sobre suas inseguranças, a luta com a balança e a negação de sua sensibilidade ao som de um beat suave que varia entre lento e acelerado.

Seu Partir (part. Muse Maya)

Acompanhado pela voz doce de Muse Maya, em Seu Partir Baco Exu do Blues mostra seu talento no rap com um flow acelerado no qual se eleva ao status de “Kanye West da Bahia”.

Quem é Baco Exu do Blues: frases icônicas

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a maior revelação do rap brasileiro nos últimos anos, chegou a hora de conhecer as melhores frases do Baco Exu do Blues!

Confira a nossa seleção para mergulhar na alma do poeta baiano que não tem medo de expor seus sentimentos na música e encontrar frases perfeitas para mandar para o crush!

Frases Baco Exu do Blues