Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Cantor PSY: saiba tudo sobre por onde anda o ícone do k-pop

#kpoppers · Por Karoline Póss

29 de Maio de 2022, às 19:00

Park Jae Sang (박재상), mais conhecido como PSY, é um cantor coreano famoso em todo o mundo. Ele é principalmente reconhecido graças ao sucesso da música Gangnam Style, de 2012, embora ele já esteja em atividade desde 2001 no cenário do k-pop.

Quer saber mais sobre esse grande ícone da música coreana? Então continue lendo para conhecer as principais informações sobre a vida e carreira do cantor PSY, um dos grandes gênios musicais da atualidade!

Tudo sobre o PSY, cantor e produtor de k-pop

Embora internacionalmente PSY seja mais conhecido como cantor de hits como Gangnam Style — e sua coreografia lendária —, ele é ainda um dos maiores produtores no cenário do k-pop. Saiba tudo sobre o artista completo que é Park Jae Sang:

PSY: o que significa?

O nome artístico PSY é uma abreviação de psycho, palavra em inglês para psicopata.

Em 2012, ele explicou o significado em entrevista à BBC: No meu caso, o que eu pensei era: sou louco por música, dança, artistas — então esse tipo de psicopata.

Qual a nacionalidade do cantor PSY?

PSY nasceu em Seul, capital da Coreia do Sul. Portanto, ele é coreano.

Qual a idade do PSY?

PSY nasceu no dia 31 de dezembro de 1977. Atualmente, ele tem 44 anos. (Atualizado em maio de 2022)

Como está hoje o cantor PSY?

PSY nunca parou de fazer músicas. Após o sucesso de Gangnam Style, lançou outros hits como Gentleman, Daddy, New Face, I Luv It e, mais recentemente, That That, em parceria ao rapper Suga, integrante do BTS. 

O que mudou na carreira do PSY foi que em 2018 ele deixou a YG Entertainment, sua antiga agência, e em 2019 fundou sua própria empresa, a P Nation.

P Nation
Créditos: Divulgação

Dentre os artistas da P Nation estão a cantora HyunA, que já havia trabalhado com PSY em Gangnam Style, e seu namorado Dawn, ex-integrante do PENTAGON.

Jessi, Crush, Heize, Penomeco, Swings e o grupo TNX também são idols da P Nation.

O que é ser Gangnam Style?

Gangnam Style é um termo coreano que se refere ao estilo de vida adotado pelas pessoas que moram em Gangnam, um distrito de alta classe em Seul.

É lá que vive a elite da Coreia do Sul, então as pessoas de Gangnam são descoladas, endinheiradas e estão sempre nada moda, levando uma vida luxuosa e cheia de estilo. Ser (ou ter) o tal do “Gangnam Style” é, então, ser uma pessoa chique.

No entanto, o clipe de Gangnam Style nem de longe mostra essa classe alta, sendo uma sátira às pessoas que afirmam levar esse estilo de vida, mas em sua maioria não passam de mentirosos que fingem ser o que não são para se sentirem superiores.

Clique aqui e conheça mais MVs de k-pop com grandes histórias!

Curiosidades sobre o PSY

Confira mais curiosidades sobre a vida e carreira do cantor PSY:

1. Nos tempos de escola, era conhecido como o palhaço da turma.

2. PSY debutou em 2001 pela Cream Record.

3. Ele tem uma irmã chamada Park Jae Eun.

4. Ele é dono de vários restaurantes.

5. PSY estudou na Boston University e no Berklee College of Music, mas abandonou ambas.

6. É um grande fã da banda Queen e sua principal influência como artista é Freddie Mercury.

7. Foi preso em 2001 por posse e uso de maconha.

8. Gangnam Style foi o primeiro vídeo da história do YouTube a atingir um milhão de visualizações.

9. PSY foi o primeiro artista coreano a ter mais de 10 milhões de inscritos no YouTube.

10.Seus fãs são chamados de PSYcho.

As melhores músicas do cantor PSY

Confira dez das músicas mais famosas, emblemáticas ou recentes da carreira do cantor PSY:

Sae

Bird é a música de estreia do cantor PSY, lançada em 2001. A faixa é chamada de Sae (새), que significa pássaro em coreano, e possui um trocadilho em seu título para evitar que fosse barrada por seu significado, que é, na verdade, um palavrão.

Gangnam Style

Gangnam Style é o grande hit da carreira do PSY: a música se tornou conhecida no mundo todo, quebrou recordes inimagináveis e marcou a primeira vez em que um ato de k-pop chegou ao cenário mainstream mundial. A cantora Hyuna está no clipe.

Gentleman

Seguindo o sucesso de Gangnam Style, Gentleman também se deu muito bem com o público mundial.

O vídeo conta com a participação de Gain, integrante do girlgroup Brown Eyed Girls, que é o grupo autor da reboladinha icônica da coreografia.

Daddy (feat. CL)

Em 2015, o sucesso Daddy era lançado com parceria da cantora CL, integrante do 2NE1.

O clipe divertido mostra o PSY interpretando suas próprias versões como criança e idoso, com um CGI questionável, mas hilário.

New Face

Mais uma vez, PSY chamou um nome do k-pop feminino para atuar em seus vídeos: em New Face, a escolhida é a idol Naeun, do grupo APINK, um dos grandes sucessos da música coreana.

I LUV IT

Já para o clipe de I LUV IT, em vez de uma idol, PSY contou com a colaboração do ator Lee Byung Hun, que estrelou o sucesso Round 6, drama coreano da Netflix.

That That (feat. SUGA)

O álbum mais recente de PSY, lançado em 2022, contou com parcerias com vários nomes do k-pop. A faixa principal, That That, foi produzida por SUGA, do BTS, que também faz rap e aparece no MV.

GANJI (feat. Jessi)

Jessi, primeira artista a assinar com a P Nation, também foi uma das artistas convidadas a participar do nono álbum de trabalho do PSY. A faixa GANJI é descolada como a rapper.

Now (Feat. Hwa Sa) 

Ainda dentre os lançamentos mais recentes do PSY, a faixa Now conta com uma pegada retrô que combinou perfeitamente com o estilo de Hwa Sa, integrante do MAMAMOO que é um dos maiores ícones do k-pop atual.

MAMAMOO: conheça as integrantes que são puro talento 

Celeb 

Originalmente planejada para ser lançada em 2019, a música Celeb já tinha até seu MV gravado, mas levou três anos para ser lançada.

A faixa foi produzida pelo rapper Zico e conta com a estrela coreana Bae Suzy dançando e atuando no vídeo, como a grande celebridade da qual a música fala.

Mais solistas de k-pop

Nem só de grupos com numerosos integrantes vive a música pop coreana! Agora que você já sabe tudo sobre o PSY, veja também outros dos maiores solistas de k-pop que você precisa conhecer!

Solistas de k-pop