Pular para o conteúdo

Pretérito pluscuamperfecto de indicativo em espanhol: saiba como usar

Espanhol · Por Taylor Oliveira

16 de agosto de 2022, às 09:00

O pretérito pluscuamperfecto de indicativo serve para indicar uma ação ocorrida antes de outra ação do passado. Assim sendo, trata-se do tempo verbal em espanhol para expressar o passado do passado.

Embora o nome possa parecer assustador, vamos ver nesse post que a formação dos verbos no passado pluscuamperfecto não tem nada de complicado. E para te ajudar a dominar o assunto, também vamos praticá-lo com algumas músicas. Bora lá?

Pretérito pluscuamperfecto de indicativo

O pretérito pluscuamperfecto de indicativo em espanhol, assim como outros tempos compostos, é formado pelo verbo auxiliar haber conjugado no imperfeito do indicativo e um verbo principal no particípio. Observe:

llamaraprendeescribir
yo había llamadohabía aprendidohabía escrito
tú, voshabías llamadohabías aprendidohabías escrito
él, ella, ustedhabía llamadohabía aprendidohabía escrito
nosotros, nosotrashabíamos llamadohabíamos aprendidohabíamos escrito
vosotros, vosotrashabíais llamadohabíais aprendidohabíais escrito
ellos, ellas, ustedeshabían llamadohabía aprendidohabían escrito

Você percebeu que apenas o verbo auxiliar varia nesse tempo verbal? Além disso, a primeira e terceira pessoa do singular são iguais, o que pode causar ambiguidades na língua escrita. Podemos evitar isso usando nomes ou pronomes para deixar explícito a quem estamos nos referindo.

No português, o pretérito pluscuamperfecto de indicativo corresponde ao pretérito mais-que-perfeito, que permite o uso do verbo ter como auxiliar em sua forma composta, havia/tinha aprendido, por exemplo. Em espanhol, tener e haber não são equivalentes, então cuidado para não se confundir!

Agora que já sabemos como usar o pretérito pluscuamperfecto, vamos dar uma olhada em quais situações ele deve ser utilizado e ver alguns exemplos.

Quando usar o pretérito pluscuamperfecto

Como explicamos, o pretérito pluscuamperfecto de indicativo é usado para expressar a ideia de passado do passado, isto é, uma ação que ocorre em um momento anterior a outra ação também passada.

Desse modo, o pluscuamperfecto aparecerá com frequência associado a outros tempos do pretérito.

Vejamos como isso acontece em LA CANCIÓN, de J Balvin e Bad Bunny, faixa em que os artistas cantam sobre uma música que desperta memórias vividas com outra pessoa que eles acreditavam já ter esquecido:

Pensaba que te había olvidado

Pensei que eu já tivesse te esquecido

Pero pusieron la canción

Mas colocaram aquela música

Nesse trecho, temos três verbos no passado: pensaba, había olvidado e pusieron. A forma pensaba, do pretérito imperfeito do indicativo, é a ação passada inicial.

Antes de ela acontecer, o Bad Bunny diz que tentou esquecer alguém (te había olvidado). Ambas ações ocorreram antes de ele ouvir certa música, como mostra o esquema a seguir:

passado do passadopassadomomento atual
te había olvidadopensabapusieron la canción

Assim como pusieron, o verbo recordé no trecho abaixo de Es Épico, do Canserbero, está conjugado no pretérito indefinido.

Aqui também podemos observar o uso do pretérito pluscuamperfecto para indicar a ideia de passado do passado em espanhol:

Recordé que en la tierra donde había nacido

Lembrei que na cidade em que eu nasci

Existía una leyenda del Diablo con un tal Florentino

Existia uma lenda chamada Florentino e o Diabo

De acordo com a letra, o nascimento do artista (había nacido) aconteceu antes do momento em que ele se lembra (recordé) da lenda Florentino e o Diabo. Em português, essa ideia também pode ser expressa pela forma simples do pretérito mais-que-perfeito: nascera.

¡Pero ojo! Nem sempre a ação passada inicial que acompanha o pluscuamperfecto será mencionada com outro tempo passado, embora possamos deduzi-la através do contexto.

Preste atenção nesse trecho de Las Dudas, de Sebastián Yatra e Aitana:

Una despedida más

Mais uma despedida

Otro mensaje al despegar

Outra mensagem ao decolar

Con palabras que no habías dicho antes

Com palavras que você não tinha dito antes

A letra nos mostra que o Yatra recebeu uma mensagem de despedida. Mas, até então, aquelas palavras nunca tinham sido ditas pela pessoa que enviou a mensagem. Isso é indicado pela forma negativa do pluscuamperfecto: no habías dicho.

Ainda que se negue a ocorrência da ação, trata-se de uma situação anterior ao recebimento da mensagem.

Outro uso frequente do pretérito pluscuamperfecto de indicativo, também relacionado com a ideia de passado do passado, ocorre quando explicamos algo que outras pessoas nos disseram. Ou seja, quando usamos o discurso indireto para falar de coisas passadas:

Una amiga me dijo que había comprado la entrada para el festival por 15.000 pesos.Uma amiga me disse que tinha comprado o ingresso pro festival por 15.000 pesos.

Podemos ver isso na letra de Mi Bendición, do Juan Luis Guerra, música em que o artista declara seu amor por uma pessoa encantadora:

Y la Luna no se convenció

E a Lua não se convenceu

Y bajó a mirarte el corazón

E desceu para olhar dentro do seu coração

Y al mirarte, dijo que no había visto un Sol radiante

E ao te ver, disse que nunca tinha visto um Sol radiante

Más bello que mi bendición

Mais lindo que minha bênção

No trecho acima, o artista reproduz de modo indireto o que a Lua lhe disse ao conhecer sua pessoa amada. Note que, para fazer isso, ele usa uma forma negativa do pretérito pluscuamperfecto: no había visto.

Com o pluscuamperfecto de indicativo, também podemos reproduzir nossas próprias palavras no estilo indireto. Nacho e Jorge Luis Chacin utilizam esse recurso na letra de El Tema, ao descreverem o primeiro encontro com uma bela mulher:

Me preguntó, sin vacilar, de dónde era

Sem hesitar, ela me perguntou de onde eu era

Yo le conté que había nacido en Venezuela

Eu contei para ela que eu tinha nascido na Venezuela

Pretérito pluscuamperfecto de indicativo: exercícios

É hora de testar seus conhecimentos e fixar o que você aprendeu sobre o pretérito pluscuamperfecto de indicativo em espanhol!

Aprenda mais sobre o passado em espanhol

O pretérito pluscuamperfecto de indicativo, muitas vezes, será utilizado com outras formas verbais do passado em espanhol. Uma delas é o pretérito imperfeito do indicativo, que usamos para falar de hábitos passados e descrever costumes.

Quer entender mais sobre o tema? Então não deixe de conferir esse conteúdo!

Preterito imperfeito do indicativo em espanhol

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts