Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Premiações de música: conheça as maiores do Brasil e do mundo

Curiosidades · Por Renata Arruda

20 de Janeiro de 2022, às 12:00

Você sabe qual é a premiação mais importante da música? Se você respondeu que é o Grammy, acertou! A condecoração é um dos principais símbolos de reconhecimento da indústria cultural ocidental e hoje é cobiçada por artistas do mundo todo.

Apesar disso, o U2 é a única banda de fora dos Estados Unidos a figurar entre os artistas mais premiados do Grammy, uma lista dominada pelos talentos locais. Isso mostra o quanto ainda é difícil para músicos de outros países furarem a bolha.

Além do Grammy, há várias outras premiações de música importantes, que conferem enorme prestígio para os artistas e ajudam a alavancar suas carreiras. Quer saber quais são as principais? Vem que a gente te conta!

Quais são as maiores premiações de música?

Atualmente, existem diversas premiações de música importantes ao redor do mundo, todas elas com o objetivo de prestigiar os artistas que mais se destacaram a cada ano. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

  • Grammy Awards;
  • MTV Music Awards (VMAs);
  • Brit Awards;
  • People’s Choice Awards;
  • Billboard Music Awards;
  • MTV Europe Video Awards;
  • WME Awards;
  • Mercury Prize;
  • BET Awards;
  • MTV MIAW;
  • Billboard Women in Music;
  • Billboard Latin Music Awards;
  • e outros.

Para este texto, nos concentramos nos maiores eventos nacionais e internacionais — aqueles que movimentam a indústria musical e que costumam ser mais cobiçados por cantores, compositores e produtores.

Premiações de música internacionais

Vem saber mais sobre as premiações mais importantes da música internacional!

Grammy Awards

Atualmente, o maior prêmio de música do mundo é mesmo o Grammy Awards. Criada em 1959, a premiação celebra as conquistas no âmbito artístico, técnico e de excelência na indústria, não levando em consideração o número de vendas.

Ao lado do Oscar, do Emmy e do Tony, o Grammy compõe o grupo dos quatro principais prêmios anuais do entretenimento estadunidense. A votação é feita por membros da indústria.

Em 2021, a vencedora do prêmio Álbum do Ano, o mais importante da noite, foi Taylor Swift com o seu Folklore. A cantora subiu ao palco para apresentar um medley das canções cardigan, august e willow.

https://youtu.be/y-WHM4IKnts

MTV Video Music Awards (VMAs)

A cerimônia da MTV foi criada em 1984 para prestigiar as melhores produções audiovisuais da indústria musical. O VMA, como é popularmente conhecido, é a premiação que mais atrai o público jovem, que pode votar em seus vídeos preferidos de cada categoria.

Em 2021, Anitta se tornou a primeira brasileira a fazer uma performance na premiação. Na ocasião, ela participou com uma apresentação de Girl From Rio, feita em parceria com o Burger King, que foi transmitida nos EUA durante o intervalo comercial.

Entre os vencedores da noite, o destaque foi para Olivia Rodrigo, que recebeu 3 prêmios importantes, incluindo Melhor Canção. Ela se apresentou cantando o hit good 4 u e ainda aproveitou para quebrar a câmera no final da performance.

https://youtu.be/kkTraI380Qs

Brit Awards (BRITs)

O Brit Awards é uma das maiores premiações do mundo da música pop. Criado em 1977, o prêmio tem o objetivo de prestigiar os artistas que mais se destacaram na música britânica e internacional.

A grande vencedora da edição de 2021 foi a cantora Dua Lipa, que recebeu dois prêmios: Artista Solo Feminina Britânica e Álbum Britânico do Ano – o mais importante da premiação. Em sua apresentação, a artista entregou um medley com músicas do premiado Future Nostalgia.

People’s Choice Awards

Criada em 1975, a premiação é voltada para o reconhecimento das principais personalidades do entretenimento na música, cinema, TV e, mais recentemente, das redes sociais.

Diferente das outras premiações, quem decide os vencedores é o público, que vota através do site do evento. No entanto, em 2021 o People’s Choice Awards estreou a categoria Music Icon, criada para homenagear a contribuição de grandes artistas para a indústria musical.

A primeira pessoa a ser consagrada foi a cantora Christina Aguilera, que fez uma apresentação icônica reimaginando os maiores hits da sua carreira.

Billboard Music Awards

Outro importante prêmio da música internacional é o Billboard Music Awards. O evento acontece desde 1990 e prestigia os artistas que alcançaram as maiores posições nos charts de vendas, streaming digital, turnês, execuções de rádio e engajamento nas redes.

O artista que liderou a mais recente edição da premiação foi The Weeknd. Concorrendo em 16 categorias, o cantor recebeu o prêmio de Melhor Artista do Ano e ainda venceu em outras nove categorias.

Chegando em um carro conversível, ele cantou a faixa Save Your Tears, em uma apresentação empolgante!

Grammy Latino

Uma das maiores premiações da música latina, o Grammy Latino foi criado em 2000. Os prêmios costumam priorizar as produções em língua espanhola, com apenas uma pequena parcela reservada aos artistas de língua portuguesa, como os brasileiros.

No entanto, em 2021 o Brasil foi destaque da cerimônia e ganhou uma homenagem exaltando a cultura do país. No palco, Anitta, Carlinhos Brown, Giulia Be, Laércio da Costa e Gloria Estefan cantaram Magalenha, de Sérgio Mendes e Brown.

https://youtu.be/shkArQ88jvI

Maiores premiações de música do Brasil

Agora que você sabe quais são os maiores prêmios musicais internacionais, conheça as principais premiações brasileiras:

Prêmio da Música Brasileira

Criada em 1988, a premiação é considerada a de maior prestígio do país. O objetivo é prestigiar tanto os grandes nomes da música brasileira, como também reconhecer os talentos iniciantes e de alcance regional.

Segundo o site, o Prêmio da Música Brasileira não acontece desde 2018, quando o álbum Caravanas, de Chico Buarque, foi consagrado como o Melhor do Ano. O artista homenageado daquela edição foi Luiz Melodia, falecido em 2017.

Em tributo ao músico, Liniker, Iza e Lazzo Matumbi fizeram uma bela apresentação de Negro Gato.

Prêmio APCA

O Prêmio APCA foi criado em 1956 e é uma iniciativa da Associação Paulista de Críticos de Arte, com foco em doze áreas culturais como música, cinema, literatura, televisão e muitas outras.

A premiação acontece anualmente e é reconhecida como a mais tradicional da cultura brasileira. Em 2020, o Melhor Álbum foi para Rastilho, de Kiko Dinucci, enquanto Caetano Veloso recebeu o troféu de Melhor Live. Os vencedores de 2021 ainda não foram definidos.

Como a cerimônia tem acontecido de maneira remota devido à pandemia, vale assistir a um trechinho da live que consagrou o cantor baiano, apresentando uma versão acústica de Coisa Acesa, de Moraes Moreira, ao lado dos seus filhos.

Prêmio Multishow

Uma das maiores premiações do Brasil na música pop, o Prêmio Multishow surgiu em 1994. Semelhante ao VMA, a votação é feita tanto por um júri especializado como por votação popular.

A principal vencedora de 2021 foi a cantora Marina Sena, que recebeu três troféus, incluindo Revelação do Ano. Ela entregou uma incrível performance do seu hit Por Supuesto

Músicas do Oscar

Depois de saber mais sobre as principais premiações da música, que tal conhecer também as canções indicadas ao Oscar 2021? Vem ouvir as músicas de uma das premiações mais importantes do entretenimento!

Leia também: