Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça os 13 melhores podcasts sobre música

Indicações · Por Renata Arruda

19 de Abril de 2021, às 19:00

Está mais que provado: o podcast veio pra ficar. A mídia surgida nos Estados Unidos em 2004 vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, com um número crescente de ouvintes a cada ano.

Para quem ainda não conhece, o podcast é um conteúdo em áudio parecido com um programa de rádio, mas produzido sob demanda e disponibilizado para download ou streaming na internet, geralmente de forma gratuita.

Como não poderia deixar de ser, a febre dos podcasts chegou também no universo musical: são inúmeros programas dedicados a debater as grandes obras, novidades e tendências do momento, muitas vezes com a participação de artistas e especialistas nos temas.

Pensando nisso, selecionamos os melhores podcasts sobre música que você precisa conhecer. Vem ver!

Os 13 melhores podcasts sobre música

Da música atual aos clássicos inesquecíveis, tem podcasts de diferentes formatos para todos os gostos. Um prato cheio para qualquer fã de música!

Discoteca Básica Podcast

Apresentado por Ricardo Alexandre, o Discoteca Básica destrincha histórias por trás dos maiores álbuns da música. No episódio sobre o Dois, da Legião Urbana, o jornalista comenta a pressão de produzir o segundo álbum, que tornou o grupo uma lenda do rock.

Se você curte Legião Urbana, aproveite para conhecer o significado de grandes músicas da banda! 

G1 Ouviu

O podcast do G1 traz os jornalistas Braulio Lorentz e Cauê Muraro comentando as principais novidades da indústria musical. Em um dos episódios, eles falam sobre mulheres que deram nomes a músicas famosas como Anna Júlia, Amélia, Janaína e outras.

Confira 20 músicas com nome de mulher e saiba quem foram as musas inspiradoras das canções!

Kpapo

Finalizado recentemente, o Kpapo foi um podcast feito para os fãs de k-pop e também para aqueles que querem saber mais sobre o assunto. Em um episódio especial, Érica Imenes e Babi Dewet discutem o fenômeno dos Girl Groups.

Se interessa por k-pop? Então vem conhecer os 16 maiores girls groups da atualidade!

Vamos Falar Sobre Música?

Apresentado por Cleber Facchi, Helô Cleaver, Nik Silva e Isadora Almeida, o VFSM é um podcast semanal que debate os assuntos mais importantes da música atualmente. Um exemplo é o episódio sobre o Daft Punk e a revolução causada pelo duo.

https://open.spotify.com/episode/5FAGkFtBkIKrxRymXpk4YL

Saiba quais são as melhores músicas do Daft Punk e aprecie o legado do duo francês!

Queijo Quente

O Queijo Quente reúne os comunicadores Guilherme Guedes, Lohan Abdala e Dora Guerra em papos descontraídos sobre o melhor da música pop feita no Brasil e no mundo. Há um episódio todo dedicado à nova geração do pop latino, a partir de lançamentos recentes.

https://open.spotify.com/episode/54IiMEF8Zeel9wxkCtgGN0

Vem curtir o melhor da música latina com 17 hits que fizeram história, dos mais recentes aos clássicos!

Tenho Mais Discos Que Amigos

O podcast do TMDQA! traz de tudo um pouco, oferecendo um panorama geral do que rola na música. No episódio sobre Los Hermanos, o apresentador Rafael Teixeira e a equipe do site comentam a trajetória e a discografia da banda.

Confira 43 frases dos Los Hermanos para se inspirar e compartilhar nas suas redes sociais!

Escuta

Escuta é o podcast de música do site Nexo que tem a proposta de discutir a música e o seu contexto, desde as conexões políticas até as tendências de comportamento. No episódio sobre boy bands, Guilherme Falcão e Camilo Rocha investigam o fenômeno do formato.

Relembre grandes clássicos das melhores boy bands dos anos 90!

Pod das Cats

O Pod das Cats reúne o cantor Mateus Carrilho e seus amigos Flávio Verne e Eliabe Freitas em longos e divertidos bate-papos sobre o universo da música pop. A primeira temporada encerrou com um episódio sobre canções do cinema que se tornaram grandes hits.

Que tal aproveitar pra relembrar as melhores trilhas sonoras da história do cinema? Só tem hino!

Música Pavê 

O podcast reúne entrevistas com vários artistas a cada episódio, trazendo pontos de vistas diferentes sobre um mesmo tema. Apresentado por André Felipe de Medeiros, o episódio sobre filme e vídeo, por exemplo, aborda a relação entre música e imagem. 

Você conhece a origem dos videoclipes? Vem entender a evolução dos vídeos musicais, do surgimento até os dias de hoje

Sabe Aquela Música?

Com uma proposta original, Marcos Vicca conversa com artistas sobre a composição de uma música de sucesso. Entre os convidados, Nando Reis passou por lá para explicar a inspiração por trás do hit O Segundo Sol.

https://open.spotify.com/episode/3fmM5WY9Rn1pQzyLB4PZBM

Aproveita e vem conferir nossa análise de O Segundo Sol e as teorias que existem sobre a música!

Rádiofobia Classics

Para quem curte conhecer a biografia de grandes artistas da música, o Rádiofobia Classics é o podcast ideal. Todo mês o apresentador Leo Lopes conta a história de um nome importante, como os Beatles.

https://open.spotify.com/episode/2yMUrxdHv5BmFOnCKlOcHT

Todo fã de Beatles precisa conhecer esses 23 fatos sobre o quarteto de Liverpool!

Popcast

Pra quem está com o inglês afiado, vale conferir o Popcast, o podcast de música do New York Times. Apresentado pelo crítico Jon Caramanica, o programa aborda os principais assuntos do momento — tem até um episódio todo dedicado à trajetória da Ariana Grande.

Conheça as melhores músicas da Ariana Grande, a diva pop do momento!

Travessia

O Travessia é um podcast totalmente dedicado a discutir grandes artistas, canções e histórias da nossa MPB. No episódio sobre a ditadura brasileira, os apresentadores Fernando Vives e Caio Quero debatem a influência do período na criação artística.

Vem saber mais sobre a música brasileira durante a ditadura militar e conheça os artistas que se levantaram contra a opressão!

Podcasts para aprender inglês

Além de trazer muita informação e entretenimento, os podcasts também podem ajudar você na aprendizagem de um novo idioma.

Depois de conhecer os melhores podcasts sobre música, vem conferir os melhores podcasts para aprender inglês, que não podem faltar na sua rotina de estudos!

podcasts para aprender inglês