Pular para o conteúdo

Descubra 12 podcasts para aprender inglês

Inglês · Por Raquel Hespanhol

16 de abril de 2021, às 12:00

Você sabe o que são podcasts? A versão moderna dos programas de rádio tem feito cada vez mais sucesso na internet e não é para menos: os podcasts são gratuitos, on demand (o que significa que você pode ouvir quando e onde quiser) e oferecem uma variedade de conteúdos que é de impressionar qualquer um!

Aqui no Letras, nós temos a missão de te ajudar a aprender inglês com música e os podcasts são ótimos complementos para esse aprendizado. Você pode aprender inglês e aproveitar para enriquecer seus conhecimentos gerais e se divertir muito!

Se você ainda não fala inglês ou está começando a se aventurar nos estudos, não vá embora! Temos dicas para todos os níveis, então prepara seu fone e aperte play nesses podcasts incríveis!

Podcasts para aprender inglês — nível básico

Não é porque você está no começo dessa caminhada que não pode explorar o mundo dos podcasts! Aqui estão algumas sugestões para você começar sua jornada de aprendizado.

English Experts

Se você está começando a aprender o inglês ou nunca teve contato com o idioma, esse podcast é um bom ponto de partida.

Gravado em português, ele é uma ótima ferramenta de estudo, pois aborda assuntos variados referentes ao idioma, o que vai te ajudar a se familiarizar com o tema e iniciar sua caminhada. 

Onde ouvir: Apple Podcasts, Android, Spotify, Castbox 

Learn English

Produzido pelo British Council, um instituto do Reino Unido voltado para o ensino do inglês, esse podcast é outra excelente ferramenta para aprender o idioma.

Além de abordar temas variados, você também pode contar com muitos materiais de suporte gratuitamente. Além disso, pode baixar a transcrição dos áudios e testar seu progresso. Bacana, né?

Onde ouvir: Learn English

Espresso English

Se você procura um podcast que seja completamente em inglês, mas que seja viável para os níveis mais básicos, essa é uma ótima opção.

Os áudios são curtos (entre 5 e 10 minutos) e fáceis de compreender por serem mais lentos. Você aprenderá gramática, vocabulário e treinará sua compreensão auditiva.

https://open.spotify.com/show/3apZ4F9LH9oI6DIjiQl6zR

Onde ouvir: Google Podcasts, Spotify, Apple Podcasts.

Podcasts In English

Se você já teve contato com inglês, mesmo que seja pouco, você também pode curtir essa opção. Separado em níveis (1, 2, 3, business e extras), você pode continuar aprendendo com ele mesmo quando evoluir nos estudos.

O conteúdo é variado, é possível fazer o download dos episódios e também das transcrições dos áudios. Para assinantes, há também exercícios e lições.

Onde ouvir: Podcasts in English, Apple Podcasts.

Podcasts para aprender inglês — nível intermediário

Se você já tem um conhecimento de inglês e pretende avançar nos estudos, essa lista é para você!

Voice Of America

O Voice of America oferece diversos tipos de programas de áudio, com opções voltadas para interesses diferentes. A narração mais lenta do que o normal ajuda na compreensão e cada programa fala sobre temas variados, o que vai te ajudar a aprender também sobre cultura, história e ciência, por exemplo.

Onde ouvir: Apple PodcastsVoice Of America.

6 Minutes English

Se você gosta do sotaque britânico, vai gostar desse podcast, oferecido pela BBC. Embora a velocidade da fala seja normal, o vocabulário simples faz com que esse podcast seja indicado até mesmo para quem ainda não é fluente.

A cada semana, um assunto novo é discutido e você pode aprender inglês e cultura geral. 

Onde ouvir: Apple Podcasts

6 Minutes Grammar 

Outro excelente podcast oferecido pela BBC, o 6 Minutes Grammar tem aulas sobre tópicos gramaticais específicos. Por ser apresentado por várias pessoas, é uma boa forma de praticar a escuta e, de quebra, dar uma reforçada na sua base teórica. 

Onde ouvir: Apple Podcasts.

English As a Second Language

Essa opção aqui já é para os fãs do inglês americano. Produzido por um californiano, esse podcast é 100% em inglês, mas o ritmo é um pouco mais lento e o vocabulário é simples. uando há algum termo mais complexo, ele é explicado.

Você vai conseguir aproveitar melhor esse podcast se já estiver estudando inglês há algum tempo.

Onde ouvir: Apple Podcasts, English as a Second Language.

Podcasts para aprender inglês — nível avançado

Já fala inglês e quer continuar se aperfeiçoando no idioma? Então se liga nessas sugestões!

Here’s The Thing

Apresentado pelo ator Alec Baldwin, esse podcast traz entrevistas sobre artes, política e entretenimento. Várias personalidades já apareceram por lá e há muito conteúdo a ser explorado: esse podcast está no ar há quase 10 anos!

As discussões são interessantes e a variedade de convidados te ajudará a praticar com vozes e sotaques diferentes.

Onde ouvir: TuneIn, Apple Podcasts, Spotify.

iTunes U

Esse podcast é composto por diversas universidades renomadas que compartilham cursos online. Os temas são diversos, mas são tratados com mais profundidade e com um grau um pouco mais elevado de dificuldade.

É uma boa pedida para quem quer aprender e, ao mesmo tempo, melhorar o inglês.

Onde ouvir: iTunes U.

Luke’s English Podcast

Se você gosta de aprender de um jeito divertido e já está no nível avançado, tenho certeza que vai adorar esse podcast.

Além de ser um professor de inglês experiente, o inglês Luke é também comediante de stand-up! Você pode contar com centenas de episódios, transcrições, vídeos e muitas risadas!

Onde ouvir: Teacher Luke, Apple Podcasts, Spotify, Android, PodBean

Splendid Speaking

Esse podcast, embora seja voltado para alunos de nível avançado, é elaborado para pessoas que não são nativas na língua inglesa.

Cada lição traz entrevistas e debates com falantes não nativos, o ajudará a praticar com sotaques diferentes. As gravações trazem feedbacks, que te auxiliarão a evoluir e aprender com erros comuns.

Onde ouvir: Splendid Speaking.

Melhore seu inglês com música!

Se você gosta de música e sonha em aprender inglês, você precisa conhecer o Letras Academy! Na nossa plataforma, você poderá aprender inglês com música de um jeito divertido e eficiente.

Letras Academy

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts