Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

penhasco: o significado da música de Luísa Sonza sobre o fim de seu casamento

Analisando letras · Por Érika Freire

29 de Julho de 2021, às 11:30

Transformar a dor em música. É assim que um artista aproveita seus momentos de fragilidade e cria algo novo como forma de exorcizar fantasmas. Foi o que Luísa Sonza fez em penhasco.

A música faz parte do segundo álbum da cantora, Doce 22, que acaba de ser lançado e já chama a atenção dos fãs. penhasco se apresenta como a faixa de maior relevância do disco e fala sobre o fim de seu casamento com Whindersson Nunes.

Luísa Sonza e Whindersson Nunes
Créditos: Divulgação

Luísa e Whindersson foram casados por dois anos e se separaram em abril de 2020. Após o término, a vida de Luísa não foi nada fácil e ela recebeu muitos ataques na internet. A resposta veio da melhor maneira possível, através da sua arte.

A seguir, a gente vai te contar mais sobre o significado da música penhasco.

penhasco: o significado da música de Luísa Sonza

penhasco é a décima primeira faixa do álbum Doce 22, escrita assim mesmo, com letra minúscula. Todo disco apresenta essa linguagem típica das redes sociais, e nota-se que a cantora aproveitou para fazer relações entre as músicas e a sua vida pessoal.

Lançada em 18 de julho, a faixa se mostra um tremendo sucesso, com mais de 2 milhões de visualizações no YouTube e conquistando o 3º lugar no top virais de algumas plataformas de streamings.  

Outras canções do álbum também trazem aspectos da relação da cantora com Whindersson Nunes, mas é em penhasco que Luísa fala mais abertamente sobre o relacionamento.

Houve muita especulação nas redes sociais sobre os reais motivos da separação, anunciada pelas redes sociais de ambos. 

Muitos apontaram Luísa como a responsável pelo fim do casamento, sugerindo inclusive que a cantora teria traído o humorista com o cantor Vitão. Para apaziguar os rumores, o próprio Whindersson se manifestou dizendo que ele quem havia terminado e não foi por traição.  

Depois de um momento tão turbulento, Luísa se afastou das redes sociais e usou suas energias para o lançamento do novo disco. penhasco é a resposta da cantora sobre como ela se sente diante de tudo o que aconteceu.

Ela escreveu a letra durante uma viagem, após o término do casamento, e sugere ainda sentir algo por Whindersson, além de dar outras pistas sobre o que aconteceu. Vamos conferir melhor a seguir na análise dos versos.

Análise da letra de penhasco

Sabia que a queda era grande
Mas tive que pular
Queria que a gente fosse mais alto

Logo no primeiro verso, notamos claramente que Luísa se refere ao seu casamento. Mesmo sabendo que ambos tinham potencial para uma relação duradoura, já que ainda existia amor, precisou sair de cena.

Ela ressalta que gostaria muito que o casamento tivesse durado mais. 

Quando segurei sua mão
Você soltou a minha
E ainda me empurrou do penhasco

Sem mencionar o real motivo do término, ela fala sobre ter sido abandonada no momento em que mais estava disposta. Sugere ter recebido tal notícia com surpresa, sendo jogada de repente, tendo que lidar com algo totalmente novo.  

E te dizer te amo
Agora é mais estranho
Estranho mesmo é te ver distante
Botaram o nosso amor numa estante

A terceira estrofe mostra que, mesmo o sentimento tendo sido transformado, ele ainda persiste. Ela ainda não se acostumou em vê-lo distante e finaliza dando a entender que terceiros prejudicaram a relação.

Eu tive que desaprender
A gostar tanto de você
Por que cê faz assim?
Não fala assim de mim

Diante do término repentino, precisou lidar sozinha com seus sentimentos. Há uma certa mágoa e ela questiona o motivo dele se referir a ela como se não desse o valor devido. 

E eu sei que chora
Não finge que não viveu toda nossa história
Meu Deus, eu pedi tanto pra eu não ir embora
Mas tenho que seguir o meu caminho agora

Contrariando as acusações de que teria sido ela a responsável pelo término, esse trecho mostra que ela parece, inclusive, ter implorado para que o relacionamento não terminasse.   

luisa e whindersson
Créditos: Divulgação

Cê sabe bem quem eu sou
Sabe que se chamar, eu vou
Cê sabe bem quem eu sou
Sabe que se me chamar, eu vou

Este verso pode ser o mais surpreendente, pois ela desnuda seus sentimentos. A vida pode ter seguido para os dois, porém, ela retrocederia a qualquer chamado seu.

E eu não sinto raiva
Eu não sinto nada
Além do que você já sabe
Pior é que cê sabe bem, meu bem
O tanto que eu tentei

No verso final, Luísa esclarece não sentir raiva e ainda diz que tentou de tudo para fazer dar certo. 

O álbum Doce 22

O segundo álbum da carreira de Luísa Sonza, Doce 22, conta com 14 faixas divididas no tradicional e saudoso lado A e B.

No lado A, as canções são mais alegres e todas nomeadas em letras maiúsculas. Já o lado B, reúne as faixas mais intimistas e melancólicas, onde está penhasco.

Durante uma coletiva de lançamento de Doce 22, Luísa explicou que o disco passeia por diferentes estilos, como blues, pop, sertanejo e até música gaúcha, de sua terra natal. 

Capa do álbum Doce 22
Capa do álbum Doce 22 / Créditos: Divulgação

Inspirado em Dirrty, de Christina Aguilera, o novo disco de Luísa fecha uma fase de sua vida. Ela fez do trabalho um refúgio onde pudesse transbordar tudo que aconteceu nos últimos anos, encerrando assim uma história para dar início a outra.

Tanto que Luísa, que acaba de completar 23 anos, optou por lançar Doce 22 no dia do seu aniversário.  

O álbum conta com parcerias de peso, como Lulu Santos, Ludmilla, Pabllo Vittar, Anitta, Jão e Mariah Angeliq.

Mais músicas que contam histórias

As músicas trazem emoções, marcam acontecimentos… Em algumas, as narrativas são tão nítidas que a gente imagina cenas de cinema. 

Vem com a gente conferir outras 8 músicas que contam histórias!

Músicas que contam histórias

Você vai gostar de ler: