Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Padre Zezinho: as melhores músicas para relembrar

Gospel · Por Camila Fernandes

28 de Dezembro de 2020, às 12:00

Todo católico com certeza já ouviu e cantou as músicas do Padre Zezinho. Ele é famoso pelas letras litúrgicas, que podem ser cantadas durante as missas e se encaixam em diferentes momentos da celebração. 

Ninguém discorda que ele é dono de várias das músicas católicas mais famosas de todos os tempos.

Padre Zezinho
Créditos: Divulgação

As mensagens bonitas e poéticas de suas letras fizeram sucesso nas rádios e se espalharam pelo mundo mesmo antes das redes sociais e plataformas de streaming.

São tantos sucessos que não cabem em uma lista só, mas vamos fazer um esforço para te ajudar a relembrar as melhores músicas do Padre Zezinho! Vamos lá?

As 12 melhores músicas do Padre Zezinho

Ele já disse inúmeras vezes que nunca se considerou cantor, mas sim um padre que usa a música para catequizar. E foi justamente em catequeses e pregações que seus maiores sucessos nasceram. 💙

Oração Pela Família

Oração Pela Família, como o nome diz, é uma prece. A letra nasceu quando Padre Zezinho pregava em um encontro de jovens casais. 

Depois do dia de reflexão, ele viu as anotações que os participantes haviam feito no quadro com preces pelas famílias e começou a uni-las em uma melodia — assim surgiu a música que seria a mais famosa de todas.

Um Certo Galileu

Um Certo Galileu tem uma história interessante: depois de 40 anos cantando, o Padre ouviu de alguns bispos que havia “matado Jesus e deixado ele morto”, porque a letra acabava na Paixão de Cristo, e não falava da ressurreição. 

Foi assim que quatro décadas depois, a música ganhou uma quinta estrofe.

Maria de Nazaré

Durante mais de 50 anos de trajetória, Padre Zezinho teve suas músicas regravadas por inúmeros cantores, religiosos ou não. 

Maria de Nazaré é uma das que mais ganharam versões e participações especiais.

Utopia

E por falar em música regravada, não podemos esquecer de Utopia. A letra que se tornou um clássico nasceu em um dia de catequese: foi pensada e composta para um momento de pregação com os jovens.

Maria de Minha Infância

Na letra de Maria de Minha Infância, o Padre conta um pouco de sua história com a mãe de Jesus. 

Um Coração para Amar

Padre Zezinho faz parte dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, também conhecidos como Padres Dehonianos.

Uma das filosofias mais pregadas pelos Dehonianos é a necessidade de ter “mente e coração abertos”, e foi para transmitir esses valores que nasceu Um Coração Para Amar.

Vocação

Vocação foi o primeiríssimo sucesso de Padre Zezinho, lá em 1969, quando ele tinha só 28 anos de idade. 

Além da letra litúrgica e vocacional, a música já trazia as principais características de todas as composições do padre: a suavidade e a mistura de ritmos e vozes.

Cidadão do Infinito

Em Cidadão do Infinito, Padre Zezinho fala um pouco sobre si e sobre sua vocação de levar amor pelos quatro cantos do mundo. 

Além disso, a música foi a que ficou mais conhecida na voz dos Cantores de Deus, grupo criado por ele e com o qual trabalhou por vários anos.

Amar Como Jesus Amou

Amar Como Jesus Amou é um conselho para a vida, inspirado na pureza das crianças e no próprio Jesus Cristo.

Senhora e Rainha

Senhora e Rainha é mais uma composição do Padre Zezinho que demonstra e exalta o amor pela Virgem Maria. Ela também ficou conhecida na voz dos Cantores de Deus.

Minha Vida Tem Sentido

Já falamos aqui que as letras do Padre Zezinho prezam muito pelos ritos litúrgicos, e sempre são pensadas para serem cantadas durante a missa ou em outros momentos de pregação e catequese.

Minha Vida Tem Sentido é um hino de comunhão, em que o padre traz a importância desse rito para os católicos.

Estou Pensando Em Deus

Estou Pensando Em Deus também faz parte dos sucessos antigos do Padre Zezinho e traz, novamente, os carismas dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

Saiba mais sobre Padre Zezinho

José Fernandes de Oliveira nasceu no dia 8 de julho de 1941, em Machado, Minas Gerais. Aos oito anos de idade começou a servir como coroinha na igreja da cidade.

De família pobre, sempre recebeu ajuda da igreja e da comunidade, e soube desde cedo que queria para si aquela missão de solidariedade. 

Aos dez anos, o menino decidiu ingressar no seminário e se mudou para Taubaté, interior de São Paulo. Lá nasceu o gosto pelo canto e pelos instrumentos, que ele via como forma de expandir a catequese e a evangelização. 

Logo depois de se formar no seminário, foi convidado para ir para fora do Brasil, e pôde escolher entre a Itália e os Estados Unidos. Decidiu ir para os EUA pelo interesse na faculdade de Psicologia. Lá, recebeu influências musicais de diferentes partes do mundo e descobriu o gosto pela composição. 

Padre Zezinho
Padre Zezinho / Créditos: Divulgação

Antes mesmo de voltar ao Brasil, Padre Zezinho começou a compor para que os jovens cantassem. Foram 12 grupos de jovens cantores formados por ele ao longo de 50 anos.

O mais famoso deles, o Cantores de Deus, trabalhou por vários anos ao lado do padre e eternizou algumas de suas músicas mais famosas.

Outras músicas católicas para relembrar

E aí, gostou de relembrar as melhores músicas do Padre Zezinho? Pode ficar tranquilo porque ainda não acabou. Vem conferir mais músicas católicas antigas!

músicas católicas antigas

Outro post que você vai curtir: