LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Artistas

Pabllo Vittar: conheça a vida e a carreira da drag queen

Por Sara Fonseca

13 de Março de 2019, às 12:00


Pabllo Vittar é a drag queen que está abalando o Brasil e o mundo. Desde de que explodiu na internet, em 2015, os seus hits têm sido um sucesso atrás do outro e suas turnês têm lotado arenas ao redor do mundo.

Pabllo Vittar
Créditos: divulgação

Além do seu sucesso musical, a drag queen é uma representante da comunidade LGBTQ junto ao grande público. Ela contou que quando criança não tinha nenhum artista em quem se espelhar e hoje busca ser essa referência para as novas gerações.

Para chegar até aqui, a cantora percorreu um longo caminho. No texto de hoje você vai descobrir tudo sobre a carreira de Pabllo Vittar e como ela alcançou o sucesso.

O garoto por trás da drag queen

A cantora maranhense nasceu na cidade de Santa Inês no dia primeiro de novembro de 1994 e foi batizada com o nome de Phabullo Rodrigues da Silva. Durante sua infância e pré-adolescência viveu no Pará com a mãe e as duas irmãs e nunca chegou a conhecer o pai.

Esse período de crescimento foi uma época delicada na vida de Pabllo. A drag queen sempre contou com o apoio da família, especialmente de sua mãe que sabia da homossexualidade da filha antes mesmo de conversarem sobre isso.

Porém na escola a situação era diferente. A artista foi vítima de bullying e agressões dos colegas por seu jeito afeminado.

A letra e o clipe da música Indestrutível retratam um pouco desse passado complicado da cantora, uma realidade vivida por muitos LGBTQ até hoje. Ela fala das dificuldades que viveu e transmite uma mensagem de esperança, de que tudo vai ficar bem.

Trajetória no mundo da música

Desde muito jovem, Pabllo demonstrou grande interesse e aptidão para a música. Aos 13 anos, a artista se uniu ao coral da igreja e cantava nas festas de família imitando as suas cantoras favoritas Beyoncé e Rihanna, que hoje são suas principais referências musicais ao lado da drag queen RuPaul.

Alguns anos depois, surgiu a oportunidade de cantar profissionalmente e começar a construir sua carreira na área musical.

Primeiros passos

No ano de 2011, a família de Pabllo Vittar mudou-se para a cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Lá a artista teve a oportunidade de começar a trabalhar como cantora e drag queen em uma casa de shows.

No final do mesmo ano, Pabllo criou um canal pessoal no YouTube para publicar covers de suas músicas favoritas. Esse vídeo mostra a cantora antes da fama cantando I Have Nothing, de Whitney Houston:

O canal no YouTube deu visibilidade para a carreira da artista, que começou a ter uma agenda de shows cada vez mais cheia e trancou o curso de Desing de Interiores que fazia na Universidade Federal de Uberlândia para se dedicar à música.

Mais tarde, esse mesmo canal viralizou na internet, quando ela publicou a música Open Bar, sua versão do hit internacional Lean On.

O sucesso da cantora chamou a atenção dos produtores de Amor & Sexo. Ela recebeu um convite para se tornar a vocalista principal da banda que acompanha o programa, participou da nona e da décima temporadas e saiu para investir em seus projetos pessoais

Sucesso em todo o Brasil

No início de 2017, Pabllo lançou o CD Vai Passar Mal, que chamou a atenção por agregar elementos de gêneros como funk, pop, arrocha, eletrônica e eletromelody.

O trabalho conta com diversas canções que ocuparam o topo das paradas musicais, como Nêga, Todo Dia e Corpo Sensual. Porém, a canção K.O. se destacou. Ela atingiu o topo do ranking do Deezer e o seu videoclipe teve mais de 200 milhões de visualizações.

Reconhecimento internacional

Em julho do mesmo ano, Pabllo Vittar e Anitta receberam o convite para gravar ao lado do grupo norte-americano Major Lazer. A parceria rendeu o single Sua Cara, que entrou para o top 30 dos charts da revista Billboard, enquanto o clipe teve mais de 400 milhões de visualizações no Youtube.

O destaque no cenário musical rendeu apresentações no Rock in Rio 2017. Além de fazer seu próprio show, Pabllo realizou um sonho, participando da apresentação da cantora Fergie que é uma das suas grandes influências musicais.

Um ano cheio de lançamentos e sucessos

O ano de 2018 foi um ano cheio para a carreira de Pabllo Vittar. Em maio ela estreou o seu próprio programa televisivo no canal Multishow chamado Prazer, Pabllo Vittar, no qual apresentou performances musicais e realizou entrevistas com outros nomes da música.

No final do ano, em outubro, Pabllo lançou o álbum Não Para Não, que foi muito bem aceito pelo público: todas as músicas chegaram ao top 50 das mais populares do Spotify Brasil e 4 delas chegaram ao top 10.

Com o álbum, a cantora emplacou o hit Problema Seu e lançou um clipe inspirado na animação Três Espiãs Demais.

Ícone da comunidade LGBTQ

Com todo esse sucesso Pabllo Vittar também possui um importante papel político e social. A drag queen procura ser um exemplo para o público LGBTQ e tem trazido à tona discussões sobre a visibilidade e os direitos da comunidade.

O seu papel social tem sido reconhecido internacionalmente e ela já foi citada por importantes veículos como The New York Times e The Guardian como um símbolo de resistência e um emblema de fluidez de gênero. Em um Brasil que tem se mostrado cada vez mais conservador, Pabllo não tem medo de ser autêntica e marcar sua presença com estilo e atitude.

Agora que você já conhece bastante sobre a vida e a carreira da cantora que tal escutar essa playlist com a evolução de Pabllo Vittar na música?