Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça os 10 melhores vocalistas da história do rock

Relembre os grandes nomes que fizeram história no rock com suas vozes inesquecíveis

Listas musicais · Por Renata Arruda

1 de Julho de 2020, às 12:00

Surgido no final dos anos 40, o rock se mantém até hoje como um dos gêneros musicais mais relevantes do mundo por um motivo simples: a capacidade de reinvenção dos artistas que transformam o estilo a cada geração.

Assim, não é de se espantar que haja uma enorme variedade de estilos do rock, que mesmo tão diferentes entre si, mantêm a principal marca registrada do gênero: quebrar os padrões estabelecidos, sempre com muita atitude e criatividade.

Dentre as bandas incríveis que marcaram o estilo, vale lembrar das que nos presentearam com grandes vocalistas: Queen, Led Zeppelin e Rolling Stones são alguns dos grupos cujo sucesso, em grande parte, se deve ao carisma e potência vocal dos seus líderes no palco

Pensando nisso, hoje listamos os melhores vocalistas do rock! Vem ver! 🤘

Os melhores vocalistas da história do rock

Confira se o seu vocalista preferido está em nossa lista e conta pra gente quem você acha que deveria ter sido citado!

1. Freddie Mercury

O primeiro lugar só poderia ser de Freddie Mercury! Com uma voz versátil, capaz de transitar pelos graves, médios e agudos com a maior facilidade, o performático vocalista do Queen podia cantar o estilo que fosse e ficaria igualmente incrível.

E não é só a gente que está falando: em 2018, um estudo publicado por pesquisadores europeus comprovou que o cantor era um dos melhores de todos os tempos. Basta ouvir o clássico Bohemian Rhapsody e tirar suas próprias conclusões:

2. Robert Plant

O eterno frontman do Led Zeppelin também está entre os maiores vocalistas de rock de todos os tempos. Sua voz aguda poderosa foi influência para importantes cantores como Steven Tyler, Axl Rose e até mesmo Freddie Mercury.

A balada Since I’ve Been Loving You é um bom exemplo da capacidade vocal de Plant, que embora tenha sofrido problemas nas cordas vocais ao longo dos anos, soube reinventar seu estilo inconfundível de cantar.

3. Jim Morrison

Embora a extensão vocal de Jim Morrison fosse limitada, o cantor hipnotizava multidões com sua voz grave de barítono. Sexy, poético e carismático, Morrison é presença inquestionável em qualquer lista dos melhores vocalistas do rock.

A clássica Light My Fire, que tornou o The Doors famoso no mundo todo, mostra o encantamento do qual Jim Morrison era capaz:

4. Rob Halford

Influenciado por Robert Plant e Freddie Mercury, o vocalista do Judas Priest é considerado como o Deus do Metal. O baixo-tenor tem uma voz versátil, capaz de atingir tanto os agudos ressonantes quanto os tons mais baixos.

O grande diferencial de Halford é que, além da voz impecável, o cantor consegue interpretar uma canção como ninguém. É o caso da bela Dreamer Deceiver:

5. Mick Jagger

Mick Jagger conseguiu um feito para poucos: com suas performances únicas e experimentações com a voz, criou um estilo próprio de cantar que virou referência para muita gente que veio depois dele.

Diz a lenda que a sua voz característica de barítono surgiu após o cantor morder e perder um pedaço da língua, ainda na juventude. O fato é que o líder dos Rolling Stones sabe conduzir uma canção como ninguém, como podemos ver em Gimme Shelter:

6. Bruce Dickinson

Mais um grande cantor de heavy metal, Bruce Dickinson é conhecido por suas performances enérgicas e teatrais. Com pleno domínio de sua voz, o líder do Iron Maiden consegue sustentar as notas mais altas com facilidade.

Apesar da excelente capacidade técnica, o vocalista é autodidata e já declarou nunca ter tido aulas formais de canto. Em Fear Of The Dark, podemos ouvir toda a sua habilidade de tenor lírico:

7. David Coverdale

Além de ser o carismático vocalista do Whitesnake, David Coverdale também teve uma importante passagem pelo Deep Purple. Dedicado, ele sempre cuidou bem de sua voz de barítono, chegando a atingir o ápice vocal por volta dos 40 anos.

Grande referência no hard rock e no metal, Coverdale influenciou cantores como Ronnie James Dio, do Black Sabbath, e Vince Neil, do Motley Crue. Em Crying In The Rain, canção inspirada pelo divórcio do vocalista, é possível ter uma noção da excelência do músico.

8. Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne pode não ser um grande vocalista do ponto de vista técnico: sua capacidade vocal é limitada, apostando mais no grito do que no canto propriamente dito e fazendo muitos falsetes com a garganta.

Ainda assim, é inquestionável o legado deixado pelo cantor no heavy metal, enquanto esteve à frente do Black Sabbath, com sua voz inesquecível. A atualíssima War Pigs é um bom exemplo disso:

9. Steven Tyler

Embora Steven Tyler não seja considerado um vocalista tecnicamente virtuoso, é fato que o líder do Aerosmith possui extensa gama vocal e tem pleno controle da sua voz de tenor, naturalmente rouca.

Inclusive, as cordas vocais de Steven Tyler foram objeto de análise no documentário A Incrível Máquina Humana, da National Geographic, que investiga o funcionamento do corpo humano. A canção Angel mostra bem o talento do cantor:

10. Mike Patton

Mike Patton é um vocalista tão versátil que ganhou o apelido de Senhor das Mil Vozes. Em um caso raro, o cantor desenvolveu sua técnica vocal de ouvido, se inspirando em artistas do soul, da ópera e do rock clássico.

Dentre os seus inúmeros projetos, o mais conhecido é o Faith No More. Em Epic, uma das músicas mais famosas da banda, a gente consegue ter uma ideia da versatilidade da voz de barítono de Patton:

Mais curiosidades do rock!

Se você gosta de curiosidades sobre rock, com certeza vai curtir conhecer as histórias por trás das capas dos álbuns de rock, com os bastidores das imagens de capa de 8 clássicos internacionais incríveis! Não deixe de conferir!

História das capas de álbuns de rock