Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

A origem do reggae: muito além de um estilo musical

História da música · Por Rafaela Damasceno

8 de Janeiro de 2022, às 19:00

Com sua origem na Jamaica, na década de 1960, o reggae é um estilo que influencia não só a música produzida no país, mas também vários outros ritmos explorados ao redor do mundo. Sem falar da sua relação com as crenças e o modo de vida dos seus adeptos. 

É por isso que ele não é exclusividade dos jamaicanos. Em outros lugares, inclusive no Brasil, é possível encontrar diversos artistas que integram playlists de reggae e ainda criam novas variedades de ritmos a partir dele. 

Então, se você é fã desse estilo musical, não deixe de conferir todos os detalhes sobre a origem do reggae e a sua influência no Brasil. Vamos lá? ✌️

A origem do reggae

O que é reggae? Para responder a essa pergunta, o ideal é desvendar a origem desse estilo que, muito além da música, influencia também as ideologias e o estilo de vida de seus seguidores.

Saiba tudo sobre a história do reggae a seguir!

Onde surgiu o reggae?

O reggae surgiu a partir de outros dois estilos que já dominavam a Jamaica nos anos 1960: o ska e o rocksteady.

O ska fazia uma linha walking bass, com ritmos acentuados na guitarra ou no piano em tempo fraco, e riffs de jazz nos metais. 

Já o rocksteady era a sua versão mais lenta e calma. Ele era apreciado pelos rude boys, termo usado para designar os jovens criminosos do país naquele período. Uma das raízes do preconceito em relação ao estilo está nessa referência histórica

No início da década, esses dois estilos dominavam as principais músicas compostas por lá.

Mas, a partir de 1968, os artistas começaram a produzir melodias cada vez mais tranquilas, com ênfase nas linhas de baixo e com tempos fracos. E essa é a origem do reggae jamaicano. 

Quais são as principais características do reggae?

A palavra “reggae” tem tudo a ver com a sonoridade única proposta por esse estilo. O “re” indica o movimento para baixo feito na guitarra, enquanto o “gae” é o movimento para cima.

Além disso, esse ritmo também recebeu muitas influências do movimento Rastafari.

Essa crença, de origem africana, sustenta que Haile Selassie I, imperador da Etiópia, seria o novo Messias. 

Muitos seguidores do rastafarianismo, inclusive, referem-se a ele como “Jah” — uma abreviação de Jeová, que é como ele aparece no texto da Bíblia do Rei Jamie, traduzido para a religião anglicana.

Vai além da cultura Rastafari

Mas as músicas de reggae não tratam apenas de questões de fé. Temas como o amor, o sexo, a paz e as preocupações sociais também aparecem com frequência nas letras, principalmente nas mais atuais. 

A defesa do uso medicinal da maconha é outra temática muito abordada e influencia o estilo de vida das pessoas que curtem esse som. No entanto, esse tema reforça o preconceito.

É por esse motivo que, apesar de ser muito amado pelo público, o reggae ainda é um estilo marginalizado pela sociedade de uma forma geral. 

Quais foram os precursores do reggae?

Os pioneiros da mudança do ska e do rocksteady para o reggae foram os músicos Bunny Lee, Clancy Eccles e Lee “Scratch” Perry.

Confira uma das canções de estreia produzidas nessa fase de transição, Say What You’re Saying, na voz de Dennis Brown:

Em 1968, as primeiras músicas de reggae foram lançadas, representando o chamado reggae roots, ou reggae de raiz: Nanny Goat, de Larry Marshall, e No More Heartaches, dos Beltones.

No ano seguinte, Hold Me Tight, do cantor Johnny Nash, introduziu o estilo nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

Até os Beatles se aventuraram na nova tendência e gravaram a clássica Ob-La-Di, Ob-La-Da, misturando o rock com o reggae:

Como o reggae conquistou o mundo?

A partir da década de 1970, jovens jamaicanos resolveram expandir o reggae para outros países e criaram o que foi chamado mais tarde de dancehall reggae.

Foi o caso de Bob Marley, o principal ícone dessa vertente, que acompanhou o crescimento do estilo desde o início, com sua banda The Wailers.

Em 1972, Jimmy Cliff lançou o filme The Harder They Come, nos Estados Unidos. O longa é considerado o responsável por levar esse estilo para o mundo, porque a trilha sonora era toda composta por músicas nesse ritmo.

Na mesma onda, Eric Clapton gravou um cover de I Shot The Sheriff, de Bob Marley, o que contribuiu ainda mais para a sua popularidade além das fronteiras da Jamaica.

No Reino Unido, o reggae também começava a chamar a atenção do público, principalmente no programa de rádio de John Peel. Assim, muitos artistas passaram a incorporar as suas batidas em canções de outros ritmos, como o punk. 

Qual é a história do reggae no Brasil?

Em nosso país, o reggae chegou também nos anos 1970, mais precisamente na ilha de São Luís do Maranhão. Até hoje, é lá que o estilo é mais reproduzido e vários artistas locais são influenciados por ele. 

Mas outras regiões brasileiras também se inspiraram nesse ritmo. Um dos primeiros registros no Brasil é a gravação de Caetano Veloso de Nine Out Of Ten, em 1972:

Anos mais tarde, em 1974, Gilberto Gil revelou o seu interesse pelo estilo, incorporando suas influências em um dos discos mais importantes de sua carreira, o Refavela

Quais são os principais artistas do reggae brasileiro? 

Na história do reggae brasileiro, muitos artistas foram influenciados pelo ritmo jamaicano.

No entanto, algumas bandas merecem destaque, porque foram as suas precursoras. É o caso do Grupo Karetas, de Recife.

Mais tarde, nos anos 1980, outras bandas contribuíram para a popularização do estilo entre os brasileiros. Como exemplo, podemos citar Cidade Negra e Tribo de Jah.

Vale a pena falar também do grupo Maskavo, formado em 1993. É dele um grande hit nacional, que com certeza você lembra, Um Anjo do Céu

Além da banda de Brasília, temos também o Natiruts, que faz bastante sucesso desde os anos 1990. Relembre Quero Ser Feliz Também:

Mais contemporânea, a paulistana Maneva, criada em 2005, continua agradando bastante os fãs do estilo. Uma de suas faixas mais ouvidas é O Destino Não Quis

As melhores bandas do reggae nacional

Agora que você já descobriu qual é a origem do reggae, ficou sabendo que, em nosso país, vários artistas se dedicam a esse estilo.

Por isso, não deixe de conferir a nossa lista com as 11 melhores bandas do reggae nacional

Mais conteúdo sobre o reggae