Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Com as melhores do Olodum, é Carnaval o ano inteiro

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

20 de Abril de 2021, às 19:00

O Olodum é hippie, é pop, é reggae, é rock, mas também é um dos maiores nomes do Carnaval brasileiro! As suas músicas estão entre as melhores do axé antigo e fazem todo mundo dançar muito até hoje. 

O que era para ser só uma opção de entretenimento para os moradores do Pelourinho, na década de 1970, acabou se tornando um bloco em Salvador e uma banda reconhecida mundialmente.

Com o tempo, o grupo evoluiu para uma organização que desenvolve ações de combate à discriminação social e a favor da autoestima e do orgulho dos afro-brasileiros. 

Com tantos anos de história e de trajetória no Carnaval brasileiro, já era de se esperar que a banda tivesse inúmeros sucessos inesquecíveis. Então, que tal relembrar as melhores do Olodum? Confira a seguir!

As melhores músicas do Olodum

Além do ritmo envolvente, que não deixa ninguém ficar parado, as músicas do Olodum também trazem reflexões necessárias sobre o orgulho da população negra do Brasil, sem falar nos elementos afro-brasileiros, que estão sempre presentes nas letras. Conheça as principais:

Faraó Divindade do Egito

O primeiro hit da nossa lista é uma verdadeira aula de história. Em Faraó Divindade do Egito, temos a oportunidade de conhecer mais sobre essas personalidades muito adoradas no Egito Antigo, já que os faraós eram vistos como deuses pelo povo egípcio

Várias figuras importantes são citadas e exaltadas, como o faraó Tutancâmon. Além de personagens da mitologia, como os deuses Osíris, Nut e Hórus. Tudo isso em comparação com a luta do povo negro

https://youtu.be/5cSpCMwlNhk

I Miss Her

Além de se arriscar em outras culturas, o Olodum também chegou a gravar em inglês. É o caso de I Miss Her. Conhecida na Bahia como melô do pom pom pom, a música também ficou popularizada pelo filme Ó, Paí, Ó, de 2007. 

Um dos ex-integrantes do grupo, o Irmão Lázaro, incluiu entre os seus maiores sucessos até uma versão gospel da canção, intitulada Eu Sou de Jesus

Irmão Lázaro: relembre as 11 melhores músicas do cantor

Várias Queixas

Um dos vocalistas mais aclamados da banda foi Germano Meneghel. O cantor foi encontrado morto em sua casa em 2011 e deixou algumas composições inéditas. Uma delas era Várias Queixas.

Recentemente, a canção voltou a ser ouvida em uma nova versão, na voz dos Gilsons. As duas interpretações são incríveis e têm estilos bem diferentes. 

Deusa do Amor

Ao cantar Deusa do Amor, não sabemos se o Olodum estava se referindo a Afrodite ou a Vênus. O importante é que a letra faz uma verdadeira declaração à pessoa amada, endeusada pela canção.

Relembre esse grande hit do axé nacional:

Vem Meu Amor

Outra canção romântica da banda é Vem Meu Amor, que certamente já embalou muitos casais apaixonados no Carnaval. Aproveite para enviar para o seu crush carnavalesco 🥰:

Vem, meu amor, me tirar da solidão
Vem, meu amor, me tirar da solidão
Vem para o Olodum, vem dançar no Pelô
Vem, meu amor, chega pra cá, me dar a mão

https://youtu.be/s6_RtlzE4JA

Protesto Olodum

Não são só a música e a cultura afro-brasileira que guiam o trabalho do Olodum. A luta pela redução da violência e das desigualdades sociais e pelo reconhecimento dos direitos dos negros, principalmente na região do Pelourinho, também faz parte dos seus objetivos.

Muitas dessas causas aparecem em Protesto Olodum. Ouça:

Madagascar Olodum

A maior ilha da África é homenageada em Madagascar Olodum, nomeada na letra como a “ilha do amor”. Conhecida anteriormente como República Malgaxe, várias características importantes desta nação são exaltadas pelo grupo. 

A música fez tanto sucesso que até hoje muita gente lembra a letra de cor. Por isso, é sempre bom ouvi-la de novo:

https://youtu.be/LZYE-zP7Mk8

Revolta Olodum

Sempre preocupada em resgatar a história do Nordeste, a banda retrata essas passagens em suas músicas. Uma delas é Revolta Olodum, que fala sobre personalidades muito importantes para as lutas populares da região, como Antônio Conselheiro, Corisco, Lampião, Maria Bonita e Zumbi dos Palmares.

Ao resgatar essas figuras históricas, o Olodum chama a atenção para problemas que ainda persistem nos estados nordestinos há muitos anos. Confira:

Canto Pro Senegal

Mais um país africano foi fonte de inspiração para a banda em Canto Pro Senegal. Várias características sobre a sua geografia são mencionadas na letra, como as suas fronteiras e os rios que passam em seu território. Sem falar nos elementos culturais, como os lindos turbantes das senegalesas. 

Se você quer saber mais sobre o Senegal, chegou a hora de ampliar os seus conhecimentos:

Requebra

Se você não tem vontade de descer até o chão quando ouve Requebra, certamente não viveu um Carnaval dos anos 1990. A música tem um ritmo muito gostoso de ouvir e de dançar até não poder mais! 💃

Que tal entrar no clima e descer até lá embaixo com o Olodum?

Nossa Gente

Avisa lá, ô ô, avisa lá que eu vou… O refrão de Nossa Gente traz muitas memórias felizes para quem curte o Carnaval e o axé brasileiro. 

https://youtu.be/iAj6NlrV5NA

Rosa

Como o romance também faz parte das inspirações do Olodum, várias de suas músicas abordam esse tema. Em Rosa, temas mais um ritmo alegre e empolgante, mas acompanhado de uma letra apaixonada.

Se você está a fim de alguém, já dá para se inspirar 🥰:

Entre ainda mais no clima do Carnaval!

Se você ficou empolgado com as melhores músicas do Olodum e sentiu saudades da maior festa brasileira, que tal entrar ainda mais no clima e relembrar 10 marchinhas de Carnaval inesquecíveis

Marchinhas de carnaval